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quinta-feira, 1 de agosto de 2019

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES de Emily Brontë

LIVRO 62



O livro foi lançado em 1847, a obra única da Autora.

É considerado um clássico da literatura mundial tanto que é referenciado até hoje.

Quando tentei lê-lo há muitos anos, impressionei-me pelo início meio "fantasmagórico" de suas primeira páginas mas parei por aí.

Hoje, e por causa disso, voltando a ler, achei que, e vai aí um sacrilégio literário, há páginas e páginas que penso poderiam ser omitidas, sem prejuízo do enredo.

Na verdade é a história da rudeza do personagem central, Heathcliff, malvado mesmo.

Ellen Dean (Nelly) que fora governanta da casa e cuidara das crianças, relata a história do "Morro dos ventos uivantes" a Lockwood que por um tempo fora inquilino de Heathcliff na "Granja dos tordos". Ela chegara mesmo a considerá-lo demoníaco.

Heathcliff foi trazido pelo patriarca  Earnshaw após encontrar o menino abandonado nas ruas de Liverpool. Sem ter como protegê-lo ou quem o protegesse resolveu trazê-lo para sua moradia, no "Morro dos ventos uivantes".

Ele era odiado pelo filho Hindley Earnshaw. O pai não se cansava de maltratá-lo criando-se, então, desde a tenra idade um sentimento de ódio que se prolongou por toda a história.

Mas, Heathcliff se torna muito amigo da filha do patriarca, Catherine que, com o tempo, se torna um amor até meio sobrenatural, pois Heathcliff sonhava e falava com ela depois de morta.

Ellen que dela cuidou desde a tenra idade, se referia ao seu temperamento sensível,  chorona, emotiva e histérica.

Quando Heathcliff descobre que Catherine se casaria com o Edgard Linton, dono da propriedade "Granja dos Tordos" nas vizinhanças do "Morro", ele desaparece e retorna poucos anos depois, homem já feito. 

Heathcliff e Edgard eram inimigos inconciliáveis, até porque Cathy, sua esposa, recebia com frequência em sua casa seu amigo de infância.

Edgard e Catherine eram pais de Catherine Linton. Viúvo, pois Catheerine falecera jovem, Edgard amava sua filha Cathy,

Quanto a Hindley que se tornara um alcoólatra após a morte de sua esposa a vingança de  Heathcliff  deu-se sem dificuldades. 

E na impossibilidade de reação de Hindley às imposições de Heathcliff passou este a assumir a propriedade do "Morro dos ventos uivantes", criando ali, então, um ambiente amargo, opressivo, triste, de intolerância.

Hindley era pai de Hareton tratado com desprezo e a pontapés por Heathcliff. Era deixado sem qualquer instrução, pelo que era motivo de deboche por seus deslizes, tornando-se tímido.

A irmã de Edgard Linton, Isabella, apaixona-se por Heathcliff  e com ele se casa, sendo maltratada pelo marido, que chegara a agredi-la fisicamente.

Tiveram um filho, Linton Heathcliff, um jovem sensível, doente, afetado por aquele clima pesado do "Morro" por atos de desprezo do pai que não lhe dava qualquer afeto.

Heathcliff obriga que ele se case com Cathy mantendo-a para isso, numa espécie de prisão domiciliar no "Morro", mas depois de uns meses ele morre doente.

Falecendo Edgard, Heathcliff  toma posse também da "Granja dos Tordos" porque era viúvo da irmã do proprietário.

Viúva, convivendo Cathy com seu primo Hareton dele se aproxima, começa a auxiliá-lo na leitura de livros de tal modo que ele começa a se desenvolver (Ah, a educação!)

Heathcliff, nunca concordou com a aproximação de ambos mas, por fim, se casam.

No final da obra, a narradora Ellen registra pouco tempo antes da morte, "aqueles olhos negros e encovados. Aquele sorriso e aquela palidez cadavérica! Não parecia o sr. Heathcliff, mas um demônio..."

O livro é angustiante, porque desenvolvido naquele ambiente obscuro, opressivo do "Morro dos ventos uivantes", mas algumas páginas cansando pelo que considerei excessos.

Mas, afinal, dizer o quê? Basta lembrar que a obra sobrevive a 172 anos, consagrada e enredo de filmes (Wuthering Heights, no original).

