Translate

quinta-feira, 25 de maio de 2023

A REGRA DO JOGO de Jorge Cortás Sader Filho

 Livro 107


O Autor

Esta resenha e comentários se refere a uma obra de um amigo virtual. Ele reside em Niterói. Nós nunca nos encontramos. Há cerca de 14 anos ambos e com outros articulistas escrevíamos artigos de cunho político e social na plataforma VOTE BRASIL que detinha recursos modernos de comunicação já naqueles dias, a ponto de conquistar expressivo número de acessos e adeptos. 

Mas, como tudo nestes tempos nos quais as tecnologias digitais avançam céleres, a plataforma foi descontinuada. Pensando bem, uma perda.

A obra

É interessante, tanto pelo seu enredo e mais pela movimentação dos órgãos de inteligência das Forças Armadas. No caso do enredo, concentrado na estrutura da Marinha que é alertada no computador próprio, que haveria um atentado contra o presidente Lula. Esse alerta classificado no nível B2 indicava confiabilidade da informação pelo que exigia apuração. 

Os tempos se situam no primeiro mandato de Lula.

O coronel Ivan, que fizera carreira no Exército tomado de dúvida, até pensando que fosse uma brincadeira de algum "marinheiro" com acesso ao sistema, não deixa, porém, de chamar seu velho amigo, o capitão-de-fragata Fróes para juntos pensarem no informação e que medidas tomar.

Mesmo relutando, organizam investigação ampla que de modo cauteloso por seus agentes, mantendo contato com o MST — poderia haver alguma oposição velada ao governo — com os produtores rurais, sendo contatado o deputado Ronaldo Caiado considerado representante privilegiado da classe e, nessas todas gestões nada fora apurado que indicasse uma animosidade severa contra o presidente.

Essa informação confiável, fora realmente um blefe do alto comando do Exército que no meu modo de interpretar — não falei com o Autor — fora forçar um treinamento, uma movimentação estratégica, esgotando todas as possibilidades da investigação.

E, então, surge Hugo Chaves.

No meio da narrativa o Autor ressaltava sempre, a presença do "safado" ex-sargento paraquedista Lemos, expulso do Exército, atirador exímio. 

Ele vivia numa localidade de Niterói, Piratininga. tendo como ocupação pública, a de corretor de imóveis mas que, de má conduta, trabalhara por algum tempo para o crime organizado.

Conquistador, e neste momento, principalmente o amor sexual se exalta, com a linda Nanda que conhecera na praia.

Hugo Chaves vinha com alguma regularidade ao Brasil a convite de Lula para solenidades diversas e assinaturas de convênios.

O nome de Chaves chegou a ser cogitado como alvo, mas sem muito interesse, até que um aluno venezuelano, estudante da PUC disse em público que o presidente de seu país sofreria um atentado no Brasil.

Essa informação chegou aos órgãos de inteligência.

 Teve início nova investigação e nos contatos havidos um militar de baixa patente,  mencionou o nome de Lemos.

Com efeito, Lemos fora contatado para esse crime por opositores venezuelanos pelo qual receberia elevada quantia. E pensavam que aqui no Brasil seria mais fácil sua consumação.

Lemos começa a se preparar, escolhendo a arma.

Enquanto isso, as forças de segurança, incluindo por sua vez exímio atirador para eventual contraofensiva, passara a o vigiar de modo permanente.

Hugo Chaves chega ao Brasil, ruma para o Rio de Janeiro convidado por Lula para visitar instalações industriais de Niterói incluindo a retomada da construção de navios e plataformas para exploração de petróleo.

Lemos se instalou num local estratégico, num galpão, iniciando os preparativos para o atentado. Posiciona sua carabina. De onde estava, sua visão era privilegiada, tanto de Lula quando de Chaves.

Mas, antes, sem que ninguém ouvisse o tiro Lemos foi alvejado pelo atirador sargento Marambaia.

O tiro fatal atingiu a cabeça de Lemos. Essa a "regra do jogo"...

Todo esse trabalho de inteligência, de investigação resultou no promoção dos amigos Ivan e Fróes.

                                                ● ● ●

O livro com 283 páginas tem cenas de amor, o casal apaixonado de Fróes com sua  linda esposa Silvia e o casamento que se daria entre o comandante Ivan com Renata, ela mais jovem do que ele em cerca de 23 anos, porque ela preferia a estabilidade vivendo com um marido mais maduro.

A obra relata a rotina de vida principalmente em Niterói da classe média representada pelas personagens Ivan e Fróes e respectivas esposas.

Embora o final fosse para muitos, previsível, o livro não é só isso, há diálogos nos quais se revelam angústias dos personagens em acreditar no que era real e o que não era.

Então, o livro não é somente o que sintetizei. Há muito mais. 

● ● ●

Como adquirir o livro

O livro poderá ser adquirido acessando o endereço abaixo fazendo a busca pelo nome do livro ou do autor:

www.clubedosautores.com.br