LIVRO 111
Trata-se a obra explanada num volume aparentemente pequeno — apenas 195 páginas. Porém, em cada página conceitos que vão se multiplicando sobre os ensinamentos de Buddha bastante abrangentes avançando mesmo nos melhores conceitos a serem aplicados na administração pública. (*)
Mas, sobretudo, sobre a iluminação de homens e mulheres que buscam atingir esse estágio de paz e santificação seguindo os ensinamentos de Buda trilhando caminhos difíceis, de renúncia aos "apelos" da vida comum, vencendo o egoísmo, ira, a luxúria, a corrupção... e o esforço para manter a mente desprovida de tais sentimentos e outros que atrapalhem a senda.
Mas,
"Ó mente! Por que pairas incansavelmente assim sobre as cambiantes circunstâncias da vida? Por que me deixas tão confuso e inquieto..."
O NASCIMENTO DE BUDA E SUA ILUMINAÇÃO
O seu nascimento é, também, envolto em fenômeno místico, isto é, fora do normal dos demais seres humanos.
O rei Shuddhodana Gautama e sua esposa Maya durante 20 anos não tiveram filhos.
Ela engravidou quando num sonho viu um elefante branco entrar no seu ventre pela axila direita.
Então, ela volta para a casa dos país esperando em repouso, o nascimento de seu filho.
"Maravilhada com a beleza das flores de Asoka (...), estendeu seu braço direito para apanhar um ramo; ao fazer esse movimento de à luz um príncipe".
Entre as várias espécies esta pode ser a flor asoka, perfumada.
O pai o chamou de Siddhartha que significa "todos os desejos cumpridos".
Houve a preocupação da família real quando um ermitão, ao ver um brilho ao redor do castelo e lá chegando profetizou que, se a criança ficasse no castelo seria um rei generoso mas se dele saísse tornar-se-ia um Buda, o Salvador do Mundo.
"Buddha significa "o sábio, o iluminado, o homem que adquiriu o perfeito conhecimento da verdade e que, por causa disso, libertou-se de todo e qualquer apego à existência, revelando a todos o método de alcançar essa iluminação..."
Siddhartha chegou a se casar, mas aos 29 anos de idade mas a vida de conforto e prazeres não o satisfaziam.
Deixou o castelo e saiu em busca de respostas à sua "inquietude mental" decidindo-se a se tornar um monge mendicante. Foi tentando pelos demônios para voltar ao castelo e, assim o fazendo, "o mundo será seu".
Buscou sábios para obter a iluminação, sem resultado. Permaneceu por seis anos na floresta.
Sozinho, após abandonado por seus cinco seguidores por um evento banal, empenhou-se na meditação, enfrentando os demônios, as dúvidas, as dores até que, "quando a estrela Dalva despontou" ela encontrara o caminho da iluminação. Ele tinha 35 anos.
Essa Iluminação — resultado da meditação sob a árvore (Bodhi-Ficus religosa) — se dera provavelmente no século V antes de Cristo.
Por 45 anos Buda percorreu o país, pregando seus ensinamentos, até que, doente, postado entre duas árvores sempre ministrando seus ensinamentos, "o maior de todos os mestres" partiu adentrando ao "almejado Nirvana". (**)
[Na ocasião da morte, o rosto de Moisés brilhou e o corpo de Buda iluminou-se. Ambos tinham chegado ao estado em que o espírito começa a brilhar de dentro e, então, morreram] (***).
"Este é o estado a que se chega quando, através das práticas e meditação baseados na Sabedoria Correta, extinguem-se completamente toda a corrupção e paixão mundanas".
ENSINAMENTO SE DE BUDA
É bastante vasto, mas selecionarei alguns conceitos. Além desses conceitos muito claros e diretos há, ilustrando, fábulas e parábolas, uma leitura bastante atraente:
Iluminação
"O corpo de Buda é a própria iluminação!
Sendo assim, Buda jamais desaparecerá enquanto existir a Iluminação."
O esplendor de sua Verdade "se irradia para além dos limites exteriores e interiores das terras de Buda; é porque a vitalidade de sua compaixão nunca fenece através das incalculáveis vidas e eras."
