Livro 26
Há alguns anos, uma edição de bolso, a obra “Minha
Formação” de Joaquim Nabuco veio
às minhas mãos duma dessas gôndolas giratórias de livraria.
Livro com texto rebuscado, porque Nabuco fora,
sobretudo, um intelectual, ao chegar à última página lamentei, sabendo que um
dia desses teria que reler a obra. E reli.
Pouco sabia de Joaquim Nabuco que nascera no Recife
em 1849, era rico, monarquista e abolicionista ferrenho. Faleceu em 1910 em
Washington, como embaixador do Brasil. Viveu 61 anos.
Trata-se de uma obra valiosa porque abrange as últimas três décadas do século XIX, período em que se desenvolveu a campanha abolicionista e de certo modo, o início de uma perspectiva republicana, alternativa para a monarquia.
Nabuco era monarquista e
tinha como modelo a monarquia inglesa. Era admirador do estilo inglês, da
civilização e da cultura inglesa e houve momento em que vacilava entre Londres
e Paris, que continha mais obras de arte visível, disponível por suas avenidas.
Esse encanto francês
seria lembrado por Ernest Hemingway, “Paris é uma festa”, nos primeiros anos da
década de 20 do século XX (v. resenha n° 19).
Relata Nabuco:
“A
minha passagem pela Inglaterra deixou-me a convicção, que depois se confirmou
nos Estados Unidos, de que só há, inabalável e permanente, um grande país livre
no mundo. A Suíça é um país livre, mas é um pequeno país. Os Estados Unidos são
um grande país, mas há nele, sem falar da sua justiça, da lei de Lynch, que lhe
está no sangue, das abstenções em massa da melhor gente, do desconcerto em que
caiu a política, uma população de 7 milhões, toda a raça de cor, para a qual a
igualdade civil, a proteção da lei, os direitos constitucionais são contínuas e
perigosas ciladas. A França é um grande país e um país livre, mas sem espírito
de liberdade arraigado, sujeito sempre às crises das revoluções e da glória.”
Os Estados Unidos, ademais, segundo
Nabuco, não tinham o potencial artístico relevante, os políticos eram os de
categoria inferior. O Autor relata eventos em eleições presidenciais cujo
resultado, tal como recentemente tem ocorrido, fora incerto e tudo confuso:
Em julho de 1877:
“A
posição do presidente Hayes é a mais singular que já se viu neste país. Ele
chegou ao poder por fraudes eleitorais sem exemplo” (...) deve, assim, a sua
eleição, ou, melhor, o seu posto, a um sem-número de politicians de todos os
matizes, desde os fabricadores de atas falsas até os juízes da Corte Suprema,
que as apuraram. Chegando ao poder, porém, tem vergonha de tudo isso e torna-se
ele o representante da pureza administrativa e eleitoral.”
E então afasta, enxota, despreza
todos aqueles políticos, senadores, funcionários públicos que participaram das
fraudes que o ajudaram a se eleger.
A origem e lutas de Nabuco pela abolição da escravatura têm páginas emocionantes:
Desde a mocidade e depois ingressando na politica, como deputado dedicou-se de modo incansável à abolição da escravatura.
Desde a mocidade e depois ingressando na politica, como deputado dedicou-se de modo incansável à abolição da escravatura.
Outros abolicionistas se uniram ao
movimento. Entre eles, Nabuco enaltece André Rebouças, negro:
“Matemático e astrônomo, botânico e geólogo,
industrial e moralista, higienista e filantropo, poeta e filósofo, Rebouças foi
talvez dos homens nascidos no Brasil o único universal pelo espírito e pelo
coração... Pelo espírito teremos alguns, pelo coração outros; mas somente ele
foi capaz de refletir em si ao mesmo tempo a universalidade dos conhecimentos e
a dos sentimentos humanos.” (*)
André Rebouças, amigo de Dom Pedro II, embarcou com a família
real para o exílio na Europa com a proclamação da República.
Morando com a madrinha, ainda menino tivera Nabuco uma primeira experiência com o temor de um escravo que fugira duma senzala e agarrara seus pés, implorando que fosse comprado por sua madrinha porque o seu senhor, muito severo, castigava seus escravos com crueldade.
A partir dessa experiência, revelando que absorvera a escravidão “no
leite materno que me amamentou” [de uma negra], “uma carícia muda” que o
envolveu diria: “Assim eu combati a escravidão com todas as minhas forças,
repeli-a com toda a minha consciência, como a deformação utilitária da
criatura...”
Com a morte de sua madrinha, dona do engenho Massangana, relata ele
quando de sua volta 12 anos depois, referindo-se aos escravos que o serviram:
“Não só esses escravos não se tinham queixado de sua senhora, como a
tinham até o fim a abençoado. Eles morreram acreditando-se os devedores (...)
seu carinho não teria deixado germinar a mais leve suspeita de que o senhor
pudesse ter uma obrigação com eles, que lhes pertenciam.” (...) Oh! Os
santos pretos! Seriam eles os intercessores pela nossa infeliz terra, que
regaram com o seu sangue, mas abençoaram com seu amor!”
Claro que esse sentimento de gratidão de Nabuco provinha do que recebera
de seus escravos que, no fundo, fora viva retribuição pelo modo como foram
tratados no engenho de sua madrinha Ana Rosa.
Fora o Brasil o último país a promover a abolição dos escravos, fato que
“humilhava a nossa altivez e emulação de país novo”, embora ocorressem muitas
libertações gratuitas. Há referências de que na Província (Estado) de São
Paulo, até 1885, cerca de 11 mil escravos haviam sido libertados, embora Nabuco
revelasse que em 1879, quando iniciada a campanha abolicionista estavam ainda
sob jugo quase dois milhões de negros.
O tráfico deixara de ser praticado em 1850. Em 1871, a Lei do Ventre
Livre determinara que os filhos dos escravos, até que completassem oito anos
ficariam com a mãe. Depois dessa idade, até os 21 anos, prestariam serviços aos
seus senhores, o que significava “um regime igual ao cativeiro.”
Em 1888, Nabuco, como deputado, depois de constatar que o clero saíra da
neutralidade em relação à abolição, resolvera ir a Roma e obter uma audiência
com o papa Leão XIII – subscritor da encíclica “Rerum Novarum” de 1891 que
entre outros temas apontou as condições subumanas de trabalho e as extensas
jornadas exigidas aos operários – na qual solicitaria uma declaração do
pontífice contra a escravidão no Brasil. Fora muito bem recebido e
sensibilizara o papa. Mas a abolição viria logo, poucos dias depois com a Lei
Áurea, assinada pela princesa Isabel em 13.05.1888.
Nabuco explana que ao assinar tal lei, sabia a princesa que dos negros
só poderia contar com seu sangue e “ela não o queria nunca...” e que a classe
proprietária “ameaçava passar-se toda para a República...”
Ela seria proclamada 18 meses depois.
Com a República, Joaquim Nabuco, monarquista, se afasta da vida política mas em 1910 falece em Washington como embaixador do Brasil nos Estados Unidos.
Com a República, Joaquim Nabuco, monarquista, se afasta da vida política mas em 1910 falece em Washington como embaixador do Brasil nos Estados Unidos.
(*) A Avenida Rebouças em São Paulo é uma homenagem a André
Rebouças