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domingo, 15 de outubro de 2023

CONFISSÕES de Santo Agostinho

 LIVRO 112












Santo Agostinho nasceu em 354, apenas 41 anos depois da promulgação de Constantino do Edito de Milão, que tornou o cristianismo a religião oficial do Império Romano.

Tive alguma dificuldade em me concentrar neste livro pelo modo como o Autor reverência as obras de Deus, a repetição de conceitos e a insistência em resolver enigmas principalmente do Gênesis.

Há que se ter muito compreensão. O livro foi escrito em 397/398 DC. Nas partes iniciais do livro que contém 416 páginas, na verdade ele se questiona e questiona Deus sobre os mistérios da criação — pouco dos Evangelhos ele explorou.

Ele fora até 387 quando foi batizado (aos 33 anos) um homem do mundo e nesse lapso ele confessa seus pecados perante Deus...

Na juventude, o orgulho, a vaidade pelo que sua mãe, Mônica, o incentivava à vida a serviço de Deus, da castidade prevendo que seus deslizes  mundanos poderiam ser perigosos.

Mônica fora um esposa (marido Patrício, que seria infiel e rude) e mãe exemplar que teve mais dois filhos (Perpétua e Navigius), a ponto de manter a paz no lar submissa ao marido seguindo, é possível, um preceito referido por Paulo na Carta aos Efésios:

05:22 - Vós, mulheres sujeita-vos a vossos maridos, como ao Senhor.

[Por ser muito religiosa, ter conseguido converter Agostinho à religião.  Ela faleceu aos 56 anos em 387 sendo foi canonizada em 1153 pelo papa Alexandre III].

Na verdade, Agostinho conviveu por anos com uma mulher sem ser casado e dela teve um filho, Adeodato (nascido em 372), inteligente que morreu jovem, com 17 anos. Ao se referir a ele no seu próprio batismo ao catolicismo,  Agostinho o qualificaria de "o filho carnal do meu pecado". 

Esses pecados até hoje estão presentes na vida de tantos — ele relata ate mesmo maldades praticadas por colegas de estudo aos calouros, tentativas de fraude as quais não aceitou — e, especialmente, os desejos sexuais, a luxúria que envolvem o homem e a mulher dificultando a todos aqueles que buscam a espiritualidade, encontrar Deus na sua alma. 

"Ora, a luxuria provém da vontade perversa; e, se não se resiste a um habito, origina-se uma necessidade.

Mas, ele sofria com os seus pecados, inclusive relatando sonhos sensuais. Disse ele:

"Eis que em Roma, sou acolhido pelo flagelo da doença. Já ia descer ao inferno. levando comigo todas as faltas que tinha cometido contra Vós (Deus), contra mim e contra os outros,"

"Procurei o que era maldade e não encontrei uma substância, mas sim uma perversão da vontade da substância suprema — de Vós, ó Deus...

Ele faz referência à carta de Paulo em "I Aos Coríntios" de que é bom o homem não tocar numa mulher porque aqueles que não têm esposa pensam nas coisas de Deus e os casados pensam nas coisas do mundo e em agradar sua esposa. 

Lembrando a idade da infância invoca os mistérios: "Que pretendo dizer, Senhor meu Deus, senão que ignoro donde parti para aqui, para esta que não sei como chamar, se vida mortal ou morte vital?"

Por longo período, Agostinho seguiu a doutrina do maniqueismo, fundada por Maniqueu (ou Manés) foi um admirador de seus oradores, mas à medida que ia absorvendo o cristianismo, foi dela se afastando.

Os tradutores do livro expõem ensinamentos sobre o maniqueismo, mas eu fico com o que disse Agostinho sobre a doutrina, ao a criticar:

"... afirmam (os maniqueistas) que temos duas almas de naturezas diferentes uma boa e outra má. Ora, esses tais são realmente maus ao seguirem essa má doutrina. Só serão bons quando sentirem a verdade e concordarem com os homens de verdade...  para que o Apóstolo possa também dizer: "Outrora fostes trevas mas agora sois  luz no Senhor."

Agostinho teve amigos num sentido de irmão que optaram pela vida religiosa. Destaco dois: Nebrídio que converteu a família ao cristianismo e Alípio, que se tornou bispo de Tagaste (Argélia), sua terra natal e a terra natal de Agostinho e de sua mãe Mônica.

REFLEXÕES DE AGOSTINHO

Será preciso sempre lembrar que "Confissões" foi escrito em 398.

Então, sobre dois temas que ele explana à exaustão, penso ter a ver com a sua época.

► O primeiro é sobre o tempo que não existiria: o futuro não chegou e, então ele não existe; o presente num instante se torna o passado naquela fração de segundos. Assim, o passado não existe mais, salvo na memória.

Não tenho o discernimento para avançar nas dúvidas do Santo, mas no tocante ao futuro, quantas vezes há um projeção mental, uma premonição, uma intuição do que advirá e também na vida material: "daqui a tantos dias, quando acontecer isto ou aquilo ou viajo..." (mas, nesta hipótese, seria apenas expectação).

Quanto ao passado, se psicologicamente ele não existe mas na memória é ele preservado, neste mundo tão complexo, do ponto de vista material, as pirâmides do Egito, por exemplo são a memória de mais de 2.600 anos antes de Cristo. As ruínas de Pompéia...

► Outro ponto, mas do Gênesis, Agostinho "sofre" em buscar o perfeito sentido:

"No princípio, criou Deus os céus e a terra.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o espírito de Deus se movia sobre a face das águas."

Ele discorre em muitas páginas na busca da exata interpretação desse texto.

Ele se refere aos abismos e nessa análise não menciona que também "os céus" foram criados. Parece que ele olha para a "terra" e certamente sabia que ela fazia parte dos... céus.

Se ele tivesse um telescópio e o mirasse a Marte, veria como era ainda no seu tempo, as condições inóspitas de sua superfície.

Somente muitas páginas a frente ele se refere ao Universo, suas estrelas, à Lua...

Nessa sua busca, transcreve interpretações de outros estudiosos e, nesse contexto, chega a mencionar uma questão: o que fazia Deus antes da criação? 

Não faltam mistérios que transcendem em muito a mente humana limitada.

Por fim, ele ora a Deus pedindo iluminação que confirme ou não se esse texto de Moises, no Gênesis, é verdadeiro ou tem algum outro significado. 

