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sábado, 17 de abril de 2021

ASSIM FALOU ZARATUSTRA de Friedrich Nietzsche

 LIVRO 83


Esse livro está comigo há bom tempo. Vinha adiando sua leitura por achar que perderia tempo em lê-lo e obrigar-me a "interpretar" o pensamento do autor, muito considerado - até demais - por palestrantes e conferencistas que têm por princípio mencionar em suas explanações, filósofos que se destacaram em suas vidas, refletindo com profundidade sobre questões metafísicas.

Então, no caso de Nietzsche é comum esses conferencistas, para fundamentar seu próprio pensamento se referirem a "Nietzsche disse isso", "Nietzsche se baseou nisso" e por aí vai. 

Nunca ouvi referências a explanações contidas nas páginas do livro. "Assim falou Zaratustra" é mencionado apenas no tocante às críticas "consagradas" aos valores tradicionais e especialmente ao cristianismo e aos sacerdotes. Dá-se, nessa linha, a repetição de chavões que ressalta essa posição exacerbada do autor:

"Quebrai, quebrai as antigas tábuas vós que aspirais ao conhecimento".

No diálogo havido com um santo ancião que respondera na sua morada no bosque louvar a Deus e fazer cânticos, ao se separarem, rindo como duas crianças, Zaratustra, ao ficar sozinho, "falou assim ao seu coração":

"Será possível que este santo ancião ainda não tenha ouvido no seu bosque que Deus já morreu?"

Afirmação descabida porque afinal de contas o ancião era um santo homem que acreditava em Deus e chega Zaratrusta que reconhecera a santidade para dizer que Deus morrera. São inúmeras as contradições num livro contraditório e às vezes desprovido de senso.

E aos pregadores da religião:

"Isso porque, "conheço demasiado esses homens semelhantes a Deus. Querem que se acredite neles e que a dúvida seja pecado. Também sei de sobra no que eles creem mais."

Há referência velada a Jesus a quem chama de hebreu que morreu cedo demais porque só conhecia  as lágrimas e as tristeza do hebreu, "juntamente com o ódio dos bons e dos justos; por isso o acometeu o desejo da morte."

E pergunta:

"Por que não ficou ele no deserto, longe dos bons e dos justos? Talvez houvesse aprendido a viver e amar a terra e também o riso!" Se não morresse retratar-se-ia de sua doutrina com mais idade. "Era bastante nobre para se retratar!" (?)

Por isso, proclama que "Deus está morto", um conceito que tantos mencionam, mesmo que no conjunto da obra, haja um sentido de religiosidade sutil porque sem a divindade sobram exatamente quais valores? Não é por menos que seus hóspedes, "homens superiores" num dado momento, em sua caverna, claro que uma imagem distorcida, passam a adorar um burro. Mas, Zaratustra, repudia essa "solenidade".

E nessa direção, proclama o "sentido da terra" e o surgimento do Super-homem uma figura que, afinal de contas, vaga pelos seus textos confusos dai serem considerados "difíceis"... não me acusem de não os "interpretar", porque se trata de múltiplas páginas desconexas. Vai melhorar na quarta parte do livro em crônicas que possuem mais sentido. Mas, há contradições. A confirmação do delírio.

O homem superior como chamado na outra obra do autor "O Anticristo" é um personagem que despreza a compaixão e neste de Zaratustra, há ambiguidades no tocante "aos bons sentimentos" a serem devotados entre os homens, embora fale ele em amor pelos homens e na parte final da obra ele demonstre "amor" pelos seus hóspedes, estes que exatamente  chama de "homens superiores".

À pergunta indesejada: "Como se conserva o homem?"

Zaratustra ao responder pergunta: 

"Como será o homem superado? O Super-homem é o que me preocupa; para mim ele é o primeiro e o único, e não o homem; não o próximo, o mais pobre, nem o mais aflito; nem o melhor. Meus irmãos o que eu posso amar no homem é ele ser uma transição e um ocaso. E em vós também há muitas que me fazem amar e esperar."

Um homem a ser esperado, seu Super-homem que ao olhar para a as eventualidades da vida, seria não menos frágil. É é um "ser" a ser adorado?

 Nietzsche foi um frágil.

O que resta do seu Super-homem? Quem é ele?

Mas, mesmo assim, "quero ensinar aos homens o sentido da sua existência, que é o Super-homem, o relâmpago que brota da sombria nuvem homem."

E também, "não vos basta reconciliar-vos com aquele que matais. Seja a vossa tristeza amor ao Super-homem; assim justificais a vossa sobrevivência!"

Nietzsche em seu Zaratustra proclama que a alma, a qual ele menciona constantemente no livro todo, é apenas alguma coisa que habita o corpo mortal.

Ao acrobata nos seus últimos momentos de vida após a queda do equilíbrio ele diz:

"Amigo", respondeu Zaratustra, "palavra de honra que tudo isso de que falas não existe, não há demônio nem inferno. A tua alma ainda há de morrer mais depressa do que o teu corpo; nada temas".

Mas, como o homem "carrega" uma alma, ele diz:

"A cada alma pertence um mundo diferente; para cada alma, toda outra alma é um além-mundo." (?)

E também, "a interpretar":

"Tudo se destrói, tudo se reconstrói, eternamente se edifica a própria casa da existência. Tudo se separa, tudo, tudo se saúda outra vez, o anel da existência conserva-se eternamente as estações da existência."

Seus animais com ele confabulam dizendo que bem sabem quem é  Zaratustra e o que deverá ser: "tu és o mestre do eterno retorno, é este agora o seu destino"

E a grande revelação no tocante às vidas múltiplas: "que todas  as coisas voltam eternamente a nós com elas; que nós temos já existido uma infinidade de vezes, e todas as coisas conosco."

Esses trechos fariam sentido mesmo numa obra kardecista.

O personagem Zaratustra  exalta o Sol, seu brilho inspirador,  a noite calma e ele em sua agradável solidão, o céu, as montanhas onde fica sua caverna, seu animais de estimação e "conselheiros", a águia e a cobra,  mas ele não ousa adentrar no "inexplicável" Universo e suas decorrência. Como se explicam esses fenômenos?

Com Zaratustra, nada com a metafísica.

Na obra há uma página bonita sobre as mulheres, mas não deixa de acentuar:

"Tema o homem a mulher, quando a mulher odeia: porque no fundo, o homem é simplesmente mau, mas a mulher é perversa."

Mas, também,

"A felicidade persegue-me. Deve-se isto a eu não correr atrás das mulheres. Que felicidade é a mulher".

"E algumas invenções são tão boas que, como o seio da mulher, são úteis e agradáveis ao mesmo tempo."

O nome do livro:

O escritor Janko Lavrin (**) explica o porquê do "Zaratustra" na obra de Nietzsche:

"O profeta Zaratustra (ou Zoroastro) fundou outrora uma religião na qual a moralidade era um fenômeno metafísico e um fim em si mesmo. Mas Nietzsche, que rejeitava a ideia de qualquer moral metafísica, restaurou Zaratustra com o objetivo de fazê-lo corrigir o erro cometido por Zoroastro ao fundar a religião do Zandavesta."


Quando o livro escrito entre 1883 a 1885  Nietzsche já vinha sofrendo fortes distúrbios mentais, provenientes do possível avanço da sífilis que teria adquirido na juventude. Sua visão começou a ser afetada e seu estado mental dificultava ele próprio redigir páginas de suas obras, obrigando-se a ditá-las para amigos que o apoiavam.