MORAL DA HISTÓRIA:

Num ambiente obscuro, fechado pelo tempo, úmido, a maldade se revela pelo modo de agir de Heathcliff, egoísta, ambicioso e frio. Jamais reagiu de modo diferente dos tempos de jovem rejeitado pelo filho legítimo do patriarca Earnshaw que o adotara. Heathcliff se vinga de todos, adquire pela morte dos donos as propriedades ("Morro" e "Granja dos Tordos") mas nunca saíra daquele lugar comum de amargura. Um final se não feliz, pelo menos amargo: o casamento de Cathy com seu primo Hareton, desprezado que ela praticamente educou.

Minha avaliação: não gostei





 


quarta-feira, 26 de junho de 2019

LEONARDO DA VINCI de Walter Isaacson

Livro 61


Trata-se de valiosa obra biográfica de Leonardo da Vinci, que abrange 556 páginas do texto da vida do mestre da Renascença - que pode ser qualificada como uma época de avanço das artes, de progressos materiais e das ciências - um leitura longa mas muito agradável porque o Autor falando da vida de Leonardo, não poucas vezes se refere aos costumes de Florença e Milão nos séculos XV e XVI. (*)

Leonardo nasceu em abril de 1452 em Vinci, localidade próxima de Florença, dai o seu nome, falecendo, doente, aos 67 anos, em maio de 1519. Era filho bastardo, mas seu pai Piero da Vinci um tabelião próspero, o ajudaria seguidas vezes na obtenção de comissões pelo seus trabalhos de pintor.

Leonardo foi aprendiz de Verrocchio, exímio pintor e escultor que num dado momento reconheceu que seu pupilo o superara na arte da pintura com aqueles sombreamentos e detalhes que pareciam dar vida, movimento às personagens retratadas.

O Autor entusiasta de suas principais obras, principalmente os quadros Mona Lisa (contração de maddona / madame) e a Virgem e o Menino com Santa Ana tanto que recomenda olhar com atenção algumas vezes os quadros para notar a impressão de mudança na expressão dos restos pintados.

Há quantos especialistas que lamentam, e muito, que Leonardo, embora comissionado, não começou ou não concluiu obras como  "A Batalha de Anghiari" e a "Adoração dos Magos", que poderiam se constituir em outras obras primas, como foram, além dessas peças citadas,  "A Ultima ceia".

Quanto a esta última ("A última ceia"), pintada na parede do refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie, fora ela restaurada mais de uma vez porque a tinta começou a descascar e perder aquele "poder" original (ver no quadro abaixo).

É considerada, essa obra, e também Mona Lisa, "obras da humanidade".







Mona Lisa








Neste meu canto de encantos e desencantos, me impressiona muito a pintura "Virgem dos rochedos" a versão que está em Londres.






Virgem dos rochedos












Mas, Leonardo, num dado momento de sua vida, à medida que ia amadurecendo, "não pegava num pincel" —  salvo em situações muito particulares, como no caso da pintura de Mona Lisa —,  estudando com afinco os efeitos da ótica,  geometria, engenharia mecânica, matemática, música.

Ele pesquisou muito o corpo humano, dissecando cadáveres para descobrir músculos e veias, o funcionamento do coração -,

De todas as máquinas que imaginou e desenhou (máquinas de guerra, máquinas voadoras - estudando o voo dos pássaros -, etc.), nenhuma foi efetivamente fabricada mas seus esboços ultrapassaram os séculos e se apresentaram como premonição de helicópteros e armas de defesa.

Mesmo sendo vegetariano por amar todas as criaturas, uma arma de guerra que projetara tenha efeitos se cruéis adotada porque dividia ao meio as vítimas atingidas por ela, O Autor que diz tudo de Leonardo, o reverencia, deixa escapar que,

"Talvez isso seja mais  um vislumbre de sua mente perturbada. Dentro de sua caverna escura residia uma imaginação demoníaca".

E o pior é que hoje as armas de guerra são de letalidade apocalíptica. Talvez ele tenha vislumbrado avançando no tempo.

Ele era apaixonado pela água, do seu fluxo, a ponto de indagar porque nas margens dos rios, elas fazem redemoinhos.

E nesse interesse por tudo, ele se debruça sobre o "homem vitruviano" um modelo de medidas do corpo humano que guardam proporcionalidades,  proposto por Marcos Vitrúvio Polião, que nascera por volta dos anos 80 AC.

Vitrúvio apresentara essas proporções do corpo humano, por exemplo, a extensão dos braços abertos, corresponde à altura do indivíduo, o cumprimento dos pés, corresponde a 1/6 de sua altura (Leonardo corrigiu para 1/7 da altura).

Essas proposições de Vitrúvio, despertaram o interesse de Leonardo que em tudo queria aprender e apreender, ele desenha sua versão, um desafio matemático da quadratura do círculo, a analogia entre o microcosmo do homem e o macrocosmo da terra...