Agostinho em 395 torna-se bispo de Hipona (atual Annaba, na Argélia). Falece em 28 de agosto de 430 com 76 anos. Foi canonizado em 1292 reconhecido como doutor da Igreja — pelos outros vários livros que escreveu — pelo papa Bonifácio VIII.  


O LIVRO: tem muito mais do que isso, e quanto a mim exigiu muito resignação em chegar à última das 416 páginas.

Os que desejarem criticar ou esclarecer, há espaço para tanto neste blog.




sexta-feira, 25 de agosto de 2023

DOUTRINA DE BUDA de Siddharta Gautama

 LIVRO 111













Trata-se a obra explanada num volume aparentemente pequeno — apenas 195 páginas. Porém, em cada página conceitos que vão se multiplicando sobre os ensinamentos de Buddha bastante abrangentes avançando mesmo nos melhores conceitos a serem aplicados na administração pública. (*)

Mas, sobretudo, sobre a iluminação de homens e mulheres que buscam atingir esse estágio de paz e santificação seguindo os ensinamentos de Buda trilhando caminhos difíceis, de renúncia aos "apelos" da vida comum, vencendo o egoísmo,  ira, a luxúria, a corrupção... e o esforço para manter a mente desprovida de tais sentimentos e outros que atrapalhem a senda.

Mas, 

"Ó mente! Por que pairas incansavelmente assim sobre as cambiantes circunstâncias da vida? Por que me deixas tão confuso e inquieto..."

O NASCIMENTO DE BUDA E SUA ILUMINAÇÃO

O seu nascimento é, também, envolto em fenômeno místico, isto é, fora do normal dos demais seres humanos.

O rei Shuddhodana Gautama e sua esposa Maya durante 20 anos não tiveram filhos.

Ela engravidou quando num sonho viu um elefante branco entrar no seu ventre pela axila direita.

Então, ela volta para a casa dos país esperando em repouso, o nascimento de seu filho.

"Maravilhada com a beleza das flores de Asoka (...), estendeu seu braço direito para apanhar um ramo; ao fazer esse movimento de à luz um príncipe".



Entre as várias espécies esta pode ser a flor asoka, perfumada.



O pai o chamou de Siddhartha que significa "todos os desejos cumpridos".

Houve a preocupação da família real quando um ermitão, ao ver um brilho ao redor do castelo e lá chegando profetizou que, se a criança ficasse no castelo seria um rei generoso mas se dele saísse tornar-se-ia um Buda, o Salvador do Mundo.

"Buddha significa "o sábio, o iluminado, o homem que adquiriu o perfeito conhecimento da verdade e que, por causa disso, libertou-se de todo e qualquer apego à existência, revelando a todos o método de alcançar essa iluminação..."

 Siddhartha chegou a se casar, mas aos 29 anos de idade mas a vida de conforto e prazeres não o satisfaziam. 

Deixou o castelo e saiu em busca de respostas à sua "inquietude mental" decidindo-se a se tornar um monge mendicante. Foi tentando pelos demônios para voltar ao castelo e, assim o fazendo, "o mundo será seu". 

Buscou sábios para obter a iluminação, sem resultado. Permaneceu por seis anos na floresta.

Sozinho, após abandonado por seus cinco seguidores por um evento banal, empenhou-se na meditação, enfrentando os demônios, as dúvidas, as dores até que, "quando a estrela Dalva despontou" ela encontrara o caminho da iluminação. Ele tinha 35 anos.

Essa Iluminação — resultado da meditação sob a árvore (Bodhi-Ficus religosa) — se dera provavelmente no século V antes de Cristo. 

Por 45 anos Buda percorreu o país, pregando seus ensinamentos, até que, doente, postado entre duas árvores sempre ministrando seus ensinamentos, "o maior de todos os mestres" partiu adentrando ao "almejado Nirvana". (**) 

[Na ocasião da morte, o rosto de Moisés brilhou e o corpo de Buda iluminou-se. Ambos tinham chegado ao estado em que o espírito começa a brilhar de dentro e, então, morreram] (***).

"Este é o estado a que se chega quando, através das práticas e meditação baseados na Sabedoria Correta, extinguem-se  completamente toda a corrupção e paixão mundanas".

ENSINAMENTO SE DE BUDA

É bastante vasto, mas selecionarei alguns conceitos. Além desses conceitos muito claros e diretos há, ilustrando, fábulas e parábolas, uma leitura bastante atraente:

Iluminação

"O corpo de Buda é a própria iluminação!

Sendo assim, Buda jamais desaparecerá enquanto existir a Iluminação."

O esplendor de sua Verdade "se irradia para além dos limites exteriores e interiores das terras de Buda; é porque a vitalidade de sua compaixão nunca fenece através das incalculáveis vidas e eras."

"Buda é aquele que alcançou a perfeita Iluminação e a usou para  salvar e proteger toda a humanidade. O Dharma é a verdade, a essência da Iluminação e o ensinamento que a explica. A Sangha é a perfeita fraternidade daqueles que acreditam em Buda e no Dharma."

Causalidade

Todo o sofrimento humano tem a ver com os desejos humanos, a paixão, o egoísmo, distante das Verdades que transcendem dessa existência mundana.

Todo esse sofrimento é resultado do encontros de causas e condições que mudam se tais elementos deixam de existir.

"Os mais perversos dos homens, que cometem nefandos crime, aqueles cujas mentes estão cheias de cobiça, ira e estultícia; aqueles que mentem, tagarelam, abusam e trapaceiam; aqueles que matam, roubam e agem lascivamente; aqueles que estão próximos da morte, após anos de maus atos; todos eles estão destinados a longos anos de castigo, mas todos podem ser salvos."

A lei da causa e efeito. Mas, 

"A natureza de Buda não se perde nem é destruída, tão logo toda a corrupção seja removida ela sai de sua latência e reaparece."


Caminho do meio

Aqueles que buscam a iluminação devem se afastar dos extremos e seguir o "Caminho do Meio" — que leva à sabedoria e à paz da mente. E não deve alimentar tristes recordações do passado, nem se antecipar ao futuro, mas "com uma mente justa e tranquila acolher aquilo que vier." 

Paixões

A cobiça, a ira e a tolice são os "fogos do mundo". A cobiça aos que perderam a mente pela avidez, a ira aos que se perderam no ódio e a tolice aos que perderam a mente no insucesso em apreender os ensinamentos de Buda.

A luxúria é a mais intensa das paixões humanas: "é como o demônio que devora todos os atos do mundo".

