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quinta-feira, 5 de abril de 2018

OTELO, O MOURO DE VENEZA de William Shakespeare

Livro 42

O que mais dizer dessa tragédia humana de Shakespeare tantas e tantas vezes encenadas nos teatros do mundo. No cinema entre outros fico com a versão de Orson Welles, diretor e ator naquele preto e branco sombrio, de 1952.

















A peça foi escrita lá pelos começos dos anos 1600.

A versão que tenho em mãos é de 1956 (2ª edição) e foi traduzida por Onestaldo de Pennafort a pedido da companhia teatral Tonia-Celli-Altran que a encenou a partir de março daquele ano, no Rio de Janeiro.

Há algo que não poderia deixar de mencionar sejam as observações ditas preconceituosas. Corro o risco.

Otelo era negro, mas segundo o Doge (líder da república veneziana então), ao se dirigir ao pai desesperado de Desdêmona que fugira para se casar com o Mouro:

- Se o emblema da virtude é a alvura, eu asseguro, senhor, que o vosso genro é mais branco que escuro.

Quando já envenenado pela falsa traição de Desdêmona, Otelo chega a admitir que a esposa poderia voar ao sabor da aventura, “em busca de outros céus... Talvez por eu ser negro”. 

Ninguém nunca disse que eu saiba, até porque não creio que houvesse racismo nos anos 1.600, mas nada impede que da peça Shakespeariana extraia da afirmação “por eu ser negro” a causa dos ciúmes cego do Mouro.

Esse timbre, o da cor negra de Otelo se repetirá no decorrer da obra universal de Shakespeare.

De Emília, já no fim da tragédia: “Ela (Desdêmona) era um anjo tão certo como sois um diabo negro!”

Iago, o vilão, o falso, odiava Otelo porque fora preterido na ascensão para seu “Lugar-tenente” que preferira o Mouro Miguel Cassio.

E também: ”O Mouro eu o detesto. É voz corrente por aí que ele fez as minhas vezes dentro dos meus lençóis. Se é verdade não sei.”

Rodrigo, rico veneziano, tinha desejos sexuais ao pensar em Desdêmona sendo influenciado no pior dos atos por Iago.

Ambos alertam o pai de Desdêmona, Brabâncio, de que fora ela desonrado pelo Mouro de Veneza e vivia em sua alcova.

Desesperado, Brabâncio avança contra o Otelo e então descobre que sua filha com ele se casara, o amava muito, encantada com as aventuras que dele ouvira em suas batalhas e sendo mesmo submetido à escravidão.

Otelo correspondia ao amor de Desdêmona.

Brabâncio, surpreso, aceita o casamento de sua filha do modo como se deu, porque fugira do refúgio do pai mas observa:

- Abre teus olhos Mouro, e sê bem cauteloso: se ela enganou o pai, pode enganar o esposo.

Iago ajeita um entrevero noturno entre Rodrigo e Cassio, após fazer com que ele bebesse mais vinho do que o normal. Nesse entrevero sem pedir se envolve Montano que sai ferido.

Otelo que governava Chipre pelas suas vitórias, destitui Cassio de suas funções de Lugar – tenente.

Desdêmona tinha um carinho especial por Cássio, aquela amizade “que Deus permite” porque em nada afetava sua fidelidade ao Mouro, insiste que o marido o reintegre ao posto.

Começa aí as intrigas de Iago, muito querido pelo Mouro que acreditava nele. Nesse processo lento vai despertando a dúvida da fidelidade de Desdêmona que teria Cássio como amante.

Começam as "lições" de falsidade, desonestidade e, no tocante ao Mouro, a revelação de sua fraqueza interior! 

Num dado momento, Desdêmona perde o lenço, primeiro presente de Otelo considerado por ele muito precioso.

Emília, acha o lenço e pretende copiá-lo por causa de sua beleza. Mas, Iago a obriga a o entregar para em seguida deixá-lo nos aposentos de Cássio.

Os ciúmes de Otelo chegam ao extremo. Ele agride a esposa causando espanto a todos porque sempre demonstrara serenidade mesmo nos momentos mais críticos.

E Iago continua a infernizar a mente do Mouro a ponto de decidir estrangular a esposa.

E assim faz, sendo ofendido por Emília, aia de Desdêmona, que revelara todas as mentiras de Iago. Revelou que achara o lenço e que Iago dela o subtraíra para engendrar seu plano de falsidades.

Iago a esfaqueia. Antes de morrer Emília grita:

“- Ela era casta, Mouro! E te amava, cruel. Não quero ir para o Céu, se não falo a verdade. Por falar a verdade estou morrendo...”

Acuado em seus aposentos, já destituído de sua autoridade, Otelo se esfaqueia:

- Dei-te um beijo ao matar-te e ora desejo, ao me matar, morrer dando-lhe um beijo.
(Cai sobre o corpo de Desdêmona e morre).



Iago por seus crimes seria submetido aos mais duros castigos, espécie de tortura, "que seja a mais cruel".

  

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