Homem vitruviano

Não bastasse a sua genialidade por tantos temas que interessavam à época ou apenas a ele, era também talentoso "animador da corte", produzindo de "efeitos especiais" nos espetáculos teatrais que geria, agradando seus promotores.

O "Homem tudo", Leonardo, uma celebridade do seu tempo reverenciado pela sua genialidade, era homossexual, sendo denunciado por essa condição, mas as denúncias não prosperaram porque não houve testemunhas que confirmassem. 

No livro, seu relacionamento com mulheres se resumiu aos quadros geniais que pintou.

Descrito como um homem bonito, alto, musculoso, cabelos cacheados andava por Florença ou Milão com roupas extravagantes pendendo para a cor rosa.

Seu pupilo suportado, porque era um "diabinho" fora Salai que pode ter sido mais que um aprendiz. Fora beneficiado pelo testamento de Leonardo.  Outro aprendiz, Francisco Melzi esteve muito com o mestre tanto que também foi beneficiado no seu testamento.

Homossexuais eram, também, Michelângelo, o mestre religioso que pintou o teto da Capela Sistina — há figuras polêmicas nessa obra —, que se comportava com o que seria um "hippie" hoje, com poucos banhos, "desafeto" de Leonardo, a quem chegou a importunar. Botticelli contemporâneo também apontado como homossexual pintou obras primas, uma delas, O Nascimento de Vênus.

Leonardo não deixou nada publicado apenas nos seus cadernos de anotações, que eram muitos. Neles todas suas anotações, tudo o que imaginava, conclusões de pesquisas, desenhos, principalmente de órgãos humanos que fazia após as muitas dissecações de corpos masculinos e femininos e, nessas, para desvendar o seu funcionamento, suportava o odor do putrefação.

Já na velhice dos seus 60 anos (faleceu aos 67) demonstrava mais idade do que tinha.

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Deixou ele muitos projetos inexequíveis para sua época mas que se constituem propostas surpreendentes por terem sido pensados exatamente, na sua época, por ele, Leonardo.

Muito do que descobriu e deixou registrado nos seus cadernos se confirmariam séculos depois.

O Autor deixe entrever na sua admiração pelo gênio Leonardo, alguma decepção por não ter ele concluído pinturas iniciadas e que poderiam se constituir, hoje, obras de admiração e estudos, como as outras que concluiu.



CÓDIGO DA VINCI de Daw Brown

O Autor faz referência ao Livro de Daw Brown que desenvolve sua história no personagem de São João na obra "A última ceia" de Leonardo que seria um personagem andrógino que representaria, então, Maria Madalena, a fiel seguidora de Jesus e, segundo aquele Autor do bestseller - que virou filme de sucesso - seria ela mesmo sua esposa.
Na obra esse personagem está à esquerda quase apoiado naquele que seria Pedro bem ao lado de Jesus, abrindo-se um espaço em V entre ele e Jesus, "cortado" na vertical por uma guarnição da janela.



Seria, essa interpretação de Brown, uma "teoria da conspiração".

Isaacson rejeita essa "interpretação" informando que Leonardo tinha talento para desenhar figuras andróginas que "começam com o anjo em O batismo de Cristo, de Verrocchio [são duas crianças, não aparentando que uma delas tenha feições andróginas!] e continuam até São João Batista pintado em seus últimos anos". 

Não há referências de que Leonardo fora Grão-Mestre do Priorado de Sião. 

Li as 556 páginas com muito prazer, leitura leve, texto simples que, creio, é também um mérito do tradutor. O livro não é para uma única leitura.


(*) O livro é composto no total de 633 páginas que incluem além do texto propriamente dito da vida e obra de Leonardo, "abreviações de fontes citadas no livro", "notas" referenciadas no texto e "índice".


segunda-feira, 20 de maio de 2019

ÉDIPO REI de Sófocles

Livro 60

VER INFORMAÇÃO NO FINAL DO TEXTO


Sófocles nasceu em 496 e faleceu em 406 a.C
Além de dramaturgo premiado  na Grécia, ocupou altos cargos políticos pela amizade com Péricles, este um estadista influente, orador emérito e líder da democracia na "era de ouro" de Atenas.


"Édipo Rei" de Sófocles. escrita lá pelos anos 427 antes de Cristo constitui-se amarga tragédia grega.