À uma pergunta como podem os jovens que seguem o budismo poderem superar os desejos da luxúria? A resposta:

"Buda nos ensinou a respeitar todas as mulheres. Ele nos ensinou a considerar as velhas mulheres como nossas mães, aquelas de nossa idade, como nossas irmãs e a considerar as mais novas como nossas filhas. Com este ensinamento os discípulos  de Buda são capazes de manter puros seus corpos e mentes e não são afetados pela luxúria, embora sejam jovens,"

Embora num certo estágio dos ensinamentos é recomendado se afastar das mulheres; elas seguindo os mesmos princípios de Buda, também podem atingir a Iluminação como relatado no livro.

Outros ensinamentos

"Assim como o vento carrega o pó, a Compaixão de Buda varre a poeira do sofrimento humano."

Para manter o corpo puro "não se deve matar qualquer criatura vivente". Não se deve roubar ou cometer adultério, manter pura a fala, não mentir, abusar, ludibriar...

"Aquele que, verdadeiramente, buscam o caminho da iluminação devem controlar a mente e prosseguir com firme determinação."

"A prática da caridade afasta o egoísmo."

"A fé abranda as nossas empedernidas e egoístas mentes, dando-nos uma mente amistosa e simpática."

"A família é o lugar onde as mentes estão em contato umas com as outras." Se se amarem, o lar será tão belo como um jardim florido. E devem estar presente os ensinamentos de Buda. 

"O dever do governante é proteger o seu povo. Ele é o pai do povo e o protege por meio de leis. Ele deve despertar o povo, assim como os pais despertam seus filhos, dando-lhes roupas secas para trocar com as molhadas, sem esperar que a criança chore. Da mesma maneira, o governante deve afastar todo o sofrimento e proporcionar felicidade, sem esperar que o povo se queixe. Seu governo não será perfeito até que o povo fique em paz. O povo é o tesouro do seu país."

O Budismo começou na Índia, avançou pela China, Japão espalhando-se a muitos outros países asiáticos e no mundo todo.

O livro tem MUITO mais do que isso!

Referências

(*) As citações do livro que fizemos, são autorizadas com "créditos" a BUKKYO DENDO KYOKAI (Fundação para propagação do Budismo - Tókio - Japão)

(**) Acessar: SIDARTA de Herman Hesse

(***) Conceito Rosacruz do Cosmos de Max Heindel


TEMPLO BUDISTA ZU LAI EM COTIA - SÃO PAULO

(Zu Lai, traduzido do chinês = "aquele que foi / veio")

Esse templo é o maior da América Latina com área construída de 10 mil m2 ocupando área de 150 mil m2.




segunda-feira, 7 de agosto de 2023

K. de Bernardo Kucinski

LIVRO 110 












Diz o Autor que "tudo neste livro é invenção, mas quase tudo aconteceu".

Com efeito, quase tudo aconteceu.

A obra contém alguns capítulos com timbre de crônica mas o que destacado é o relato amargo de um pai, judeu  — que sofrera os efeitos do nazismo, na Polônia — sobre o desaparecimento de sua filha mais querida, em relação aos outros dois filhos nos tempos da ditadura militar no Brasil.

O que, afinal, acontecera com ela depois de notar, K., que sua filha estava há dez dias sem fazer qualquer contato?

K. era um literato, poeta que, com outros judeus, preservava a língua iídiche já então considerada morta, "uma língua cadáver, isso sim, que eles pranteavam nessas reuniões  semanais, em vez de cuidar dos vivos"

Com suas preocupações literárias, surpreendeu-se K. ao saber que sua filha era casada. A modesta cerimônia se dera aos parentes do noivo. Ele sequer fora informado dessa união. Seu genro também era da comunidade acadêmica — não chegara a o conhecer — e como ela desaparecido.

Para desvendar o paradeiro da filha, preocupado, vai ao Departamento de Química onde lecionava. Seus alunos de modo discreto, informaram que ela, que nunca faltava em suas aulas, estava ausente da faculdade havia 11 dias.

A partir daí, no começo de modo tímido, depois fazendo todos os contatos possíveis e até mesmo com falsos "informantes" sai em busca do paradeiro da filha. E do marido.

Conversou com militares, com religiosos e com quem mais lhe fosse indicado para alguma informação que desvendasse o desaparecimento dela.

O que nunca havia feito: procurou a Catedral Metropolitana da Sé, templo católico que nunca entrara antes e ali se uniu ao grupo de pais e parentes que, como ele, procuravam informações dos seus desaparecidos.

De rabinos supostamente influentes no meio político pouco ou nenhuma ajuda recebeu.

Já não duvidava da ação politica antiditadura de ambos. E já ia se convencendo que sua filha poderia ter sido morta nos porões da ditadura.

► Ana Rosa, a filha de K., esse era o seu nome segundo livreto 'Tag' de junho de 2023 que acompanhou o livro, "desaparecera" em 1974.  O Autor era seu irmão.

O Autor se refere ao agente Fleury que naqueles prédios clandestinos do Doi-Codi praticava a tortura e assassinatos contra os militantes capturados.

Nas páginas finais, a "transcrição" de uma carta remetida por "Rodriguez" ao "companheiro Klemente" na qual faz ele ponderações amargas por não terem parado as ações de luta à iminência da derrota do movimento, inclusive lamentando  execuções de membros que queriam deixar as células por vislumbrarem uma "guerra perdida" e, pior,  tratados injustamente como traidores.

Há o nome mencionado nessa suposta carta de um militante (Márcio) que fora executado pela célula.  Esse nome, Márcio (Toledo), é mencionado, também, por Alfredo Sirkis relatando que membros da ALN já praticamente desarticulada, o executaram na rua porque temiam que  saindo da luta, poderia denunciar os que ficaram. Um "estupido crime". (*)

Na resenha do livro "Os Carbonários" de Alfredo Sirkis:

"Num dado momento, vendo que a guerrilha perdia terreno, membros de outras siglas com o mesmo objetivo, iam sendo mortos ou presos, Sarkis resolveu deixar a VPR, descrevendo seu constrangimento perante os demais companheiros revolucionários". 

E reconhece:

"Doze meses depois, estávamos ali, dizimados, reduzidos a menos de um quarto do que fora a organização. Um pensamento sombrio me assaltou. Será que chegava ao réveillon de 71?" (*)

Kafka

Há no livro referências a Kafka (também a Milan Kundera).

