Translate

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

A ÚLTIMA GRANDE LIÇÃO de Mitch Albom

 LIVRO 145

















Diz a capa do livro que foram vendidos  mais de 10 milhões de exemplares e tem um subtituto: " O Sentido da Vida". Inspirou enredo de filme.

Os personagens são reais, o Autor — cronista esportivo em Detroit — e seu professor de sociologia Morris S. Schwartz na Universidade Brandeis situada no estado americano de Massachusetts.

O ex-aluno se lembrou do professor, havia cerca de 30 anos, ao assistir um programa de televisão, apresentado por Ted Koppel em rede nacional de TV que entrevistara Morrie depois de conhecido um artigo de jornal no qual foram publicados aforismos (sentenças curtas que podem conrer ensinamentos e reflexões) do professor.

Morrie fora acometido da terrível doença ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica que o definhava com sua evolução impreterível do mal. Comprimia seu corpo e o imobilizava.

O Autor que considerava Morrie seu melhor professor, passou a visitá-lo e o fez por 14 terças-feiras acompanhando toda a perda do vigor do corpo do seu mestre, que se atrofiando dai sua incapacidade de se mover e aquilo que o doente não desejava que acontecesse: não poder se limpar das suas defecações. 

Sempre em cadeira de rodas, a cada semana, os efeitos perversos da doença que o consumia, mas o professor não se entregava, pelo menos na presença do ex-aluno.

A cada semana o professor e o ex-aluno discorriam sobre um tema e parece residir aí, o "sentido da vida", compreendendo a amizade, a solidariedade, a compreensão entre o visitante e o doente e todas as reflexões da vida diante do fim iminente. São sentimentos fundamentais, porém. Porque não há na obra uma visão transcendente da morte a presença de Deus na vida de todos, esse sentido da vida que todo mundo questiona e não há quem saiba algo. Não houve especulações, pois, sobre o "depois" da morte, mas Deus chegou a ser lembrado.

Ambos, aluno e professor, nos seus diálogos não escondiam a angústia da morte próxima do professor. Morrie ia perdendo a capacidade de exercer qualquer atividade física, de fala, de respirar...

Os temas iam sendo desenvolvidos a cada terça-feira: a descoberta do amor, em dar e receber; a comiseração pelos efeitos da doença, as perdas havidas, o choro - mas superando essas perdas; onde situar o crescimento espiritual com as coisas que o mundo oferece como naturais; o bem que a família faz e os filhos; o choro nas emoções costuma ser evitado, porque não fica bem; o acolhimento da velhice porque com ela se aprende mais; dinheiro não compra ternura e nem sentimentos; as pessoas são apressadas, correm atrás de um novo carro, até se darem conta que isso tudo é um vazio, mas continuam correndo; Morrie e Charlotte eram casados há 44 anos - o casamento é um coisa importante; se brancos e negros se olhassem como iguais talvez surgisse o desejo de união; perdoar a si mesmo e aos outros antes de morrer; Morrie queria ser cremado - o corpo estava se tornando inútil; nos seus últimos dias, diz que ama o Autor, seu ex-aluno. Morrie faleceu em 1995. 

O Autor é rigoroso na descrição da evolução da doença e as limitações físicas que o mal impõe (ELA)

O  livro é fácil de ler,  125 páginas. Esta resenha poderia ser melhor mas a editora fez severa advertência sobre seus direitos de publicação negando transcrições.

NOTA DE DIVULGAÇÃO

Livro 145:
"A ÚLTIMA GRANDE LIÇÃO" DE MITCH ALBOM

Um livro não denso que a capa revela ter vendido 10 milhões de exemplares e que inspirou um enredo de filme sobre o tema que trata, bastante delicado: a ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica. O Autor em 14 semanas em que visitou seu professor Morris S. Schwartz, acometido da grave doença, foi descrevendo a sua evolução. Seu corpo era comprimido, a sua incapacidade de se mover, de falar, de respirar. 

A capa fala também do "sentido da vida" mas nesses encontros não há enfrentamento da transcendência sobre o depois da morte, Deus. Mas, o sentimento de amor entre eles, a solidariedade, a compreensão dão, sim, sentido à vida. O Autor até sua morte, esteve com seu professor.

Mas, é importante a evolução da ELA explanada pelo Autor,

Acessar: https://resenhadoslivrosqueli.blogspot.com/2025/10/a-ultima-grande-licao-de-mitch-albom.html




ELA foi a doença que atingiu o cientista Stephen Hawking (*)