Essa peça teria inspirado Sigmund Freud no desenvolvimento de sua teoria psicanalítica do "complexo de Édipo", por esta frase proferida por Jocasta na peça:

"Não tenhas medo da cama de tua mãe:
quantas vezes em sonho um homem dorme com a mãe!

A lenda de Édipo que antecede a peça teatral de Sófocles contém estes episódios conhecidos:

Édipo era filho do rei Laios e de Jocasta, reis de Tebas.

A profecia obtido no oráculo de Delfos, dera ao menino um destino horrível: mataria seu próprio pai e desposaria sua mãe.

Por isso , fora ele atirado ao abandono numa várzea do Citerão pela própria mãe, Jocasta, com um grampo que prendia seus dois pés para ser morto. 

Mas salvo por um pastor e depois adotado como filho legítimo pelos reis de Corinto, Políbio e Mérope que não tiveram filhos.

["Édipo" tem o sentido de "pés inchados", exatamente pelos grampos que prendiam seus pés, quando encontrado].

Édipo soube da profecia e imaginando que fosse Políbio e Mérope, seus pais verdadeiros deixa Corinto e ruma para Tebas.

No trajeto, por um motivo fútil, uma rusga, Édipo mata quatro dos cinco viajores.

Tebas era atormentada pela esfinge, monstro com cabeça de mulher e corpo de animal que devorava a todos que não desvendassem seus enigmas.


Na vez de Édipo o enigma proposto pela esfinge já se preparando para o banquete:

Qual o animal que tem quatro patas de manhã, duas ao meio-dia e três à noite”?

Édipo dá esta resposta:


- É o homem. Pela manhã ele engatinha com quatro ‘patas’; ao meio-dia é o adulto que anda com as duas pernas e à noite (na velhice) ele se vale de uma bastão, três pernas. 

Vencida, a esfinge se destrói atirando-se num precipício.

Havia a promessa de desposar Jocasta e se tornar rei de Tebas aquele que vencesse a esfinge.

E Édipo casa-se com Jocasta tornando-se rei de Tebas.

ÉDIPO REI, DE SÓFOCLES















A tragédia de Sófocles tem os seguintes personagens principais:

Édipo, rei de Tebas
Sacerdote
Creonte, irão de Jocasta
Tirésias, o adivinho cego
Jocasta, rainha de Tebas
Emissário de Corinto
Pastor da casa de Laios
Arauto do palácio real
Coro dos anciãos de Tebas.

Édipo se depara com multidão nas suas portas e indaga os motivos  daquela aproximação.

O sacerdote ressalta as tragédias que  assolam Tebas e acentua:

"Com seu archote flamejante a peste lança-se sobre nós e dizima a cidade; fica vazia a casa dos tebanos e o reino tenebroso dos infernos vai-se enchendo de lágrimas e gritos."

Édipo respondeu que esperava por Creonte, seu cunhado, que fora consultar o oráculo de Delfos.

Creonte se aproxima e diz que os males de Tebas se devem à morte de Laios, o rei que Édipo sucedeu pelo que haveriam que ser descobertos os seus assassinos e punidos severamente. 

Acreditava-se que Laios fora morto por um bando de ladrões.

Édipo ordenou que fossem os assassinos descobertos.

Então, fora chamado Tirésias, um vidente que poderia desvendar o assassinato de Laios.

Édipo o interroga e ancião Tirésias que reluta em fazer revelações mas é de tal modo desafiado que acaba dizendo  que o rei teria um grande revés e que o homem procurado "passa por estrangeiro mas se verá que é natural de Tebas e essa descoberta lhe será cruel..."

Édipo se revolta e ataca Creonte por ter trazido Tirésias e diz que ele conspirava e desejava conquistar o trono.

Creonte diz, 

"Que caia sobre mim a maldição de Zeus, se fiz alguma coisa do que dizes". 

Quando Jocasta entra em cena tentando apaziguar o marido e o irmão, repete a versão de que Laios fora assassinado numa encruzilhada por salteadores.

Édipo então indaga da compleição de Laios e se era grande sua comitiva ao ser morto.

À resposta de Jocasta de que Laios tinha semelhança com ele e de que eram apenas cinco na comitiva, Édipo passou a se preocupar. 

Jocasta informa que um servo se salvara do massacre. 

Era um pastor que ao ver Édipo como rei antes pedira para se afastar de Tebas. 

Foi, então, chamado para explicar o que vira naquele dia do assassinato.

Entra o emissário vindo de Corinto e informa que a cidade deseja que também seja de lá, Édipo, o rei, porque Políbio falecera de velhice.