"O Processo" de Kafka, de família judaica, é anterior ao nazismo, de 1925. Nessa obra  seu personagem Joseph K. acusado por um crime que desconhecia, até porque não havia crime, não se sentia culpado, tanto que busca nas teias judiciárias saber do que tratava a acusação.

O final trágico é consequência da perseguição da qual fora vítima na trama, sem descobrir do que era acusado, revelando-se cansaço psicológico, dando-se espécie de desistência, entregou-se aos algozes, algo como o suicídio.  (**)

É sempre bom cuidar que a interpretação não vá além do que pensou o autor da obra.


O livro K. contém 196 páginas e nelas há muito mais a ser conhecido.


 APÊNDICE

Naqueles idos das décadas de 60 e 70 como acadêmico de direito na PUCSP, um dia apareceu na classe José Dirceu para umas palavras sobre a oposição à ditadura (talvez em 1969). Questionei-o apontando as dificuldades, porque o lado que combatia era o Exército. Manifestação muito rápida, houve algumas vaias e aplausos.

Referência no texto.

(*) Acessar: OS CARBONÁRIOS

(**) Acessar: O PROCESSO de Kafka




quarta-feira, 26 de julho de 2023

PROMOTEU ACORRENTADO, ÉDIPO REI e MEDÉIA de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes

 EDIÇÃO ESPECIAL

TRAGÉDIAS GREGAS - O DESTINO ESTAVA ESCRITO












ÉSQUILO:  "PROMETEU ACORRENTADO"








Ésquilo nasceu por volta de 525 AC em  Elêusis, próximo de Atenas e faleceu em 456 na Sicília. 

A obra, escrita em 470 AC é mais uma tragédia grega. 

Nas três obras a predominância do cumprimento inexorável do destino. 

Nesta obra de Ésquilo o destino tem a ver com o castigo de Zeus tal qual proclamam correntes espirituais que falam na "lei do retorno", na "lei da causa e efeito."

Mas, há que se afirmar que Zeus é um deus pagão e se envolve como se constata em outras obas com certa paixão na vida dos mortais.

Essa tragédia tem os personagens seguintes além de Prometeu:

Poder e Força: Sob cujas ordens é executada a punição a Prometeu;

Hefesto: designado para acorrentar Prometeu numa "rocha varrida", que lamenta muito cumprir a missão imposta mas a executa, deixando Prometeu numa situação "ultrajante".

Oceano: Aliado de Prometeu que dele se aproxima em seu local do castigo e demonstra o desejo de interceder perante Zeus para minorar seus sofrimentos. E chega a aconselhar: "E por inteligente que sejas, desejo dar-te o mais salutar conselho. Conhece-te a ti mesmo e adota modos novos, pois um novo senhor reina sobre os deuses". Prometeu, porém, rejeitou a ajuda porque receava que Zeus fizesse contra o Oceano, algum tipo de retaliação.

Io: filha de Ínaco: que Zeus amava, mas pelo ciúmes de Hera (esposa de Zeus) foi expulsa pelo pai de casa e deixada à própria sorte no deserto, por terras estranhas, habitantes perigosos. Ela chega até Prometeu mas segundo as profecias dele, Io finalmente, pelo "capricho do Destino, uma grande colônia será fundada por ti Io e pelos teus filhos". 

Hermes: filho de Zeus que vai até Prometeu para saber de suas previsões sobre a perda do trono pelo pai, após um casamento...

Coro das Oceânidas: Aliado de Prometeu que sofre com ele o castigo que lhe impôs Zeus. 

Prometeu fora duramente castigado por Zeus por ter dado aos mortais, aos homens, ensinamentos e segredos conforme explana já acorrentado nas rochas. Ele se refere ao que ensinou e inventou em benefício dos mortais:

 ● A construir moradias  com tijolos e madeira para que saíssem os mortais das cavernas escuras;

 ● A distinguir as estações de inverno e a das flores , dos frutos e da colheita;

 ● Inventou o sistema de números e o alfabeto;

 ● A subjugar os animais para fazerem os trabalhos mais pesados;

 ● Os navios para os marinheiros correrem os mares;

 ● A utilização do fogo...

"Vede como está preso em correntes o miserável  deus que sou, o inimigo de Zeus, que incorreu no ódio de todos os que frequentam a corte de Zeus porque amou demasiado os homens."

Mas, Prometeu exalando o ódio contra Zeus, declara que ele perderá o trono depois de um casamento do qual se arrependerá, porque a esposa lhe dará um filho mais forte que ele.

Então, a tais presságios se apresenta Hermes a mando de seu pai Zeus para saber "que casamento é esse que fazes tanto barulho".

Prometeu, ao ser acusado por Hermes de que delira e está doente, ele responde:

"Se estar doente e odiar os inimigos, então, sim, estou doente."

Então, Hermes, agrava o castigo de Prometeu informando que o "cão alado" de Zeus, o "abutre sanguinário", devorará "com voracidade grandes pedaços do seu corpo (...) que virá todo o dia fazer seu repasto e o dia inteiro vai mastigar a negra iguaria que é o teu fígado". 

No dia seguinte, o fígado recuperado era novamente devorado.

E Hermes não lhe dá esperança de breve reparo ao castigo, mas lhe diz:

"Então olha ao teu redor, reflete, e não acredites que a teimosia valha mais que uma sábia deliberação."

E o Coro aliado de Prometeu, no final, sob ameaça de Hermes a possíveis retaliações de Zeus contra ele, Coro, diz:

"Usa de outra linguagem e dá-me conselhos que eu possa escutar. Acaba de dizer frases intoleráveis. Como podes ordenar que eu cometa uma covardia? O que ele deve sofrer, quero sofrer com ele. Aprendi a odiar os traidores. De nenhum outro vício tenho mais horror."

E a frase final de Prometeu:

"Ó minha venerável mãe e tu, Éter, que fazes rodar ao redor do mundo a luz comum a todos, vede o tratamento ultrajante que me infligem?"


Em Prometeu Acorrentado, o destino dele está ligado aos desígnios de Zeus que o castiga pela ajuda aos mortais e mesmo ao ódio externado ao deus.

Há excessos? 

Depois de 2500 anos, até hoje, com tanto "progresso" sabemos ou controlamos o essencial da vida? Como explicar tantas diferenças entre os semelhantes, as dores físicas, morais? Seriam castigos? Se sim, por quê? Por quem?

O essencial da vida não entendemos ou não nos é dada a compreensão.