Há alguma influência desses distúrbios no "Assim falou Zaratustra?

Por cerca de 11 anos, de 1890 até sua morte em 1900 seus distúrbios mentais chegaram a extremos e o fizeram "vegetar" cuidado pela mãe dedicada e depois pela irmã quando da morte daquela. (Ver relato na resenha do livro "O Anticristo) (*),

O autor Janko Lavrin, a par de qualificar "Assim falou Zaratustra" como obra-prima de  Nietzsche acentua que fora "ele honesto ao tratar da bancarrota dos valores tradicionais no mundo de hoje, naquele mundo que nos foi legado pelo cristianismo e pelo humanismo" (**).

Humanismo? Pela conceituação tradicional de "humanismo" não me parece adequado ter a obra combatido esse legado do passado. 

Notas finais

Não se sintam pouco a vontade, meus amigos, ao ouvirem de seus palestrantes preferidos aquelas afirmações enfáticas de que "Nietzsche defendeu isso ou aquilo, desautorizou Sócrates". 

Na minha visão modesta "Assim falou Zaratustra"  é uma obra confusa e contraditória que o leitor médio dela não precisa. Há muita coisa melhor a se pôr a ler do que esse delírio do autor.

O autor Janko Lavrin se refere à bancarrota dos valores tradicionais tratados por  Nietzsche. Nada mudou nos dias de hoje e com o avanço dos "evangélicos comerciantes" há por eles a dominação às pessoas humildes que se apegam a valores dessas "religiões" que as dominam e as exploram. Devem ser denunciados.

Do livro de  Nietzsche para mim sobrou pouco. Me parece que há certo pedantismo intelectual em mencionar constantemente seu nome para fundamentar conceitos em palestras e conferências. Conceitos retóricos que nada produzem que não seja demonstrar um tipo de cultura dispensável.


Referências:

(*) Acessar: "O Anticristo" de Nietzsche

(**) Janko Lavrin,  "Nietzsche, uma introdução biográfica" (Edições Bloch - )

segunda-feira, 29 de março de 2021

A CASA DOS ESPÍRITOS de Isabel Allende

 LIVRO 82




O livro, na edição que tenho, contém 462 páginas. Esta resenha pode ter alguma falha de menor monta, porque são muitos os argumentos e personagens. Algo pode ter escapado.

Vou dizendo logo que gostei muito. É a saga da família constituída por Esteban Trueba que teve como origem a família Del Valle por causa de duas filhas: Rosa e Clara.

Rosa era de uma beleza rara, seus cabelos verdes, olhos amarelos. Parecia uma boneca celestial que, pelo seu modo de ser, "não era deste mundo" e, por isso, não poderia aqui permanecer por muito tempo.

Severo Del Valle e Nívea eram seus pais, aliás pais de 15 filhos dos quais 11 sobreviveram.

Ao ver Rosa, um humilde garimpeiro, Esteban Trueba se apaixona por ela e ela o aceita como pretendente. Ele passa a trabalhar muito em sua mina para enriquecer e obter condições ideais para o casamento.

Severo era maçom e ateu e pensara em ingressar na política .

Rosa, nesse período, adoecera, febril, então Nana, a criada e cuidadora dos filhos do casal, deu-lhe uma limonada, por recomendação médica, meio quente e açucarada misturando um pouco de licor para que suasse. Mas, foi misturado com um pouco do melhor aguardente  que fora remetido como presente ao pai, Severo.

Esse aguardente estava envenenado e Rosa faleceu.

Em desespero, Esteban sem entender a morte da futura noiva, se embrenha na mina e resolve recuperar sua propriedade rural, "Las Tres Marias", herança de sua família.

Lá de modo autoritários, sem melhorar muito a vida dos colonos, construiu para eles casas de tijolos e, com o tempo começou a enriquecer.

Mas, a personagem principal era Clara, outra filha do casal Severo-Nívea. Clara, desde criança demonstrara poderes de telecinese, isto é, mover objetos com a força mental. Então, ela fazia o saleiro circular pela mesa. Ela era entre os filhos, a mais querida dos pais.

Depois, se envolveria com espíritas, rosacruzes, esotéricos, praticando seções em que movia mesa de três pés, se comunicava com espíritos e tinha a intuição de perceber eventos futuros.

Um dia, já jovem anunciou que se casaria e que seu noiva a procuraria.

Assim se deu. Era ninguém menos do que o próprio Esteban Trueba.

Mas, enquanto praticava sua autoridade perante os colonos, num dado momento passou a se tornar verdadeiro estuprador das jovens  humildes, filhas dos colonos que lá trabalhavam.

A primeira a qual abusou foi Pancha Garcia cujo neto se chamaria Esteban Garcia que na historia terá um papel muito forte pela violência praticada e pela revolta de nada ter recebido do avô que, na verdade, soube da existência dele, mas não sabia que fosse seu neto.

Quando as jovens violentadas apareciam com o filho no colo, ele as expulsava, dando-lhe algumas notas de dinheiro.

Trueba constrói uma mansão, a "casa da esquina", e se casa com Clara.

A irmã de Trueba, Férula, solteirona, que sempre cuidara da mãe doente até o seu falecimento pensa em morar onde morasse o irmão e sua esposa Clara. Preocupada com o que pensaria Clara de sua presença, adivinhando os pensamentos da cunhada, disse que ela moraria com eles pelo tempo que desejasse. 

Férula passou a ter um amor especial por Clara, até porque esta era "especial", com seus poderes de mexer objetos com a mente, conversar com os espíritos.

Do casamento Clara-Trueba nasceu Blanca, que se especializou em trabalhos com argila, vendia suas peças e ensinava crianças e mongoloides na arte.

Na propriedade rural, quando criança brincava muito com o filho do administrador, um menino, o Pedro Terceiro Garcia. À medida que cresceram se tornaram amantes apaixonados. Sempre que Blanca ficava na "Las Tres Marias", ela chegava a pular a janela para se encontrar com o amante à beira de um rio.

Os pais de Clara, Severo-Nívea morrem num acidente de carro, muito primitivo com freios ruins. Nesse acidente, a mãe Nivea foi decapitada e sua cabeça não era encontrada nas imediações da tragédia.

Clara, com seus atributos espirituais, grávida de gêmeos, com muita dificuldade de movimento, resolveu buscar a cabeça da mãe e a encontrou num local mais distante do acidente. Essa cabeça foi "guardada" nos porões da mansão.

Os gêmeos eram Jaime e Nicolas. Jaime se tornaria médico dos pobres e Nicolas, um excêntrico que se aproximou de filosofias orientais e se tornou vegetariano.

A autora, creio que a todos os vegetarianos é muito irônica, hilária referindo-se ao personagem Nicolas: 

"Tornara-se vegetariano. Não provava carne, nem ovos ou leite; sua dieta era a de um coelho e, pouco a pouco, seu rosto ansioso foi ficando parecido com um desses animais."

Nicolas se interessara, também, por temas espiritualistas e passou a visitar as três irmãs Moro, amigas de sua mãe, muito instruídas nesses assuntos. E, nessas visitas conheceu Amanda e seu pequeno irmão Miguel.

Amanda fica grávida no relacionamento com Nicolas. Ele oferece o casamento mas ela o recusou, por não amá-lo suficientemente. Então, partem para o aborto que seria praticado por Jaime, ainda estudante de medicina, depois de relutar muito. 