Acreditando que Políbio fora seu verdadeiro pai, Édipo revela sua "libertação" da profecia trágica poque não fora ele quem provocara a morte do rei de Corinto.

O emissário informa a Édipo que Políbio e Mérope eram seus pais adotivos e revela que ele salvara o bebe recém nascido abandonado na várzea do Citarão entregue por um pastor. 

Jocasta, a partir daí começa a ficar preocupada,

"Pelos deuses! Se tens amor à vida, põe fim a essa busca! Eu não suporto mais!"

Chega o pastor e depois de muito ameaçado diz a verdade. 

Recebera das mãos da rainha o menino para ser morto porque dele havia grave profecia.

Amaldiçoa Édipo aquele que o salvara, que desprendera seus pés propiciando que a profecia se cumprisse e que,

"Eu não viria a assassinar meu pai 
nem seria culpado como amante
da criatura que me pôs no mundo...
Agora não há deus que me redima:
sou filho de uma mulher corrompida,
rival do homem que me deu a vida. 
  
Foi então informado de que Jocasta estava morta. 

Édipo em desespero,

"Onde está minha esposa que não é esposa alguma, é um útero danado que me pariu e pariu filhos meus!"

Ela praticara o suicídio por enforcamento e Édipo ao ver a cena fura os próprios olhos que sangram.

Então é chegada a hora de sair de Tebas, no cumprimento de seu castigo.

Creonte não consente que com ele, cego, vão suas filhas:

"Vai, mas deixa as meninas!

Édipo:

"Não! Não me tirem minhas duas filhas!"

Creonte:

"Não queiras dar mais ordens, obedece! Teu poder terminou."

E o Coro conclui melancólico:

"Concidadãos de Tebas, pátria nossa,
olhai bem: Édipo, decifrador de 
intrincados enigmas, entre os homens
e de maior poder - aí está!
Quem, no país, não lhe inveja a sorte?
E agora, vede em que mar de tormento
ele se afunda! Por esta razão,
enquanto uma pessoa não deixar 
esta vida sem conhecer a dor,
não se pode dizer que foi
feliz."

"Moral da história": Ninguém escapa do que está escrito a passar na vida, o destino; a busca implacável pela verdade, qualquer que fosse; os mistérios da vida humana a serem desvendados pelo simbolismo da esfinge e as benesses e os castigos a receber e a enfrentar, cada um segundo o seu merecimento. Mas, quem dita essas regras, Zeus?

Esse rigor do destino, afinal de contas não é uma constante até hoje, a despeito do livre arbítrio. O livre arbítrio interfere em experiências essenciais da vida?

ESSA RESENHA PODE SER COMPARADA COM AS OBRAS: PROMETEU ACORRENTADO de Ésquilo e MEDÉIA de Eurípedes. bastando aacessar:

TRÊS TRAGÉDIAS GREGAS











domingo, 12 de maio de 2019

DEMIAN de Hermann Hesse

Livro 59



O Autor Hermann Hesse (1877-1962) nasceu na Alemanha mas em 1923 naturalizou-se suíço. Foi vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1946. 

DEMIAN é de 1929 ainda sob os efeitos devastadores da 1ª Guerra Mundial na Europa prevendo o Autor uma mudança no continente. Tanto que inseriu uma guerra iniciada pela Russia na qual seus personagens Sinclair e Demian vão para o campo de batalha. 

O que dizer de sua obra, Demian?

Que em momentos ela é instigante, meio sombria mas, sobretudo, reveladora. A história se baseia na marca de Caim, que assassinara seu irmão Abel.


Diz a Bíblia que, a despeito desse pecado mortal, fora Caim preservado, ao receio de que saindo pelo mundo, seria morto. Mas, disse Deus que qualquer um que matasse Caim, sete vezes seria castigado:


"E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse." (*)


Caim teve descendentes.


Então Hesse parte desse sinal para elaborar sua história reconhecendo que a alguns esse sinal é reconhecido.


Seriam aqueles que não ofereceriam a face esquerda depois de agredido na face direita? (**)


Mas, aqueles que detém esse sinal de Caim, não saem por aí matando pessoas os "Abeis" que encontram. 


O livro muito pouco fala de Jesus e num certo trecho me parece uma provocação ao o incluir e mencionar Nietzsche:  


"Ver-se-á que o que a natureza quer com o homem está gravado no indivíduo está gravado em ti e em mim. Já o estava em Jesus e em Nietzsche."