SÓFOCLES"ÉDIPO REI"











Sófocles nasceu em 496 e faleceu em 406 a.C
Além de dramaturgo premiado  na Grécia, ocupou altos cargos políticos pela amizade com Péricles, este um estadista influente, orador emérito e líder da democracia na "era de ouro" de Atenas.

"Édipo Rei" de Sófocles. escrita lá pelos anos 427 antes de Cristo constitui-se amarga tragédia grega.

Essa peça teria inspirado Sigmund Freud no desenvolvimento de sua teoria psicanalítica do "complexo de Édipo", por esta frase proferida por Jocasta na peça:

"Não tenhas medo da cama de tua mãe:
quantas vezes em sonho um homem dorme com a mãe!

A lenda de Édipo que antecede a peça teatral de Sófocles contém estes episódios conhecidos:

Édipo era filho do rei Laios e de Jocasta, reis de Tebas.

A profecia obtido no oráculo de Delfos, dera ao menino um destino horrível: mataria seu próprio pai e desposaria sua mãe.

Por isso , fora ele atirado ao abandono numa várzea do Citerão pela própria mãe, Jocasta, com um grampo que prendia seus dois pés para ser morto. 

Mas salvo por um pastor e depois adotado como filho legítimo pelos reis de Corinto, Políbio e Mérope que não tiveram filhos.

["Édipo" tem o sentido de "pés inchados", exatamente pelos grampos que prendiam seus pés, quando encontrado].

Édipo soube da profecia e imaginando que fosse Políbio e Mérope, seus pais verdadeiros deixa Corinto e ruma para Tebas.

No trajeto, por um motivo fútil, uma rusga, Édipo mata quatro dos cinco viajores.

Tebas era atormentada pela esfinge, monstro com cabeça de mulher e corpo de animal que devorava a todos que não desvendassem seus enigmas.
Na vez de Édipo o enigma proposto pela esfinge já se preparando para o banquete:

Qual o animal que tem quatro patas de manhã, duas ao meio-dia e três à noite”?

Édipo dá esta resposta:

— É o homem. Pela manhã ele engatinha com quatro ‘patas’; ao meio-dia é o adulto que anda com as duas pernas e à noite (na velhice) ele se vale de uma bastão, três pernas. 

Vencida, a esfinge se destrói atirando-se num precipício.

Havia a promessa de desposar Jocasta e se tornar rei de Tebas aquele que vencesse a esfinge.

E Édipo casa-se com Jocasta tornando-se rei de Tebas.

ÉDIPO REI

A tragédia de Sófocles, escrita em 430 AC tem os seguintes personagens principais:

 ● Édipo, rei de Tebas
 ● Sacerdote
 ● Creonte, irmão de Jocasta
 ● Tirésias, o adivinho cego
 ● Jocasta, rainha de Tebas
 ● Emissário de Corinto
 ● Pastor da casa de Laios
 ● Arauto do palácio real
 ● Coro dos anciãos de Tebas.

Édipo se depara com multidão nas suas portas e indaga os motivos  daquela aproximação.

O sacerdote ressalta as tragédias que  assolam Tebas e acentua:

"Com seu archote flamejante a peste lança-se sobre nós e dizima a cidade; fica vazia a casa dos tebanos e o reino tenebroso dos infernos vai-se enchendo de lágrimas e gritos."

Édipo respondeu que esperava por Creonte, seu cunhado, que fora consultar o oráculo de Delfos.

Creonte se aproxima e diz que os males de Tebas se devem à morte de Laios, o rei que Édipo sucedeu pelo que haveriam que ser descobertos os seus assassinos e punidos severamente. 

Acreditava-se que Laios fora morto por um bando de ladrões.

Édipo ordenou que fossem os assassinos descobertos.

Então, fora chamado Tirésias, um vidente que poderia desvendar o assassinato de Laios.

Édipo o interroga e ancião Tirésias que reluta em fazer revelações mas é de tal modo desafiado que acaba dizendo  que o rei teria um grande revés e que o homem procurado "passa por estrangeiro mas se verá que é natural de Tebas e essa descoberta lhe será cruel..."

Édipo se revolta e ataca Creonte por ter trazido Tirésias e diz que ele conspirava e desejava conquistar o trono.

Creonte diz, 

"Que caia sobre mim a maldição de Zeus, se fiz alguma coisa do que dizes". 

Quando Jocasta entra em cena tentando apaziguar o marido e o irmão, repete a versão de que Laios fora assassinado numa encruzilhada por salteadores.

Édipo então indaga da compleição de Laios e se era grande sua comitiva ao ser morto.

À resposta de Jocasta de que Laios tinha semelhança com ele e de que eram apenas cinco na comitiva, Édipo passou a se preocupar. 

Jocasta informa que um servo se salvara do massacre. 

Era um pastor que ao ver Édipo como rei antes pedira para se afastar de Tebas. 

Foi, então, chamado para explicar o que vira naquele dia do assassinato.

Entra o emissário vindo de Corinto e informa que a cidade deseja que também seja de lá, Édipo, o rei, porque Políbio falecera de velhice.

Acreditando que Políbio fora seu verdadeiro pai, Édipo revela sua "libertação" da profecia trágica poque não fora ele quem provocara a morte do rei de Corinto.

O emissário informa a Édipo que Políbio e Mérope eram seus pais adotivos e revela que ele salvara o bebe recém nascido abandonado na várzea do Citarão entregue por um pastor. 

Jocasta, a partir daí começa a ficar preocupada,

"Pelos deuses! Se tens amor à vida, põe fim a essa busca! Eu não suporto mais!"

Chega o pastor e depois de muito ameaçado diz a verdade. 

Recebera das mãos da rainha o menino para ser morto porque dele havia grave profecia.

Amaldiçoa Édipo aquele que o salvara, que desprendera seus pés propiciando que a profecia se cumprisse e que,

"Eu não viria a assassinar meu pai 
nem seria culpado como amante
da criatura que me pôs no mundo...
Agora não há deus que me redima:
sou filho de uma mulher corrompida,
rival do homem que me deu a vida. 
  
Foi então informado de que Jocasta estava morta. 

Édipo em desespero,

"Onde está minha esposa que não é esposa alguma, é um útero danado que me pariu e pariu filhos meus!"

Ela praticara o suicídio por enforcamento e Édipo ao ver a cena fura os próprios olhos que sangram.