Pedro Garcia era pai do administrador da fazenda modelo de Trueba, Pedro Secundo Garcia e avô de Pedro Terceiro Garcia e bisavô de Esteban Garcia.

Pedro Garcia era uma espécie de curandeiro. Num terremoto havido na propriedade "Las Três Marias", Trueba foi soterrando pelos escombros da casa que ruiu.

Muitas fraturas e então, Pedro Garcia, orientou o modo como Trueba deveria ser conduzido. Esteban Trueba se recuperou mas nunca mais teve a mobilidade física de antes. Desconfiava que diminuíra de tamanho.

DESFECHOS.

Clara ao defender a filha Blanca pelo seu relacionamento com o Pedro Terceiro Garcia, e dizer ao marido que ela se deitava com o jovem colono por amor e não como ele que se aproveitava das meninas, recebeu um soco no rosto que a atirou longe. Perdeu vários dentes e nunca mais falou com o marido. Fez uma dentadura de porcelana que não lhe era confortável. Então, a mantinha pendurada num cordão em volta do pescoço,

Estaban Trueba que a amava demais fez de tudo para que voltassem ao relacionamento normal, mas Clara faleceu sem que isso acontecesse.

Quando Clara faleceu, a cabeça da mãe Nívea foi enterrada com ela no mesmo féretro.

Na casa, a presença "espiritual" de Clara era sempre sentida, especialmente pelo viúvo Esteban.

Quando soube que Blanca estava grávida, Trueba resolveu assassinar o jovem colono que se mantinha escondido, Foi denunciado pelo menino Esteban Garcia para receber uma recompensa. Trueba encontra Pedro enquanto ele dormia. Aponta a arma e não atira imediatamente. Dá tempo de Pedro se defender. Com um machado, Trueba acerta sua cabeça e decepa três dedos. Mas Pedro consegue escapar ensanguentado e sobrevive.

Com o tempo, se tornaria um cantor de sucesso.

Trueba não dá a gratificação ao menino Garcia pela delação, Trueba o afasta dizendo que ele não merecia porque praticara um ato covarde.

 ● Apareceu no meio da história um francês sofisticado o conde Jean de Savigni com seus jeitos educados, roupas diferenciadas, que a Esteban Trueba fizera propostas inviáveis de negócio e fora ele quem denunciara Blanca em seus encontros com Pedro Terceiro.

Estando Blanca grávida, Trueba já aborrecido com as práticas do francês que inclusive fora seu hóspede gratuito, o agarra e o obriga se casar com Blanca com quem tinha amizade do dia a dia.

O casamento suntuoso ocorre, sem que houvesse a sua consumação íntima. Blanca foge da mansão do marido ao constatar que os criados estranhos contratados pelo conde dela debochavam nas suas costas e, por fim, ao ingressar num quarto "secreto" do francês no qual poderia ser um local de rituais de magia negra com cenas eróticas e com imagens dos próprios criados. Seria, além de tudo, o francês, homossexual?  O leitor que decida.  

A muito custo conseguiu  chegar à casa dos pais depois de horas de viagem de trem e dá a luz a uma menina, Alba.

 ● Férula, irmã de Estevan Trueba, aproxima-se de Clara e se deita ao seu lado. Trueba se depara com essa cena e se convence que sua irmã pode ter inclinações lésbicas. Ele a expulsa da casa mas sempre lhe garante o sustento remetendo valores em dinheiro tendo como portador um padre.

Então, uma noite Férula aparece perante Clara - Trueba e Blanca. Todos admirados, mas Clara impede a aproximação e informa que sua cunhada havia morrido. Todos rumam para a casa onde morava, muito pobre - ela não usara o dinheiro remetido pelo irmão - sendo providenciado, então, seu sepultamento.   

Clara falecera quando Alba tinha sete anos.

● Alba na universidade começa a se relacionar com Miguel que assumira, politicamente, posição esquerdista.. 

Miguel era irmão de Amanda.

NAS ELEIÇÕES VENCE A ESQUERDA.

 ● Trueba, rico e influente se elegera senador da extrema direita.

Mas, nas eleições seguintes vence um presidente da esquerda, socialista, que passa a promover mudanças sociais, inclusive a reforma agrária.

A fazenda "Las Três Marias", pela reforma agrária, é passada aos colonos.

Irascível como era, tenso, Trueba resolve ir até a sua propriedade e lá, é detido e humilhado pelos colonos.

Pedro Segundo Garcia fazia parte do governo. Como não conseguia libertar seu pai, nem os carabineiros, Blanca buscou ajuda de Pedro.

Então, em contato com os "companheiros", conseguiu libertar o senador que resmungou muito mas saiu da "detenção" de sua própria propriedade.

Tem início, então, um processo de conspiração ostensiva contra governo de esquerda, tendo como um dos líderes, o próprio Trueba. 

Começam a faltar alimentos nos supermercados, tudo para esvaziar o ânimo do novel governo,

O governo cai e o presidente é assassinado.

Jaime era íntimo do presidente com quem jogava xadrez.

Jaime, por se negar a delatar quem quer que fosse, embora bastante considerado por ser médico competente, junto com outros prisioneiros foi fuzilado num campo e os corpos destroçados pela explosão de dinamites.

Sua morte foi comunicada por um carabineiro, pela gratidão que tinha ao médico que salvara sua mãe.

O senador Trueba concorda em esconder Pedro Terceiro Garcia em sua mansão e, com contatos que ainda tinha, conseguiu um salvo-conduto que permitiu que ele fosse exilado no Canadá. Com ele seguiu Blanca e por lá ficaram.

Alba, neta de Trueba, por namorar Miguel, foi presa começando interrogatórios para que denunciasse seu paradeiro. Ela se recusou até por não saber onde ele se escondia.

Foi então, encaminhado ao carabineiro Esteban Garcia - neto de Trueba, embora o senador não soubesse - que com truculência submeteu-a torturas degradantes, violações, a ponto de pensar em morrer. Recebeu a visita de sua avõ Clara que a incentivou a suportar a tudo porque teria que viver para relatar tudo o que passava.

● Alba conhecera Garcia quando criança quando ele esteve na casa do avô solicitando uma recomendação para que se tornasse carabineiro. O senador acedeu imaginando que o nome Esteban fosse uma homenagem ao seu próprio nome por ser o patrão da fazenda modelo. Mas, não, seu nome tinha a ver com o avô.

Sabendo da prisão da neta, fez todos os contatos possíveis para localizá-la e libertá-la. Foi humilhado por um oficial que a custo o recebeu e além de não o atender, ainda retirou seu carro oficial de senador, sendo conduzido de volta, de favor, por carabineiros, num jipe. 

Então, por sugestão mesmo de Pedro Terceiro, procurou Trânsito Soto, uma prostituta a quem Trueba ajudara no passado e que era agora dona do Hotel Cristóbal Colon, de "alta rotatividade" que conhecia "todo mundo". Trueba faz apelo emocionado para que Trânsito ajudasse a libertar Alba e assim se deu:

- Trânsito Soto, patrão. Atendi o seu pedido - informou.

Alba foi libertada depois de alguns dias.

Alba consolida todas as suas lembranças da prisão, das anotações deixadas por sua avó Clara e começa com o avô a redigir a história que tudo que enfrentaram. 