Para mim, em muitos dos seus trechos ininteligíveis Nietzsche não ostentava nada de vida interior, pelo contrário, falava na morte de Deus, crítico das religiões que faziam o homem caminhar tal qual mansos cordeiros e defendia o super-homem, aquele que se despoja dessas amarras e se supera:


"Eu anuncio-vos o super-homem! O super-homem é o sentido da terra..."

E permanecer fieis à terra e a não acreditar naqueles que vos falam de esperanças supra-terrestres". (***)

Os personagens, Sinclair e Damian se "formam" na tradição católica tanto que cursam o preparatório para a crisma, ato que ratifica "a graça do batismo".


À medida que os amigos vão amadurecendo eleva-se o estágio da meditação, das revelações dos sonhos no sono, noites chuvosas, ambiente sombrio, percepções extraídas de experiências do dia a dia. 


Damian sempre esteve presente na vida de Sinclair.


O livro é feminista.


O sexo para o narrador Sinclair que concentrava forte disposição à meditação e à interioridade não era um ato a ser evitado e o praticaria se encontrasse a mulher certa, mas até aquele momento ele não tivera nenhuma experiência.


Aqui eu extrapolo, para explanar sobre a abstenção sexual mantida até ali do personagem em busca de sua espiritualidade invoco este "indicativo" revelado em hostes místicas:


"Se a força sexual for usada do modo indicado (para procriação), a função sexual terá lugar muito  poucas vezes na vida, podendo portanto, praticamente, toda a força sexual ser empregada para fins espirituais. Não é o uso mas o abuso que produz todas as perturbações e interfere com a vida espiritual". (****)


Até porque, 


"Glorifica-se a Deus como Pai de toda a vida, ao mesmo tempo em que se oculta e se silencia a vida sexual, fonte e substrato da própria vida, declarando-se pecado e obra do Demônio" (Alex Demian)


Essas perturbações graves teriam ocorrido com o personagem Knauer que lutava por obter "energias interiores", mas era afetado de modo suicida pelo vigor sexual. Não se suicidou porque salvo por Sinclair que fora levado até ele por mero "acaso".


Não sei se Hesse esperaria poucos anos depois o advento do nazismo no seu país de nascimento. 


Sinclair era um menino que vivia feliz e confortável em sua casa, recebendo o carinho dos pais, os cuidados da mãe e a companhia das irmãs.

Quando devia ter uns 10 anos de idade, com dois vizinhos quando se encontraram com Frank Kromer, um garoto com seus 13 anos, de família problemática, malvado, com tendência a submeter à sua  vontade os mais jovens.

Todos contava suas vantagens, aventuras e inverdades.

Então, para impressionar, Sinclair inventou na hora uma aventura que consistiu no roubo de um saco de maças de um vizinho.


Kromer fez com que jurasse que aquela aventura fora verdadeira.

A partir dai, Kromer passou a chantageá-lo ameaçando denunciá-lo ao dono das maças e aos seus pais se não lhe pagasse dois marcos.


A angústia de Sinclair chegou ao auge, furtando moedas para pagar a Kromer. 


E as exigências continuaram culminando com o pedido do chantagista em conhecer a sua irmã mais velha. Sinclair não entendeu os motivos embora desconfiasse, por ouvir dizer, que um homem e uma mulher poderiam praticar atos inconfessáveis.


Ele de nada sabia da prática sexual.


E nesse momento que se aproxima Alex Damian e praticamente adivinhando seus pensamentos e suas angústias. Confirma que a causa é Kromer.


Essas páginas são eletrizantes.


Damian, tinha nos olhos algo que ia além de sua pouca idade.


Havia comentários de que Damian podia se defender de um modo até mortal.


A partir daquele dia, nunca mais Kromer se aproximou de Sinclair que nunca soube o que fizera Damian para que isso ocorresse.


Sinclair volta à sua vida de paz com sua família e confessa o que fizera.


Começou, então, a amizade entre Sinclair e Damian. Demian vira em Sinclair o sinal de Caim.


Ao avançar nos estudos, passa a frequentar o liceu isolando-se, ignorado pelos colegas pelo seu comportamento reservado. Por influência de Afonso Beck, porém, passa a frequentar cafés e tavernas e se embebedar de vinho e divertir os colegas de farra pelo seu cinismo nessa sua nova vida.


Sinclair não se aproximava das garotas até que encontrou numa tarde de primavera, num parque, uma jovem que o impressionou profundamente. Chamou-a de Beatrice e, por causa de sua paixão, voltou ao seu estilo de vida reservado, afastando-se das companhias e do vinho, "aspirando a ser santo".


E tenta pintar o seu retrato, sem êxito, parte para um qualquer rosto que se apresentou diferente de Beatrice. Esse retrato guardou com cuidado até identificar a quem parecia o rosto: a Damian.