Então é chegada a hora de sair de Tebas, no cumprimento de seu castigo.

Creonte não consente que com ele, cego, vão suas filhas:

"Vai, mas deixa as meninas!

Édipo:

"Não! Não me tirem minhas duas filhas!"

Creonte:

"Não queiras dar mais ordens, obedece! Teu poder terminou."

E o Coro conclui melancólico:

"Concidadãos de Tebas, pátria nossa,
olhai bem: Édipo, decifrador de 
intrincados enigmas, entre os homens
e de maior poder - aí está!
Quem, no país, não lhe inveja a sorte?
E agora, vede em que mar de tormento
ele se afunda! Por esta razão,
enquanto uma pessoa não deixar 
esta vida sem conhecer a dor,
não se pode dizer que foi
feliz."

"Moral da história": Ninguém escapa do que está escrito a passar na vida, o destino; a busca implacável pela verdade, qualquer que fosse; os mistérios da vida humana a serem desvendados pelo simbolismo da esfinge e as benesses e os castigos a receber e a enfrentar, cada um segundo o seu merecimento. Mas, quem dita essas regras, Zeus?

Esse rigor do destino, afinal de contas não é uma constante até hoje, a despeito do livre arbítrio? O livre arbítrio interfere em experiências essenciais da vida?


EURÍPEDES"MEDÉIA"










Eurípedes nasceu na Grécia a data que parece a mais consentânea seria 484 AC. A tragédia "Medéia" fora escrita em 431 AC. 

Trata-se de uma tragédia, sem exageros, "superlativa".

É a narrativa de ciúmes doentio de Medéia, porque seu marido Jasão a abandonou pela "cama" de uma princesa, Glauce, filha de Creonte, rei de Corinto.

Os personagens da peça, são além de Medéia, Jasão, Glauce e Creonte:

● A Ama

● Escravo que conduz as crianças, filhos de Medéia e Jasão

● Coro das mulheres de Corinto

● Egeu, rei de Atenas

● Mensageiro que traz a notícia da morte de Glauce e Creonte;

● Filhos de Jasão e Medeia

A Ama num longo prólogo explica o ódio de Medéia por ter sido abandonada e seus filhos pelo marido e pai, Jason, O casal exilado em Corinto, vivia bem ali e que "tudo está salvo, quando nenhuma dissensão separa a mulher do marido".

Ela revela que, além do ódio que nutre pela marido que a abandonou, odeia os próprios filhos e ameaça os assassinar.

Diz ela rejeitando a vida isenta de perigos como dizem os homens das mulheres, que "preferiria tomar parte em três combates a dar à luz uma só vez."

O Coro das mulheres lhe dá razão pela revolta, mas aconselha Medéia e não macular de sangue de seus próprio filhos.

Tais queixas e ameaças ao casamento de sua filha com Jasão, faz com que o rei Creonte expulse de suas terras a "intratável" Medéia, dando-lhe um dia para partir com seus filhos.

Jasão insiste que se Medéia se conformasse, poderia viver em Corinto, porque o exílio lhe será caro. E diz que a abandonara pela princesa para garantir o futuro dela própria e dos filhos.

Mas, Jasão é repreendido pelo Coro por ter abandonado Medéia,

Então, surge Egeu, rei de Atenas (*)

Diz ele que por lá estava em busca de respostas para ter filhos tendo consultado mesmo o oráculo de Apolo que lhe dera uma resposta que precisava ser desvendada por um sábio, Piteu, e Egeu seguia até ele.

Medéia diz a Egeu sobre a traição do marido e, então, promete ele protegê-la em Atenas.

Essa promessa de Egeu incentiva Medéia ainda transtornada pelo ciúme doentio a praticar sua vingança cruel.

Então, demonstrando falsamente que se conformava com a traição do marido,  amenizando o seu ódio presenteia a princesa Glauce um vestido e joias preciosas para persuadi-la a manter seus filhos em Corintos, sendo somente ela, Medéia, exilada.

Jasão promete que interviria por seus filhos de modo a que ficasse, em Corinto sendo desnecessários os presentes que oferecia à princesa Glauce.

Medéia não aceita e remete os presentes

Mensageiro, então, a informa de que seus filhos estariam a salvo em Corinto, mas o veneno nas vestes presenteadas e as joias envenenadas mataram tanto a filha como Creonte.

"Do que te toca, não quero dizer nada; aprenderás suficientemente por ti mesma que o mal recai sobre aquele que faz". 

E Medéia mantém o ódio aos seus filhos e os assassina.

Diz o Coro das mulheres: "Miserável! Tens então um coração de pedra ou de ferro, para ferir com tua mão teus próprios filhos, fruto de tuas entranhas?"

Segue-se uma discussão entre Medéia e Jasão exalando ódios, de acusações mútuas mas foi a mulher que atingiu o auge da insânia.

A peça se refere ao destino que se cumpre até porque "Zeus, do alto do Olimpo, determina o rumo de muitos acontecimentos, e muitas vezes os deuses enganam nossas previsões na execução dos seus desígnios,"

O destino e as tragédias.

Depois dessas obras (Prometeu, Édipo Rei e Medéia) filósofos gregos tentaram mudar os rumos adotando a liberdade de pensar se afastando dos desígnios do destino.


Referência no texto:

(*) Mitologia: Egeu deu nome ao  mar Egeu, em sua homenagem,  por nele se atirar e se afogar, julgando que seu filho Teseu fora devorado pelo monstro Minotauro. Teseu fora a Creta para matar o monstro nos labirintos da Ilha.








 

terça-feira, 25 de julho de 2023

O GRANDE GATSBY de F. Scott Fitzgerald

 LIVRO 109





(Esta resenha e comentários contém "spoiler")








Uma obra muito reprisada no cinema:

Antes, do mesmo Autor, não faz muito, lera "Suave é a noite". (*)

O enredo do livro "O Grande Gatsby" foi filmado por Hollywood por quatro vezes: em 1926, 1949, 1974 e 2013.

Tem esse enredo tantos méritos? Estaria o personagem em busca da ascensão social, somente? A hipocrisia só se dá na sociedade (americana) nos idos de 20 do século passado?

O livro, quanto a isso se excede embora não significa esse ponto, alguma crítica ao enredo. Afinal de contas, se assim fosse nada mudaria: o livro ainda está presente embora lançado em 1925. Há 98 anos!

Se o Autor não fosse americano, a obra teria o sucesso que teve? 