Trueba morre em paz e Alba revela que espera um filho que não sabe se é fruto das violações das quais fora vítima na prisão ou se do próprio Miguel, por quem espera retorne.  Mas, diz, seria sua filha fosse quem fosse o pai (o texto aqui é um tanto ambíguo - naqueles tempos do romance não seria possível saber o sexo antecipado do nascituro).

REGISTROS FINAIS:

sexta-feira, 5 de março de 2021

A VIDA SECRETA DAS PLANTAS de Peter Tompkins e Christopher Bird

 LIVRO 81


A edição que tenho comigo é de 1975 (2ª edição). Depois dessa outras vieram.

O livro é difícil porque explana não apenas sobre "plantas" mas proposições biológicas, de engenharia, de física e também... esotéricas - a força da mente sobre a matéria e, sobretudo, a força da mente, do sensitivo particularmente, sobre o contato e crescimento das plantas.

Não é, pois, um livro fácil e em muitas páginas maçantes - nem por isso menos importantes, mesmo com a contradição que formulo - vão se repetindo experiências diversas em relação às plantas, à sua suposta captação de agressividade ou de amor pelos humanos que a rodeiam, a tratam ou a destroem. (*)

E, então, na preocupação dos Autores em esgotar o quanto possível qualquer experiência conhecida, então, em sequência e sistematicamente abordam outros pesquisadores num sem número de informações e análises 

Pode ter um pouco daquilo que se chamou de "realismo fantástico" quando o leitor pode acreditar ou não no que descrito. Houve cientistas que às evidências não acreditaram em muitas experiências que deram certo, porque esses resultados poderiam ter se dado pela influência mental de pesquisadores sensitivos.

A mensagem é de preservação e cuidados com as plantas, que tem sua "alma vivente" - sua vontade de viver florescendo nos locais mais improváveis - e interagem com a própria vida do planeta no seu todo. Os cuidados com o solo é a descontinuidade de adubos químicos.

Há uma indagação interessante: as planta rompem com a lei da gravidade ao levar para os altos, quantas vezes por metros acima do solo, sua seiva e eu acrescento, também a água para produzir frutos. São as raízes espécie de bomba d'água? O que dizer, para ficar num exemplo simplório, a frutificação das laranjas e a abundância do seu sumo?

A planta teria memória de temor e amor.

Do prefácio resumo e transcrevo porque me parece que aqui está a questão central:

Um policial surpreendeu-se pela reação de uma dracena ao instalar, “impulsivamente”, os eletrodos de um detector de mentiras em suas folhas. E ficou estarrecido: “as oscilações da agulha do galvanômetro sobre o painel em movimento desenhavam uma curva semelhante à obtida ao submeter-se o ser humano a um estímulo emotivo de breve duração.”

E na sequência da experiência:

“Decidiu então submeter a folha a uma ameaça maior: queimar a folha. No instante exato em que teve esse pensamento, antes mesmo de apanhar a caixa de fósforos, a agulha se pôs a oscilar freneticamente. Por mais absurdo que parecesse, a planta havia lido o pensamento do policial."

Bom, essas reações se deram sem estímulos sensitivos como discorre o livro em inúmeros casos parecidos,

Mas, no livro entre centenas de informações pode-se ler:

a) A sensibilidade que se manifesta além da compreensão da física "as plantas podem chegar a um estado de comunicação com seus donos, depois de sensitizadas ou condicionadas por eles, tornando-se então capazes de reagirem às suas emoções ou estado de espírito." (*)

b) "Talvez os verdadeiros extraterrenos sejam as plantas - observa Lawrence - pois elas transformam um mundo mineral primitivo num habitat adequado para o homem, segundo processos que se avizinham da mais perfeita mágica".

c) O jornalista soviético num artigo no jornal Izvestiya com base em estudos de Bachster diz que as plantas podem ter algum rudimento altruísta, "mas omitiu, no entanto, estranhamente a mais extraordinária descoberta do pesquisador americano - a de que um filodendro percebera sua intenção de lhe fazer mal."

d) "Porque há de o espírito universal assentar-se menos firmemente na natureza que nos seres humanos, perguntava Fechner e por que há de exercer o poder da natureza um comando menor que o que exerce sobre nossos corpos?"

e) Burbank (Luther): um sábio conseguia "milagres" com suas plantas. Quando  queria que uma determinada planta se desenvolvesse de "um modo peculiar" se ajoelhava e conversava com ela. Após um terremoto violento em 1906 em São Francisco com forte destruição manteve intacto para sua surpresa nos jardins de Sta, Rosa uma estufa que poderia "ter sido protegida graças à sua comunhão com as forças da natureza e do cosmo e ao seu sucesso no cultivo de plantas". O Iogue Yogananda relata que Burbank lhe dissera durante uma vista em 1924 que além do conhecimento científico no cultivo das plantas, deve prevalecer o amor. Diz o Iogue que Burbank no Webster's New International Dictionary é sinônimo de bem cultivar e melhorar plantas. (**)

Yogananda foi presenteado por Burbank com um cacto sem espinhos que assim se manifestara por influência mental do cientista.

f) Carver, tendo lampejos de inspiração, sugeriu aos agricultores que detinham terras esgotadas pelo plantio de algodão, que plantassem amendoim cujo produto seria muito mais rentável em vez de entregar o legume aos porcos. Pelo óleo, pela manteiga, e por inúmeros outros subprodutos constituindo-se alimento superior a par de saboroso, nutritivo.

g) As experiências com música, as clássicas postas ao "ouvido" das plantas se voltam ao aparelho do qual se origina o som. Quanto ao rock, os resultados não foram bons, as plantas consumiam mais água, suas folhas eram mais miúdas. As "tratadas" com música clássica se desenvolviam mais e mais rapidamente. 

h) Os russos Kirlians e sua máquina de captar a aura das folhas: "Clarões brancos, azuis, vermelhos e amarelos foram captados em imagens ao irromperem do que pareciam ser canais na folhas". "Quando Moss à queima-roupa perguntou-lhe (ao pesquisador soviético Inyushin) se seu corpo bioplasmático [captado em fotos kirlinianas em corpo humano] era o mesmo a que a literatura ocultista ocidental se refere a aura ou corpo astral, Inyushin responde que sim".

i) Por uma série de experiências pesquisadores concluem que o adubo orgânico, que se recicla até pelos resíduos de produção agrícula anterior é saudável para a terra que não se esgota, que não se cansa. Os fazendeiros Lindberg, produtores de arroz integral, tinham aprendido com o pai que o fazendeiro tem a obrigação de cuidar de sua terra tornando-a nas melhores condições possíveis para as gerações futuras, "filosofia que, aplicada em escala mundial, podem fazer desse planeta um Éden." 

j) Há muitas explanações sobre a rabdomancia (radiestesia) que tem se prestado a uma série de experiência, inclusive sobre a qualidade da comida, da vitalidade humana e até o mais comum: encontrar água no subsolo quer pelo efeito de uma simples forquilha de um vegetal, um cristal, ou até mesmo equipamentos inventados para colher os resultados. O pêndulo pode ser um detector de mentiras se a pessoa é "infiel ao que pensa, altera o cumprimento de onda, fazendo-os mais curtos e negativos."

[Acrescento: por três vezes, na simplória busca de água em terrenos improváveis, funcionou a radiestesia, uma vez um pêndulo de cristal (por um radiestesista "profissional") e outras duas vezes, com forquilhas de amoreira por pessoas práticas].

k) Bovis e Simoneton defendem a tese de que o ser humano deveria se alimentar somente de "frutas, legumes, amêndoas, peixes frescos - que emitem radiações superiores à sua própria média de 6. 500 (de radiações) - para que energizem e se sintam saudáveis." As carnes e o pão branco malfeito, diminuem a vitalidade já existente no corpo, em vez de ativá-la. Esses alimentos parecem cansar mais após consumidos.

l) Diz McInnes que toda a criação é interdependente: "Aumentamos nossa própria dor quando deliberadamente causamos dor a outros", inclusive o sofrimento nas experiências com cobaias. A criação inteira sofre quando as plantas são dizimadas aos milhões por herbicidas químicos. [Acrescento: incêndios e devastações para fins comerciais] .

m) A técnica radiônica, uma forma de emissão de energia foi aplicada para controle de pragas pela simples radiação de um veneno através de uma foto das plantações. Dizem os Autores, que o governo pode ter se alarmado com a técnica  que poderia ser utilizada militarmente dizimando cidades inteiras. Não há notícias de que tal técnica evoluiu mesmo no meio agrícola ou militar.

"Como disse Nicola Tesla, o gênio americano, nascido na Sérvia: "No dia em que a ciência  começar a estudar os fenômenos  não físicos, fará mais progresso numa só década do que em todos os séculos anteriores de sua existência."

Estes são excertos que selecionei, num livro de 324 páginas com fonte reduzida. A obra, como afirmado, tem muitas, muitas informações e teorias que podem ter ficado apenas nas páginas do livro. Há explanações de sensitivos e suas experiências sobre as plantações e os resultados promissores.

"Enquanto o cientista moderno tropeça no segredo das plantas, o vidente vai longe e propõe soluções incríveis, mas que fazem mais sentido que o palavreado empoeirado dos acadêmicos".

Por fim, informou que o livro não é de apenas uma leitura. Os que se animarem a lê-lo, saibam que precisarão de uma segunda leitura, pelo menos.


CONCLUSÕES

O livro destaca sobretudo a reação das plantas em relação aos humanos, às pragas ao solo bom ou ruim num conjunto solene de interdependência entre os seres que habitam este planeta, Não explanam os Autores sobre os efeitos danosos que se dão com a devastação florestal, salvo os milhões de plantas exterminadas por herbicidas químicos.

Mas, é inegável que a devastação de florestas se constitui num dos maiores abusos que o ser humano pode praticar, porque pode afetar o solo, a fauna que fica sem seu habitat, a água que verte entre a mata fechada, o aumento da poluição e a seca.

É claro, que o enfraquecimento das defesas do planeta ou a simples falta delas podem gerar muitos males perceptíveis ou não, até mesmo pandemias.

Cada vez mais da natureza que o homem despreza ressoa um grito silencioso mas eloquente  advertindo que a insanidade da devastação tem consequências sérias sobre a vida interdependente no planeta.

Referências:

(*) "A alma das florestas e os animais viventes". Acessar:https://martinsmilton.blogspot.com/2020/05/a-alma-das-florestas-e-os-animais-almas.html 

(**) "Autobiografia de um Iogue" de Paramahansa Yogananda. Acessar: https://resenhadoslivrosqueli.blogspot.com/2020/03/autobiografia-de-um-iogue-de.html



 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

RONCADOR (Jornada da "Bandeira Piratininga") de Willy Aureli

 LIVRO 80


Willy Aurely é um sertanista esquecido.

Nascido em Santos, em 1898 e falecido em 1968.

Sua denominada "Bandeira Piratininga" cujo objetivo fora atingir a misteriosa e ausente dos mapas no Estado do Mato Grosso em 1937/1938, a Serra do Roncador. Sua expedição  é anterior às incursões dos irmãos Villas Boas naquela mesma região, que se deu a partir de 1943.

Esse livro de Aureli, "Roncador",  está esgotado, mas há livrarias "sebo" que ainda dispõem de exemplares.

O meu exemplar é de 1939 ainda na velha ortografia que seria alterada em1945. Assim: "novos soffrimentos"... 

Como cheguei a me interessar pela obra?

Herança de meu pai que era "fã de carteirinha" do jornalista/escritor.

Os livros do Autor que estão comigo, relaciono nas linhas finais destes comentários (*)

A  motivação da "Bandeira Piratininga" fora exatamente desvendar o mistério da existência da Serra do Roncador, no Mato Grosso. E de sua própria existência porque nos mapas, naqueles idos, a região era registrada "em branco". (**)

Aureli relata as diversões expedições anteriores havidas para aqueles lados, tendo seus membros desaparecidos ou trucidados pelos silvícolas, mas acentuando:

"Convém saber que a serra do Roncador fora o escopo de coronel (Percy) Fawcett, pois assegurara existir, nessa cordilheira, restos duma civilização pré-histórica. Mapas editados na Inglaterra marcavam, com certeza, a zona provável onde se encontraria, perdido, o sábio e seus companheiros. E essa zona provável era a serra do Roncador..."

Essa região da Serra do Roncador não acreditada, se dera

"Graças às afirmativas dessas notabilidades, ainda mais que um, sobrevoando a zona declarou nada ter visto além de pântanos e charnecas, passou, o Roncador, a ser riscado definitivamente das coisas existentes."

No caso do coronel Fawcett, em 1925, ao deixar sua caravana, nas proximidades do rio Culuene "se internou em companhia de seu primogênito e dum médico amigo, ninguém supôs que passados uns meses o mundo inteiro se debruçaria sobre cartas geográficas pra pesquisar, na ânsia incontida duma revelação, uma zona que surgia em primeira vez à luz do meridiano graças ao noticiário", porque
"O desaparecimento de coronel Fawcett se tornou, durante anos, uma verdadeira paixão pra muitos. Expedições foram organizadas. Umas seguiram e fracassaram, outras permaneceram unicamente na ideia e na boa-vontade".

A expedição da "Bandeira Piratininga"

A organização da expedição comandada pelo Autor fora impressionante e persistente.

Ela foi apoiada por Adhemar de Barros, então interventor de São Paulo e pelo próprio presidente Getúlio Vargas

Foram trazidos de São Paulo dois batelões de tamanho avantajado e uma lanche precária. Os batelões, espécie de barcaça que trafega pelos rios, ao chegar ao rio Araguaia foram carregadas com toneladas de alimentos, equipamentos inclusive de rádio e cinematográfico,  ferramentas de toda espécie até para presentear os silvículas que fossem encontrados no trajeto (o machado era a ferramenta preferida deles).

O grupo era composto por 30 membros, incluindo um médico e um radiotelegrafista.

Ao navegar sobre o rio das Mortes, curso com 1.200 quilômetros que deságua no Araguaia, a descrição fora que apresentava paisagem emocionante pela sua beleza.

"Chama-se rio das Mortes devido à horrível carnificina praticada por Antonio Pires de Campos nos anos de 1682 e 1683 (...) quando esse paulista desbravador", navegando pelo 
Araguaia chacinou centenas de índios carajás e araés. Outras tragédias houve nas bordas do rio das Mortes.

Aliás, no tocante aos índios carajás, o Autor dedica páginas em descrever seus costumes, modos de vida e, sobretudo, sua aproximação cm a tribo que sempre o recebera bem e à sua equipe. Um dos guias na expedição era um índio carajá (Arutana).

Mas, não quanto aos xavantes, eram temidos por atos violentos e de morte praticados contra os carajás .