Mais tarde, reecontra Damian e o conduz a uma taverna e passa a beber vinho. Damian recusa a compartilhar a bebida e chama a atenção de Sinclair ao dizer: "Sempre é bom termos consciência de que dentro de nós há alguém que sabe tudo sabe..."


Numa aula ouve pela primeira vez explanações sobre a doutrina de "Abraxas",


"Contudo, outras hipóteses atribuem a Abraxas importância ainda maior, vendo nele uma divindade dotada da função simbólica de reunir em si o divino e o demoníaco."


Prosseguindo nessa sua vida solitária, interior, ouvindo de uma igreja, o som bem tocado de um órgão.


Depois de alguma dificuldade, se aproxima do organista Pistorius e com ele trocam reflexões sobre a espiritualidade até que se dá o rompimento. (1)


Já no final do livro, Sinclair conhece Eva, mãe de Damian, uma mulher bonita, de idade indefinida, que se torna, mãe, protetora e se torna sua paixão profunda.


Algo edipiano. Dela chega a receber um beijo na boca. 


Mas, não há referência no livro que Sinclair tenha conhecido o sexo.


Por fim Sinclair e Alex Damian são convocados para a guerra. Sinclair e ferido e se cura. Não Damian.


Mas, Demian, antes de "partir" sugere a Sinclair com o chame se precisar de alguma coisa, como se deu com o chantagista Kromer.


Damian era ou se tornou a consciência de Sinclair.


Um pequeno livro, 157 páginas com muito a dizer, a pensar e transmitir. Li muito livros que deveriam se encerrar 50 páginas antes. Demian poderia ter essas 50 páginas a mais.


"MORAL DA HISTÓRIA": Se tomado o texto de livro quem, afinal, não tem o sinal de Caim? Quem dá a outra face para o agressor? Mas, no mundo sombrio de Sinclair e Demian há a busca intensa à interioridade. Sinclair e "iniciado" por Demian, sua verdadeira consciência e Eva, aquele elemento feminino que o homem não ignora. Aquela imagem edipiana de amor entre ela e Sinclair. Sinclair e Demian não tiveram experiências sexuais porque a busca da espiritualidade pode superar o desejo. E nessa busca Demian é a consciência do amigo.


Referências no texto:

(*) Gênesis, 04.15
(**) Mateus, 5.39
(***) Frederico Nietzsche, "Assim falava Zaratustra"
(****) Max Heindel, "Conceito Rosacruz do Cosmos"

(1) De todas as músicas interpretadas nesses dias há uma música citada possível de ser ouvida, soberba: "passacale de Buxtehude". Possível ouvir no "Youtube"




De Hermann Hesse resenhei o livro "Sidarta". Acessar: Sidarta comentado


quarta-feira, 1 de maio de 2019

O ATENEU de Raul Pompéia

Livro 58







O Livro foi publicado em 1888Não o tenho como de fácil leitura. É que Autores do século XIX, pelo que tenho visto ou lido, se valem de vocabulário e constituição de frases, mais compreendidas no seu tempo,

Então, por vezes, paro numa frase tentando captar o sentido e não raro passo por ela e vou em frente buscando o conteúdo da obra.

Uma dessas frases (parte): “...improvisou como Desmostenes, inundou a arena, ou degraus do trono, as ordens todas da arquibancada até a oitava, com a mais espantoso chorrilho de fecúndia que se tem feito correr na terra.”

Outra característica que chegou à exaustão, como se deu em “Memórias Póstumas de Braz Cubas” de Machado de Assis, são as referências no texto, citando autores da época ou clássicos, ou da mitologia, frases em latim o que obriga em muitas dessas citações buscar o sentido da frase ou da palavra.

Nedição que li, chegou a 168 notas. Não é pouco.

Sem ler antes a biografia do Autor, mas apenas descobrindo o conteúdo da obra, houve momentos muito maçantes a ponto de ameaçar seriamente a deixar o livro de lado e buscar outro com significado mais apropriado às minhas expectativas.

Mas, então, ao ler a biografia se descobre que o Autor praticou o suicídio com 32 anos de idade no Natal de 1895.

Ademais dos 10 aos 16 anos fora ele, o Autor, estudante de internato.

E a obra “O Ateneu” se refere aos tempos de internato do personagem narrador da história, Sérgio.

Há estudiosos que no livro atestam haver muito de biográfico do Autor.




Sérgio fora aluno interno no Ateneu por dois anos, matriculado aos 11 anos.