A pergunta que faço é, pois, irrelevante.

Personagens e enredo

NICK CARRAWAY

É o personagem que relata a história de Jay Gatsby. Ele viera do Oeste é se mudou para Leste, nas proximidades de New York para trabalhar com títulos, papeis de crédito,  Sua casa, alugada, era vizinha da mansão de Gatsby. 

Ele era primo em segundo grau de Daisy que com o marido Tom Buchanans residiam numa mansão nas proximidades.

DAISY E TOM

Casados mas o Autor deixa entrever alguma animosidade entre o casal.

Daisy fora no passado, namorada de Gatsby antes da (1ª) Guerra e este tentaria reconquistá-la após a porque ela não amaria o marido, Tom

Mas, de um modo ou outro, ela amava tanto o antigo namorado e o marido, embora este tivesse uma amante, Myrtle.

A pedido de Gatsby ela vai para um chá na casa do primo Nick. Dá-se um encontro constrangedor, mas ambos começam a se relacionar nessa estranha liberalidade que poderia se dar naqueles tempos — década de 20 do século passado. 

Pelo menos é o que sugere o livro.

GEORGE e MYRTLE WILSON 

Wilson era um negociante de carros tinha uma oficina e sua esposa Myrtle era amante de Tom de modo quase indisfarçável.  Num dado momento Wilson, desconfiado de "pecados" da esposa a mantém num tipo de prisão domiciliar.

Uma noite ela foge avança para a pista sendo atropelada mortalmente por um carro amarelo, pertencente a Gatsby mas dirigido por Daisy. O carro não para para socorrer a atropelada. 

Wilson falando em vingança se faz de vítima, vai até Tom que confirma que o carro amarelo pertencia a Gatsby.

Ele se dirige à mansão de Gatsby e o assassina e se suicida.

JORDAN BACKER

É uma esportista conhecida, que ajuda a encaminhar o enredo e nos relacionamentos do dia a dia Nick se apaixona por ela mas, o romance não prospera.

JAY GATSBY

Namorado de Daisy de antes da guerra, sem dinheiro, fez carreira promissora no Exército. 

Quando jovem viva daquilo que por aqui se chama de "bicos".

Empolgou-se num iate luxuoso, se aproximou do milionário Don Cody que se simpatizou por ele empregando no exercício de múltiplas obrigações na embarcação. Em cinco anos o iate serviu para cruzeiros pela Europa.

Cody faleceu repentinamente  e lhe deixou uma herança de US$25 mil, um valor significativo para a época, Algo em torno de US$400 mil hoje?

Mesmo tendo comprado a mansão para se reaproximar de Daisy, nas cenas de ciúmes de Tom ao saber que Gatsby "assediava" a esposa porque ela não amaria o marido mas a ele, Gatsby, ocorre ríspida discussão. Tom o acusa de não ter negócios honestos: seria dono de drugstores (drogarias) de fachada para esconder negócios ilícitos. Mas, nada avança quanto a essa acusação.

Ao ser assassinado, nenhum dos antigos convidados de suas festas suntuosas aparece para um apoio, uma homenagem post mortem somente Nick, seu único amigo. 

O pai de Gatsby chega para o sepultamento após ler a notícia do crime num jornal.

Nesse mesmo momento, Tom e Daisy haviam viajado e mantiveram distância desses eventos todos. Mesmo Daisy que amara Gatsby mas que também amava o marido!

 ▬

Esse o quadro de contradições e hipocrisias no livro de Scott Fitzgerald.

O livro tem muito mais do que isso!

Muitas são as listas nas quais a obra consta como de "leitura obrigatória".

Referência no texto:

(*) AcessarSUAVE É A NOITE

domingo, 2 de julho de 2023

A VIAGEM DO ELEFANTE de José Saramago

 Livro 108




Já li outros livros de José Saramago e confesso não ser ele um Autor que muito me atraia. (*)

De qualquer modo, esse romance, ficção, é um livro divertido, irônico e, sobretudo, enaltecendo o elefante pelo melhor das qualidades humanas que demonstra.

Eis que dona Catarina da Áustria, esposa do rei D. João III de Portugal ressabiada com o presente indigno que dera ao "primo Maximiliano" — arquiduque da Áustria — quando de seu casamento com Maria, filha de Carlos V, havia quatro anos, sugere ao marido o presentear com o  elefante Salomão que viera da Índia havia dois anos e praticamente não se movimentava, comia bebia e dormia. Não havia atividades para o animal em Lisboa.

O arquiduque naqueles dias estava em Valladolid, na Espanha. A distância a ser percorrida, em terrenos acidentados naqueles anos de 1551/1552 a partir de Lisboa, seria de cerca de 600 quilômetros. De Valladolid a Viena destino final de Salomão seriam cerca de 2.200 quilômetros a serem vencidos nas piores condições.

O cavaleiro enviado a Valladolid retorna confirmando que Maximiliano aceitara o presente.

A obra revela que pombos-correios também eram utilizados para envio de mensagens.

Dá-se início, então, aos preparativos da viagem do elefante.

O cornaca (cuidador)  de Salomão era Subhro, desde que viera o animal da Índia, apresentando-se "coberto de andrajos" pelo que ordenou o rei que lhe fossem concedidas vestimentas apropriadas para a longa viagem  Ele também era indu e conduzia Salomão assentado sobre seu dorso.

Organiza-se um pelotão da cavalaria que "responderia pela segurança da viagem" , um gigantesco carregamento de fardos — alimento de Salomão — dorna de água e homens para cuidar dos bois e dos carros e todos os equipamentos.

E as dificuldades iam aparecendo, até que numa aldeia, os aldeões, acordaram o reverendo dizendo que deus era um elefante. Então, o religioso alegando que benzeria Salomão e, em o fazendo, passou a proferir frases aplicadas em exorcismo e nesse ritual, atirava água que não era benta.  Aproximando-se do animal, recebeu um coice que o fez que manquejar e disse "que foi castigo do céu."

Mas, o elefante terá gestos de amizade, quando dispensados os homens de apoio com a chegada da dos couraceiros austríacos: "pela primeira vez na história da humanidade, um animal despediu-se, em sentido próprio, de alguns seres humanos como se lhes devesse amizade e respeito..."

Já sob o comando arquiduque Maximiliano, determinou ele que Subhro passasse a se chamar Fritz e Salomão,  solimão.

A viagem tem início de Valladolid até Viena com muitos percalços naqueles caminhos mal apurados, a chuva intensa, a neve inclemente, a perigosa travessia dos Alpes, o perigo de deslizamento. mas todos esses obstáculos iam sendo vencidos. Maximiliano e esposa seguiam num coche mas sujeitando-se às mesmas dificuldades.

Uma parada em Pádua, o padre pediu ao cornaca que ajoelhasse o elefante na frente da basílica de Santo Antônio como se parecesse ou fosse um milagre, uma forma de combater o luteranismo que confundia os fiéis. Tal se deu mas por pressão do arquiduque, Fritz confessou que treinara o animal e ficou muito mal com Maximiliano por vender os pelos do elefante como milagrosos. 

Já na chegada a Viena, um menininha escapa das mãos da mãe e se aproxima perigosamente do elefante. Desespero da morte iminente da menina mas, "era não conhecer Salomão". O elefante enlaçou a menina com a tromba e "levantou-a ao ar como uma nova bandeira de uma vida salva no último instante..."

Os país correram até Salomão receberam nos braços a filha, para emoção geral e aplausos.

Qual foi o destino de  Salomão - solimão nas páginas finais do livro? Na edição em meu poder é esclarecido nas páginas finais da obra, 255/256...

FRASES

— Vem aí a inquisição, meu senhor, acabaram-se os salvo-condutos de confissão e absolvição. — A inquisição manterá a unidade entre os cristãos, esse é seu objetivo;

— Se toda gente fizesse o que pode, o mundo estaria com certeza melhor.


Livros lidos resenhados e comentados do Autor:
 
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quinta-feira, 25 de maio de 2023

A REGRA DO JOGO de Jorge Cortás Sader Filho

 Livro 107


O Autor

Esta resenha e comentários se refere a uma obra de um amigo virtual. Ele reside em Niterói. Nós nunca nos encontramos. Há cerca de 14 anos ambos e com outros articulistas escrevíamos artigos de cunho político e social na plataforma VOTE BRASIL que detinha recursos modernos de comunicação já naqueles dias, a ponto de conquistar expressivo número de acessos e adeptos. 

Mas, como tudo nestes tempos nos quais as tecnologias digitais avançam céleres, a plataforma foi descontinuada. Pensando bem, uma perda.

A obra

É interessante, tanto pelo seu enredo e mais pela movimentação dos órgãos de inteligência das Forças Armadas. No caso do enredo, concentrado na estrutura da Marinha que é alertada no computador próprio, que haveria um atentado contra o presidente Lula. Esse alerta classificado no nível B2 indicava confiabilidade da informação pelo que exigia apuração. 

Os tempos se situam no primeiro mandato de Lula.

O coronel Ivan, que fizera carreira no Exército tomado de dúvida, até pensando que fosse uma brincadeira de algum "marinheiro" com acesso ao sistema, não deixa, porém, de chamar seu velho amigo, o capitão-de-fragata Fróes para juntos pensarem no informação e que medidas tomar.

Mesmo relutando, organizam investigação ampla que de modo cauteloso por seus agentes, mantendo contato com o MST — poderia haver alguma oposição velada ao governo — com os produtores rurais, sendo contatado o deputado Ronaldo Caiado considerado representante privilegiado da classe e, nessas todas gestões nada fora apurado que indicasse uma animosidade severa contra o presidente.

Essa informação confiável, fora realmente um blefe do alto comando do Exército que no meu modo de interpretar — não falei com o Autor — fora forçar um treinamento, uma movimentação estratégica, esgotando todas as possibilidades da investigação.

E, então, surge Hugo Chaves.

No meio da narrativa o Autor ressaltava sempre, a presença do "safado" ex-sargento paraquedista Lemos, expulso do Exército, atirador exímio. 

Ele vivia numa localidade de Niterói, Piratininga. tendo como ocupação pública, a de corretor de imóveis mas que, de má conduta, trabalhara por algum tempo para o crime organizado.

Conquistador, e neste momento, principalmente o amor sexual se exalta, com a linda Nanda que conhecera na praia.

Hugo Chaves vinha com alguma regularidade ao Brasil a convite de Lula para solenidades diversas e assinaturas de convênios.

O nome de Chaves chegou a ser cogitado como alvo, mas sem muito interesse, até que um aluno venezuelano, estudante da PUC disse em público que o presidente de seu país sofreria um atentado no Brasil.

Essa informação chegou aos órgãos de inteligência.

 Teve início nova investigação e nos contatos havidos um militar de baixa patente,  mencionou o nome de Lemos.

Com efeito, Lemos fora contatado para esse crime por opositores venezuelanos pelo qual receberia elevada quantia. E pensavam que aqui no Brasil seria mais fácil sua consumação.

Lemos começa a se preparar, escolhendo a arma.

Enquanto isso, as forças de segurança, incluindo por sua vez exímio atirador para eventual contraofensiva, passara a o vigiar de modo permanente.

Hugo Chaves chega ao Brasil, ruma para o Rio de Janeiro convidado por Lula para visitar instalações industriais de Niterói incluindo a retomada da construção de navios e plataformas para exploração de petróleo.

Lemos se instalou num local estratégico, num galpão, iniciando os preparativos para o atentado. Posiciona sua carabina. De onde estava, sua visão era privilegiada, tanto de Lula quando de Chaves.

Mas, antes, sem que ninguém ouvisse o tiro Lemos foi alvejado pelo atirador sargento Marambaia.

O tiro fatal atingiu a cabeça de Lemos. Essa a "regra do jogo"...

Todo esse trabalho de inteligência, de investigação resultou no promoção dos amigos Ivan e Fróes.

                                                ● ● ●

O livro com 283 páginas tem cenas de amor, o casal apaixonado de Fróes com sua  linda esposa Silvia e o casamento que se daria entre o comandante Ivan com Renata, ela mais jovem do que ele em cerca de 23 anos, porque ela preferia a estabilidade vivendo com um marido mais maduro.

A obra relata a rotina de vida principalmente em Niterói da classe média representada pelas personagens Ivan e Fróes e respectivas esposas.

Embora o final fosse para muitos, previsível, o livro não é só isso, há diálogos nos quais se revelam angústias dos personagens em acreditar no que era real e o que não era.

Então, o livro não é somente o que sintetizei. Há muito mais. 

● ● ●

Como adquirir o livro

O livro poderá ser adquirido acessando o endereço abaixo fazendo a busca pelo nome do livro ou do autor:

www.clubedosautores.com.br