"Buda é aquele que alcançou a perfeita Iluminação e a usou para salvar e proteger toda a humanidade. O Dharma é a verdade, a essência da Iluminação e o ensinamento que a explica. A Sangha é a perfeita fraternidade daqueles que acreditam em Buda e no Dharma."
Causalidade
Todo o sofrimento humano tem a ver com os desejos humanos, a paixão, o egoísmo, distante das Verdades que transcendem dessa existência mundana.
Todo esse sofrimento é resultado do encontros de causas e condições que mudam se tais elementos deixam de existir.
"Os mais perversos dos homens, que cometem nefandos crime, aqueles cujas mentes estão cheias de cobiça, ira e estultícia; aqueles que mentem, tagarelam, abusam e trapaceiam; aqueles que matam, roubam e agem lascivamente; aqueles que estão próximos da morte, após anos de maus atos; todos eles estão destinados a longos anos de castigo, mas todos podem ser salvos."
A lei da causa e efeito. Mas,
"A natureza de Buda não se perde nem é destruída, tão logo toda a corrupção seja removida ela sai de sua latência e reaparece."
Caminho do meio
Aqueles que buscam a iluminação devem se afastar dos extremos e seguir o "Caminho do Meio" — que leva à sabedoria e à paz da mente. E não deve alimentar tristes recordações do passado, nem se antecipar ao futuro, mas "com uma mente justa e tranquila acolher aquilo que vier."
Paixões
A cobiça, a ira e a tolice são os "fogos do mundo". A cobiça aos que perderam a mente pela avidez, a ira aos que se perderam no ódio e a tolice aos que perderam a mente no insucesso em apreender os ensinamentos de Buda.
A luxúria é a mais intensa das paixões humanas: "é como o demônio que devora todos os atos do mundo".
À uma pergunta como podem os jovens que seguem o budismo poderem superar os desejos da luxúria? A resposta:
"Buda nos ensinou a respeitar todas as mulheres. Ele nos ensinou a considerar as velhas mulheres como nossas mães, aquelas de nossa idade, como nossas irmãs e a considerar as mais novas como nossas filhas. Com este ensinamento os discípulos de Buda são capazes de manter puros seus corpos e mentes e não são afetados pela luxúria, embora sejam jovens,"
Embora num certo estágio dos ensinamentos é recomendado se afastar das mulheres; elas seguindo os mesmos princípios de Buda, também podem atingir a Iluminação como relatado no livro.
Outros ensinamentos
"Assim como o vento carrega o pó, a Compaixão de Buda varre a poeira do sofrimento humano."
Para manter o corpo puro "não se deve matar qualquer criatura vivente". Não se deve roubar ou cometer adultério, manter pura a fala, não mentir, abusar, ludibriar...
"Aquele que, verdadeiramente, buscam o caminho da iluminação devem controlar a mente e prosseguir com firme determinação."
"A prática da caridade afasta o egoísmo."
"A fé abranda as nossas empedernidas e egoístas mentes, dando-nos uma mente amistosa e simpática."
"A família é o lugar onde as mentes estão em contato umas com as outras." Se se amarem, o lar será tão belo como um jardim florido. E devem estar presente os ensinamentos de Buda.
"O dever do governante é proteger o seu povo. Ele é o pai do povo e o protege por meio de leis. Ele deve despertar o povo, assim como os pais despertam seus filhos, dando-lhes roupas secas para trocar com as molhadas, sem esperar que a criança chore. Da mesma maneira, o governante deve afastar todo o sofrimento e proporcionar felicidade, sem esperar que o povo se queixe. Seu governo não será perfeito até que o povo fique em paz. O povo é o tesouro do seu país."
O Budismo começou na Índia, avançou pela China, Japão espalhando-se a muitos outros países asiáticos e no mundo todo.
O livro tem MUITO mais do que isso!
Referências:
(*) As citações do livro que fizemos, são autorizadas com "créditos" a BUKKYO DENDO KYOKAI (Fundação para propagação do Budismo - Tókio - Japão)
(**) Acessar: SIDARTA de Herman Hesse
(***) Conceito Rosacruz do Cosmos de Max Heindel
TEMPLO BUDISTA ZU LAI EM COTIA - SÃO PAULO
(Zu Lai, traduzido do chinês = "aquele que foi / veio")
Esse templo é o maior da América Latina com área construída de 10 mil m2 ocupando área de 150 mil m2.