Num encontro tumultuado entre membros da expedição e os xavantes, esta a descrição de um dos seus membros:

"Surge um verdadeiro gigante. Colossal! Seu peito parece escudo de gladiador! Deve medir uns dois metros e pico. Solta um urro que é uma ordem. (...) O gigantão, com ares de King Kong, dá outras ordens."

Os xavantes segundo relata o livro frequentemente faziam fogo queimando imensas extensões da floresta sem que houvesse explicação quanto a qualquer utilidade prática. Não se tratava de desmatamento para plantio.

Na excursão à Serra do Roncador, a ida e a volta foram descritas pela sede de seus membros exploradores. Naquele deserto do Cerrado desde o rio Kuruá (citado no livro) até o Roncador, caminhando debilitados pela sede insuportável encontraram um buriti.  "Onde há buritis há água". Cavaram uma cacimba e só obtiveram barro que foi "bebido" para enganar a sede.

E nesse estado de prostração, com quedas, perda dos sentidos, tanto na ida como na volta fora a sede o maior obstáculo e os tormentos físicos enfrentados. 

Mas, com todos esses percalços, "depois de acrobacias alpinísticas" alcançaram "o cume do Roncador pela face saliente da cordilheira que, vista de longe, assemelha-se à gigantesca Esphynge".

Então, procuraram "entre os arbustos um de maior consistência e tamanho a fim de nele hastearmos a bandeira nacional" e assim, "procedemos à cerimônia sinceramente emocionados". O ato tivera algo de religioso, porque "somos um punhado de homens esfarrapados, febris, perdidos nesta imensidão que aterra."

Foram os pioneiros na "conquista" da Serra do Roncador.

Quando já na volta, a sede delirante, "água, água, água". A tudo suportaram mas ao 
encontrarem o rio, beberam até arrebentar e depois um banho.

No tocante às queimadas, a própria expedição delas se valeu, porque neste trecho "mandei fazer uma queimada na margem esquerda a fim de facilitar uma próxima penetração. Queimamos os restos de um cerrado que o incêndio ateado pelos índios poupara". (***)

Há menção especial às piranhas, alguns exemplares de tamanho incomum, que era consumido pelos membros da expedição, havendo descrição de ataques ferozes desse peixe  a alguns mais descuidados produzindo graves ferimentos.

Um inimigo constante e "cruel": o ataque de nuvens de pernilongos "piuns"

A fauna era também numerosa e talvez por isso, matar animais não só para o consumo mas apenas por matar se constata: 

"Benedito Martins (...) residiu em Santa Isabel, durante longos anos, em poucos meses, sem se afastar muito de suas terras, matou 78 felinos de porte alentado".

Embora o Autor não possa ser considerado, um "predador", fica revelado no livro que sempre houve por aqui essa cultura de predação da fauna e flora e provocação de incêndios.

E, também, a crueldade contra os animais se tornara uma prática comum.

O livro também se refere à Ilha do Bananal, a maior "ilha fluvial do mundo" (entre os rios Araguaia e Javaés) sempre com  palavras de admiração. "cuja beleza e riqueza são irrivalizáveis".

Aqueles eram tempos de regiões inexploradas e virgens, como a Serra do Roncador cujo nome teria sido originado pelo ronco dos vento em suas reentrâncias mas esse fenômeno não foi confirmado. O que há é um ruído no interior de suas rochas, um possível curso d'água que as atravessa no seu interior.

Esse o pensamento em 1938. Como se vê é um livro de aventuras com um objetivo real definido. Vale a pena conhecer.


Referências no texto:

(*) Livros de Willy Aureli que disponho:
1940 – Bandeirantes d’oeste
1949 – Léguas sem fim
1952 – Terra sem sombra
1957 – O rio da solidão
1960 – Esplendor selvagem
1963 – Biu Marrandu: Os donos das chuvas

(**) Hoje, pode se considerar como descrição "aceita" sobre a Serra do Roncador, esta:
O Roncador é uma imensa cordilheira da era plutônica que se ergue como divisor de águas do Araguaia e do Xingu. Estende-se por cerca de 800 Km, aproximadamente, desde Barra do Garças até as proximidades da Serra do Cachimbo, no estado do Pará. A fauna e a flora exuberante convivem harmoniosamente com cachoeiras, fendas e cavernas, sítios paleontológicos e arqueológicos, trilhas e bosques nativos. O coronel britânico Percy H. Fawcett, que deu fama a Serra do Roncador como sendo um local místico e especial, revestido de profundos mistérios, organizou uma expedição à região em 1925, desaparecendo misteriosamente no local. 
ObsEra plutônica seria o período em que se deu o surgimento de rochas de origem vulcânica constituídas pelo magma.

(***) Queimadas das selvas se trata, infelizmente, de uma postura "cultural".
Denunciou-as, Euclides da Cunha em "Os Sertões. Acessar:  https://resenhadoslivrosqueli.blogspot.com/2017/06/6-os-sertoes-de-euclides-da-cunha.html
e também 
Franz Caspar no seu livro Tupari (entre os índios nas florestas brasileiras), Acessar: https://resenhadoslivrosqueli.blogspot.com/2019/10/tupari-de-franz-caspar-entre-os-indios.html

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

OS CARBONÁRIOS de Alfredo Sirkis

LIVRO 79 





SUBTÍTULO: MEMÓRIAS DA GUERRILHA PERDIDA

Este livro "Os Carbonários" (*), está comigo há muitos anos, sem que tivesse disposição de tomar a leitura. A motivação foi a notícia da morte do seu Autor, Alfredo Sirkis, de desastre de trânsito, em 10.07.2020 não completados 70 anos.

Então, acabei abrindo suas páginas e, diga-se, o livro me agradou.

O Autor é o personagem de um período real da história, o regime militar, ditadura - se assim quiserem definir -, que vai se envolvendo com aquilo que chamaria de guerrilha (urbana), perdida.

Da classe média alta, domínio de dois idiomas, o francês e o inglês, devagar vai se entrosando na política estudantil, antes do AI-5, lutando pelo grêmio estudantil livre, no caso dele, do Colégio de Aplicação (CAp), de nível médio, da Faculdade Nacional de Filosofia  da UFRJ. 

Em momentos de puro romance, do ideal jovem, vai tomando gosto pelos movimentos de rua, passeatas, quebra-quebras nos quais surge o grito do "abaixo a ditadura".

E nesse envolvimento sem muita convicção começou a pichar muros.

Quebra-quebras? Aos bancos exploradores da economia popular "vítimas" preferidas.

Nos movimentos de rua, ele, Sarkis se liga ao UMES - entidade que congregava alunos do ensino médio numa coleção de siglas num processo de engajamento da esquerda contra a ditatura e grande parte, em defesa da ideologia socialista.

Mas, ele próprio reagiu desse modo ao discurso numa dessas manifestações no tocante à ditadura do proletariado:

"Alguns discursos eram tétricos. Um frangote com grandes óculos e voz fanhosa dizia que os problemas do país só se resolveriam no dia que fosse implantada do Iapoque ao Chuí a ditadura do proletariado!.

Comentário do Autor:

- Porra, tamos fartos desta ditadura aí e o babacuara vem propor outra para substituir.

Mas, ao pegar gosto pela coisa, sempre como secundarista, numa de sua manifestações a uns operários, disse que imitara gestos de Lenin que assistira num filme da época da Revolução Russa. E, então, passou a compulsar a cartilha marxista a ser recitada. Os cânones eram a derrubada da ditadura e, nessa conquista, a melhoria do povo brasileiro e dos trabalhadores num regime da... ditadura do proletariado (?).

Permite o Autor que se conclua, já ligado à VPR - Vanguarda Popular Revolucionária que sempre atuou à margem, nunca se expôs, não aparecia conduta que valeria, tempos depois, sua saída incólume do país.

O questionamento repetido, não havia povo e a clandestinidade era perversa: o ócio, o medo constante da quebra de aparelhos pelas forças da repressão, assim chamadas, que implicavam em prisão, mortes, desaparecimentos e torturas à loucura.

Carlos Lamarca era praticamente um prisioneiro de sua própria ideologia. No sequestro do embaixador da Suíça, quando descoberta sua identidade pelos outros revolucionários - se apresentara inicialmente com o nome de guerra, Paulista - era absolutamente esbranquiçado por falta de sol tanto tempo de confinamento a que se impusera porque era o assim qualificado, o terrorista mais procurado pelas forças repressivas. E assim outros.

Sirkis, nessa linha de pouca exposição embora membro ativo da VPR, esteve confinado quando do sequestro do embaixador alemão ocorrido em junho de 1970 - em pleno andamento da Copa do Mundo - servindo como intérprete no idioma inglês.

Nos diálogos entre Sarkis e o embaixador, o Autor se referia aos mal tratos a que eram submetidos os trabalhadores nas multinacionais, inclusive alemãs, que os exploravam, pagando baixos salários.

Disse o embaixador que tinha informações que os trabalhadores preferiam trabalhar na Volkswagen.
 
[Não posso confirmar hoje, mas minha impressão para quem trabalhava no ABC, na indústria automobilística naqueles tempos, que a preferência era a Ford. Se bem me lembro, a multinacional americana implementou uma carta de benefícios com salários acima do que praticava o mercado.]

Esse sequestro - que resultou no assassinato de segurança do embaixador -  perdurou por  cinco  dias e fora ele libertado depois que o governo Médici aceitou, em troca, libertar 40 prisioneiros adeptos dos movimentos da subversão, revolucionários que, pela Varig, foram desembarcados na Argélia.

No outro sequestro, o do embaixador suíço - que resultou na morte de segurança, por tiro que saiu da arma de Lamarca -, o pleito apresentado, fora a libertação de 70 presos políticos e mais algumas medidas de natureza social, como passagens gratuitas nos trens da Central, da Leopoldina.

Quanto à vitima pouco lamentada sua morte.

O governo brasileiro se recusou a tanto e rejeitou a libertação de diversos presos porque haviam praticado crimes comuns.

A partir dai, houve divergência entre os sequestradores sobre a substituição de presos rejeitados. As listas foram sendo atualizadas tudo resolvido de parte a parte, os 70 prisioneiros libertados desembarcados no Chile de Salvador Allende.

A desorganização da célula era tanta que não havia veículo seguro para libertar o suíço, pelo que houve atraso  na ação. Tudo muito precário, até porque a exposição dos sequestradores poderia ser fatal, tais as medidas de controle que eram praticadas no Rio de Janeiro pela polícia. 

O embaixador suíço esteve sequestrado por 40 dias (de 7.12 a 16.01.71).

O suíço, depois de toda essa convivência, embora crítico da desorganização assumiu certa "cumplicidade" com os sequestradores. 

Embora os revolucionários sempre falassem dos "proletas" (proletários), salvo esporadicamente, nunca tiveram presença no movimento da derrubada da ditadura e tomada do poder. 

Havia queixas entre eles sobre isso:

"A massa real, que só sabia de nós pela TV e pelos jornais de crime, muitas vezes nos confundia com bandidos e assaltantes. Vivíamos no mundo fechado dos aparelhos, sem nenhum contato social, nem com a classe média, que no passado fora a nossa base apoio."

Não havia apoio popular. Nesses tempos dos sequestros, o governo Médici se valia da propaganda do milagre brasileiro, do tricampeonato no México e do pleno emprego.

[No ABC, na indústria automobilística a busca por profissionais especializados era uma batalha. A Chrysler de São Bernardo era a menor delas e estava na frente da VW do outro lado da Via Anchieta. Um túnel possibilitava o acesso de lado a lado. No desespero por admitir funileiro de autos, a Chrysler elevou uma faixa salarial como modo de atrair esses profissionais. E os resultados começaram a aparecer. A gigante VW percebeu alguma mudança na política salarial do outro lado da Anchieta e quis saber oficialmente o que tinha a americana feito para atrais profissionais especializados para seus quadros. Em outras palavras, os profissionais metalúrgicos praticamente trabalhavam onde queriam.]

A VPR promoveu um  assalto de gêneros alimentícios num supermercado enchendo dois caminhões. Distribuíram numa favela paupérrima, mas nada que mudasse o quadro de indiferença.

Num dado momento, vendo que a guerrilha perdia terreno, membros de outras siglas com o mesmo objetivo, iam sendo mortos ou presos, Sarkis resolveu deixar a VPR, descrevendo seu constrangimento perante os demais companheiros revolucionário. Mas, segundo o Autor:

"Doze meses depois, estávamos ali, dizimados, reduzidos a menos de um quarto do que fora a organização. Um pensamento sombrio me assaltou. Será que chegava ao réveillon de 71?"

Como não se expunha, embora fosse membro ativo da VPR, conseguiu o passaporte, viajando para o Chile via Argentina. "Escapou ileso"  voltou em 1979 anistiado elegendo-se deputado federal sempre com uma proposta "verde".

E, com o tempo o sonho da revolução socialista se tornou a lembrança de um pesadelo àqueles que como ele, sobreviveram.

 O livro não diz, mas Carlos Lamarca seria morto nos sertões da Bahia (em 17.09.1971) pelas forças da repressão.

Execução

O Autor relata execução de membro ativo ligado à ALN, Marcio Toledo, porque embora conhecedor de todos as operações demonstrara desinteresse em permanecer na "luta" e demonstrou interesse em sair. 

O núcleo da ALN de São Paulo o executou na rua, receando que, deixando a célula, poderia denunciar os que ficaram:

" O estúpido crime criou uma certa comoção dentro da ALN. A maior parte dos militantes e mesmo dos quadros de direção sequer tinha sido consultados."

A guisa de conclusão, excertos extraídos do meu romance Joana d'Art:

Não foram muitos os que se decidiram por aquele espírito belicoso do "abaixo a ditadura". Não poucos dentre os que assumiram a "revolução proletária", rumaram meio às cegas. Muitos se deram mal.

Esse tipo de oposição fora instituída num momento de arrogância militar. Um erro, porém. Haveria que esperar o momento começando por discutir ideias mas dentro de princípios democráticos ainda que os argumentos fossem de contestação.

O regime militar haveria que se enfraquecer como resultado de sua fadiga. Cairia de velho.

E, afinal, não foi assim?

O medo de serem, esses clandestinos, descobertos nos seus esconderijos, fora a pior das torturas.

Muitos foram viver no Exterior e na volta, conseguiram “dar a volta por cima”, recuperaram a integridade enquanto outros mantiveram na sua interioridade, um sentido de ruína por todas as tensões quando descobertos e presos, pela violenta tortura física e moral a que foram submetidos, aqueles choques elétricos que revolvem o espírito para sempre.

Moral da história: esses revolucionários deram argumento para que a ditadura fosse postergada.


Referência no texto

(*) Ao usar 'Os Carbonários" para o título do livro, na contracapa há, entre outras explicações contidas na sua abertura, a seguinte definição  extraída de dicionário:

Carbonário [Do it. carbononaro, carvoeiro] 1. Membro de uma sociedade secreta e revolucionária que atuou na Itália, França e Espanha no princípio do século XIX. 2. Membro de qualquer sociedade secreta e revolucionária.


sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

DOM CASMURRO de Machado de Assis

 LIVRO 78



 Quando comentei o livro "Memórias Póstumas de Braz Cubas" (*) de Machado de Assis, eu o classifiquei como dos piores que li nesta lista de 78 resenhas / comentários. Fui criticado por isso. Um comentário que me chamou a atenção dizia que eu não entendera a vida de um bon vivant no quarto final do século XIX. Não, um livro que não falou uma linha dos negros e dos escravos, não poderia ter, pelo menos de minha parte, qualquer consideração. Não vi realismo, mesmo o "fantástico". O que vi foi um livro apenas arrastado e sobretudo, preconceituoso.

Então, quando separei "Dom Casmurro", viera de um livro extraordinário, "Crime e Castigo" de Dostoiévski (**). Como lera Dom Casmurro há "séculos" (quem não leu a obra um dia?) já vim com reservas.

Até a metade do livro a narrativa foi amena, situando Bentinho, o personagem da história na suas tratativas de não ser padre, No meio, páginas esparsas, "crônicas" do autor que não diziam da história propriamente dita.

Mas, digamos, do meio para o fim o livro me agradou muito.

Direi os motivos linhas a frente.

São personagens de Dom Casmurro:

Bentinho, um menino mimado, órfão de pai, prometido pela mãe em se tornar padre, se ele nascesse com vida porque em gestação anterior o bebe não vingara, nascera morto;

Dna. Gloria, mãe de Bentinho que o mimava muito, mas que prometera fazê-lo padre, mesmo com a rejeição do menino que vai se revelando no decorrer da narrativa;

José Dias, um "agregado" que aparecera um dia na propriedade dos pais de Bentinho, quando o pai era vivo, dizendo-se médico homeopata, curou dum resfriado um feitor e uma escrava, mas não tinha futuro. O pai de Bentinho, convidou-o a trabalhar na propriedade recebendo ordenado modesto. Ele aceitaria e, ao que me parece, o autor criou esse personagem como uma figura masculina que seria influente na vida de Bentinho e de sua mãe; 

Tio Cosme, irmão de dna. Glória, personagem de opinião na família mas que não teve influência no desfecho da história;

Prima Justina, de pouca influência no decorrer da história, salvo suas implicâncias;

Capitolina, a Capitu, a personagem principal da história juntamente com Bentinho. Eram vizinhos e já beirando a adolescência - o "menino" já tinha 15 anos - ficavam de "namorico" para lá e para cá, inocentemente (!). Ambos firmariam um namoro apaixonado de serem felizes. No primeiro beijo apaixonado que trocaram, Bentinho fez a proclamação: "sou homem".

Padre Cabral, professor de Bentinho, incentivador de sua "vocação" para o sacerdócio;

Ezequiel de Souza Escobar, seminarista, que se tornaria amigo íntimo de Bentinho. Seria um forte e influente aliado de Bentinho;

Sancha, amiga de infância de Capitu, que se casou com Escobar. Tiveram uma filha;

Com a promessa da mãe em fazê-lo padre, Bentinho começa um movimento para evitar que tal se consuma. Encontra um aliado no agregado José Dias que passou a emitir mensagens de que talvez não tivesse o menino, vocação religiosa. Capitu também o incentivava a não assumir o sacerdócio, inclusive pela promessa de amor para sempre.

No seminário, Bentinho conhece Escobar, tornando-se muito amigos. Este tinha até influência sobre aquele. Também Escobar não queria ser padre, pensando em trabalhar no comércio.

À proposta do agregado, quando a mãe já admitia que o filho não fosse padre, de irem a Roma e pedir ao papa que o livrasse da promessa, Escobar sugeriu que fosse encontrado um jovem carente que substituiria Bentinho na promessa da mãe.

Assim se deu.

Bentinho, o "lindo" se casa com Capitu. Escobar se casa com Sancha.

Logo, estes são pais de uma menina a quem batizaram com o nome de  Capituzinha.

Bentinho cheio de inveja porque seu filho não vinha.

Então, Capitu mais tarde daria a luz a um menino que foi batizado chamando-se Ezequiel, o mesmo de Escobar.

A amizade do casal era muito íntima.

O autor deixa claro a possibilidade do adultério porque descreve flerte de Sancha sobre Bentinho, deixando-o confuso em relação às intenções da amiga.

À medida que o menino Ezequiel vai crescendo, suas feições se aproximavam das feições de Escobar. A própria Capitu aponta os olhos parecidos de um e outro.

Escobar morre afogado.

Nas horas antes do enterro, Capitu encara o cadáver com decepção o que não deixa de ser notado por Bentinho. Bentinho faz o discurso em homenagem ao amigo morto nas exéquias.

Ezequiel, que amava o pai Bentinho, à medida que o tempo passa, parecia significar a ressurreição de Escobar.

Então, Bentinho um dia diz ao filho que "ele não era seu pai".

Capitu ouve esse comentário, começando aí a rompimento do casamento.

Bentinho pensa fortemente no suicídio misturando veneno ao café. Vacila. Quase dá o café envenenado ao filho.

Capitu se muda para a Suíça com o filho e lá falece.

Bentinho, guardando a amargura do adultério e do filho que não era seu, um dia o recebe em sua casa. Ezequiel falava com sotaque francês.

Bentinho lhe dá dinheiro para pesquisas arqueológicas na Grécia e Egito. Ezequiel morre de febre tifoide meses depois e é enterrado em Jerusalém. Os seus amigos de pesquisa remetem a Bentinho fotos do túmulo e o que sobrou do dinheiro que Ezequiel dispunha depois de pagas as despesas. 

O comentário amargo de Bentinho: "...pagaria o triplo para não tornar a vê-lo."

Dna. Glória falecida, no seu túmulo foi inserida a inscrição: "uma santa".

Final

O autor deixa claro que a intimidade dos casais comportaria o adultério. Pois Sancha não "assediou" Bentinho? Escobar não foi visto nos corredores da casa de Bentinho um dia? Para mim, o autor, por todos os elementos postos, e muito bem, conduzem à ideia do adultério de Capitu que "arrumou' um filho com Escobar. Não seria preciso exame de DNA. Ponto.

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 E a origem do nome Dom Casmurro? Estava o narrador num trem da Central do Brasil meio sonolento obrigando-se a ouvir um poeta declamando suas poesias. Cochilou um pouco, o poeta se sentiu ofendido, chamou-o de nomes feios e o apelidou de Dom Casmurro. 

A palavra "casmurro" possui vários significados. Dois deles: teimoso, sorumbático.

Quanto ao livro, com capítulos curtos o que é uma virtude, gostei muito.


Referências:

(*) "Memórias póstumas  de Braz Cubas". Acessar: https://resenhadoslivrosqueli.blogspot.com/2019/02/54-memorias-postumas-de-bras-cubas-de.html

(**) "Crime e castigo". Acessar: https://resenhadoslivrosqueli.blogspot.com/2020/12/crime-e-castigo-de-fiodor-mikhailovitch.html