O livro começa a pontificar a vaidade do diretor, o professor Aristarco.

Discurso no qual o professor Venâncio o homenageia:

Acima de Aristarco – Deus! Deus tão somente; abaixo de Deus – Aristarco!”

Embora “comerciante” porque dono do internato, não era indiferente aos alunos. Há momentos em que ele apoia alguns em suas dificuldades. Não poucas vezes, os mais destacados são convidados a almoçarem em sua residência.

Não há meias palavras: o livro em momentos vários faz referência ao homossexualismo.

Mas, o colega Rabelo desde logo orientara Sérgio a ser forte, a ser homem; “os fracos perdem-se”.

Sérgio, é assediado pelo seu instrutor Sanches, aluno mais velho que o ajudava nas lições. Num certo momento desses contatos, Sanches passou a abraçar Sérgio pelos ombros e até o convidando que sentasse em seus joelhos.

Mas, Sérgio passou a ter asco do colega mais velho e dele se afastou.

Outra relação de íntima amizade se deu entre Sérgio e Bento Alves. Este se tornara “célebre” por deter um assassino – um jardineiro - que matara um desafeto dentro do colégio, por causa de disputa do amor da jovem Ângela, que trabalhava na escola.

Então, Sérgio e Bento Alves se aproximaram muito a ponto deste remeter flores ao narrador.

Num momento dado, porém, Bento Alves parte para cima de Sérgio, dando-se uma briga sem explicações, mas a ilação que se pode fazer é que o agressor reconhecera tratar-se de “amor impossível”.

Ao ser questionado por Aristarco que explicasse a briga havida Sérgio, transtornado ao afirmar que fora atacado primeiro agride o diretor, ao que ele diz:

– Criança, feriste um velho.

E depois:

– Ah! Meu filho, ferir a um mestre e como ferir o próprio pai e os parricidas serão malditos.

Esse incidente não teve consequências.

Sérgio também manteve estreita amizade com Egberto, aluno aplicado, “bonito” mas com o tempo esse relacionamento esfriou.

Mas, nos seus momentos de solidão, Sérgio encontrava a paz e a fé na Santa Rosália cuja imagem ele tinha num cartão, numa figura. 


Eventualmente, ao longo do relato, Ângela reaparecia, sensual, provocando à distância os alunos.

Mas, a figura mais emblemática é Ema, esposa de Aristarco que se afeiçoou muito a Sérgio.

Quando ele doente, o nível de carinho se excedeu. Ela dele cuidava com um “filhinho” mas àqueles que interpretaram a obra, dizem que essa relação fora tal qual o conceito do “complexo de Édipo”.

Não para mim, porque havia reciprocidade, beirando o incesto se tal se aplica num caso desses.

A registrar que Sérgio se ressentia da falta de afeto da mãe que viajava pelo exterior.

[ autores que ligam essa Ema do “Ateneu” com aquela da obra “Madame Bovary” de Gustave Flaubert cuja personagem é, exatamente Ema Bovary que fora tragicamente infiel ao seu marido Carlos.](*)

Então, poderia haver uma ligação entre as duas “Emas” no que se refere à infidelidade.

Ainda se recuperando da doença Sérgio assiste a incêndio devastador do Ateneu que o destrói quase que inteiramente.
Aristarco derrotado recebe apoios, mas a escola está destruída.
E então:
Que vale a estátua se não somos nós?”
O que vale uma estátua, talvez pensasse Aristarco tão vaidoso.
Incêndio debelado se descobre que o incendiário fora Américo que desviara dutos de gás. Américo desaparece.
E desaparece Ema, a esposa de Aristarco.
O livro é constituído, também, de textos monótonos, explanações confusas, descrição de excursões, grandes festas e solenidades com detalhes que se perdem no inexpressivo.

Li até o fim mais por teimosia e menos pela arte.

MORAL DA HISTÓRIA: Num livro de menor expressão como é "O Ateneu", se sobressai a opressão do internato, o "bullying sexual vitimando os alunos menores, relatos de festas fastidiosas e excursões monótonas, culminando com punição ao diretor vaidoso ao ver seu estabelecimento sob fogo. A presença de Ema, esposa do diretor, adúltera, um pouco mãe, um pouco amante, numa relação incestuosa ou edipiana com o narrador Sérgio. Ela mais humilha o diretor vaidoso ao abandoná-lo. A religiosidade de Sérgio, a solidão, as amizades íntimas havidas com colegas que não avançaram além da...amizade. Esse o clima do Ateneu.

(*) “Madame Bovary”, acessar: