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quinta-feira, 19 de setembro de 2024

A PESTE de Albert Camus

 LIVRO 128












O livro foi publicado em 1947.

O francês Camus recebeu o premio Nobel em 1957.

O livro foi inspirado na invasão nazista à França.

A narrativa do livro leva a essa conclusão porque o Autor se refere a covas coletivas, grandes fornos de incineração para resolver as milhares de vítimas do flagelo. E há esta menção quando a doença fora vencida: ... no fim da tarde, em meio aos sinos, ao canhão, às músicas e aos gritos ensurdecedores.

Mas, o livro está repleto de ternuras e solidariedades no meio da tragédia.

Tudo começa, subitamente, com imenso volume de ratos mortos que surpreende a cidade de Oran, pacata e progressiva com porto movimentado,

À medida que os ratos foram aparecendo, teve inicio um surto de febre que para alguns afetados foi fatal. Aqueles gânglios inchados e dolorosos...

Até que foi pronunciado o nome da doença após vacilações: a peste.

A partir dai da cidade ninguém entra e ninguém sai,

Todos se poupam, saem pouco de casa, apenas os cafés recebem algum publico à noite tendo-se a esperança que um soro sendo preparado pelo dr. Castel contenha a doença.

Cães e gatos começam a ser mortos.

[Muitas situações contadas no livro, lembram os tempos da covid-19 que eclodiu no planeta em 2022. Mas, no romance havia a esperança no soro em preparação e não houve quem negasse sua eficácia mesmo na fase experimental].

No pico da doença, muitos foram os mortos: o cemitério esgotado e, na angústia de resolver sobre os cadáveres, a prefeitura recuperou fornos incineradores.

A desorientação de todos fez com que os cafés anunciassem que "quem vinho bebe, mata a febre", incentivando o consumo da bebida e a presença dos "concidadãos". 

São Personagens da "crônica" como qualifica o Autor:

Dr. Bernard Rieux: o médico dedicado, visitante que se desdobrou na cura dos doentes mas se mantinha sereno às dezenas de morte que passavam pelos seus cuidados sem possibilidade de cura. A mãe vivia com ele e a esposa estava fora da cidade, para tratamento de saúde, longe da contaminação, mas que viria a falecer.

Joseph Grand: funcionário público, amigo e colaborador de Rieux um dia chorou porque sua esposa o abandonara antes da eclosão da peste.

Rambert: jornalista que estava a trabalho em Oran, nela teve que permanecer porque a doença não permitiu que ele deixasse a cidade. Com saudades da noiva, tentou sair subornando guardas que controlavam a saída da cidade, mas resolveu ficar e ajudar o medico Rieux. Com a cura da peste, sua noiva se reuniu com ele na cidade.

Cottard: representante  de vinhos, tentou o suicídio, foi salvo e se tornou amigo do médico e de Jean Torrow. Ele era atormentado porque naquela crise de saúde era  contrabandista. Parecia recear que a peste fosse vencida. No final, com a cidade em festa pela cura, ele se armou e começou a atirar a esmo de seu apartamento sendo contido pela polícia.

Jean Tarrow: Estava na cidade pensando em negócios, se uniu à luta contra a doença, sempre aliando das vítimas a partir de um julgamento quando seu pai, por dever de oficio acusou severamente um criminoso. Dizia que buscava a santidade e a paz a serviço dos homens. Aliou-se ao Dr. Rieux. Mas, não teve tempo de alcançar a santidade...

Padre Panelaux: fez sermão severo sobre a doença: "irmãos, caístes em desgraça, irmãos, vos o mereceste", mas logo lembrou que a peste fora uma das pragas anunciadas por Moisés ao faraó se se recusasse a obedecer os desígnios de Deus. O padre também foi vítima da doença.

Frases:

● O mal que existe no mundo provém quase sempre da ignorância, e a boa vontade, se não for esclarecida, pode causar tantos danos quanto a maldade.

● A peste é preciso que se diga, tirara a todos o poder do amor e até mesmo a amizade. Porque o amor exige um pouco de futuro e para nós só havia instantes.

● Depois de um silêncio, o médico perguntou a Tarrow se ele tinha ideia sobre o caminho que era preciso para se chegar à paz. Torrow: — Tenho. A simpatia.


O livro é bom, dá para refletir, especialmente porque descreve situações assemelhadas com os tempos da covid-19 de 2022.






terça-feira, 10 de setembro de 2024

A ORIGEM DAS ESPÉCIES de Charles Darwin

 LIVRO 127

AOS QUE ME HONRAREM COM A LEITURA DESTA RESENHA ME CORRIJAM ESTABELENDO-SE UM DIÁLOGO CONSTRUTIVO SOBRE ESTE TEMA TÃO CONTROVERTIDO.












Este livro, clássico da ciência biológica, do evolucionismo das espécies é muito difícil, creio que mesmo para quem afeito à matéria é muito mais para o leigo que se mete a tentar ler o grosso volume. O exemplar que está comigo tem o tamanho fora dos padrões, 350 páginas, impresso em fonte miúda. Tudo muito complicado.

O livro foi publicado a primeira vez em 1859 na Inglaterra.

Por que me propus a desvendar essa obra do sábio? Porque precisava entender qual tese defendera ele em suas exaustivas pesquisas e, afinal de contas, onde incursionara ele em negar ou não negar o criacionismo, isto e, as páginas da criação bíblica das espécies.

A minha conclusão é que Darwin ignora essa construção religiosa, mas não nega a presença de Deus na criação até porque na evolução das espécies pela seleção natural há dúvidas e situações inexplicáveis que nem ele nem os muitos estudiosos que se debruçaram sobre o tema, mencionados no livro, explicaram.

Ele pode ter defendido que algumas crenças não têm rigor científico, mas esse fato não as desmente, me parece assim, não as ataca:

"Na hipótese da criação independente de cada ser, podemos apenas notar esse fato, acrescentando que aprouve ao Criador constituir todos os animais e todas as plantas de cada classe sobre um plano uniforme, porém não é explicação científica".

E há essa pergunta que me assalta: todas essas espécies primitivas, as mais elementares estudadas por Darwin, tiveram qual impulso da criação original explicado cientificamente?

Muito bem, espécies evoluem obtendo alterações físicas para se adaptarem a um novo ambiente, em novos desafios de sobrevivência e, nesses casos, podem se distanciar ao longo do tempo, dos caracteres dos ascendentes podendo mesmo os substituir com e aquisição de novas aptidões que se incorporam ao seu modo de vida.

Darwin, sobre os seres humanos e os macacos diz pouco, não incluiu as espécies sequer como "parentes". Porque é corrente a indagação da estreita proximidade do DNA entre os homens e os chimpanzés sugerindo que o homo sapiens descende dos macacos.

Do ponto de vista das teorias de Darwin, tal qual outros animais e plantas semelhantes, eles derivam de troncos comuns especialmente quando se trata de duas espécies que caminham segundo seu ciclo de vida, os homo sapiens fazendo escolhas enquanto que os primatas nas suas centenas de espécies que povoam no seu habitat natural agem pelos instintos.

Tem-se visto amiúde chimpanzés domesticados que assumem atitudes muito próximas dos humanos, são inteligentes, praticam pequenas tarefas, mas são limitados porque lhes faltariam aquele pouco do DNA.

Se de algum modo os primatas se transformam um humanos pela sua evolução? Não por meios naturais encontrados neste planeta. Que se diga como um fenômeno inexplicado que eclode num outro plano de criação, entre tantas outras constatações inexplicadas citadas por Darwin.

E, ademais, nem se pode afirmar se fossem idênticos os DNAs dos chimpanzés ou qualquer primata se agiriam como o homo sapiens!

Sobre homens e macacos o posicionamento de Darwin:

"Enfim, mais de um autor tem perguntado por que, em alguns animais mais do que em outros, o poder mental adquiriu um grau mais elevado de desenvolvimento, quando o desenvolvimento oferecia vantagem para todos. Por que os macacos não adquirem as aptidões intelectuais do homem? Poder-se-ia indicar diversas causas, mas é inútil expô-las porque não passam de simples conjecturas; além do mais, não podemos apreciar à sua probabilidade relativa. Não se poderia esperar resposta definida à segunda questão, porque ninguém solucionará o problema bastante simples porque, dadas duas raça de selvagens uma atingiu um grau mais elevado que a outra na escala de civilização, fato que parece contornar um aumento das forças cerebrais." (*)

Melhor que o sábio apenas dissesse que não tem como explicar esse "aumento das forças cerebrais"!

E a frase:

"Estou convencido de que a seleção natural tem sido o agente principal das modificações, mas jamais o foi exclusivamente só".

Sobre a lei da sobrevivência ou a lei do mais forte

 ► Os seres organizados em algumas fases da sua vida... "devem lutar pela sobrevivência e permanecer exposto à destruição". Mas, sem medo, desconhecido, mesmo com a morte geralmente pronta, "os seres vigorosos, sadios e afortunados sobreviverão e se multiplicarão".

 ► "No estado da natureza, pelo contrário, a menor diferença de conformação ou de constituição basta para fazer pender a balança na luta pela vida e assim perpetuar-se".

 ► A seleção natural pode fazer uma planta produzir sementes em maior quantidade que são disseminadas pelo vento, um fácil processo de aperfeiçoamento.

 ►"Um veado desprovido de chifres ou um galo desprovido de esporas teriam poucas possibilidades de constituir descendentes".

 ► "A seleção natural atua exclusivamente  no meio da conservação e acumulação das variações que são úteis a cada indivíduo nas condições em que pode encontrar-se situado em todos os períodos da vida". 

 ► Há espécies que em nada se alteram mesmo vivendo em condições adversas de ambiente cujas causas "absolutamente ignoramos".

 ► À aceitação da conformação de espécies híbridas não parecidas com os pais mas a outras espécies, "é querer, enfim, escarnecer da obra de Deus".

 ► O conhecimento dos pintainhos em bicar os ovos, se livrarem dessa casca e desde logo se alimentarem dos grãos encontrados no chão, a explicação mais plausível  "é que o hábito adquirido pela prática numa idade mais avançada, se tenha transmitido por hereditariedade, à idade mais precoce".

 ► (...) os animais domésticos reduzidos à domesticidade perderam alguns instintos naturais e adquiriram outros, tanto pelo hábito como pela seleção e a acumulação que fez o homem, durante gerações sucessivas..."

 ► "Com efeito, o desenvolvimento pela seleção natural, de um conjunto de formas, todas oriundas de um ascendente único, deve ter sido muito longo, e as espécies primitivas devem ter vivido muitos séculos de sua descendência transformada", 

 ► Pela teoria da seleção natural, "as espécies novas formam-se porque possuem algumas vantagens sobre as mais antigas",

 ► "Concluímos (...) que as sementes de 14 entre 100 das plantas de uma região qualquer podem  ser arrastadas durante vinte e oito dias pelas correntes marítimas sem perder a faculdade de germinar", em outra localidade ou ilha. As aves podem também disseminar sementes fora de seu habitat natural.

 ► "Em síntese, vimos que seleção natural, que se origina da luta pela sobrevivência e que implica quase inevitavelmente a extinção das espécies e a discordância dos caracteres entre os descendentes de uma mesma espécie-mãe..."

 ► "Pode-se dizer que a natureza se esforça por nos revelar, por meio dos órgãos rudimentares, bem como pelas conformações embrionárias e homólogas, o seu plano de modificações que nos recusamos obstinadamente a compreender".

 ► "Como a seleção natural atua somente acumulando variações pequenas, sucessivas e favoráveis, não podem produzir modificações notáveis ou súbitas; só podem agir a passos lentos e curtos. Esta teoria torna fácil de compreender o axioma: Natura non facit saltus..." (A Natureza não dá saltos).

E uma das últimas afirmações de Darwin já no final do volume — que até agora não se realizou depois de 165 anos da publicação de sua obra clássica: a evolução material é imensa, descobriram-se fenômenos impensáveis do Universo, mas as origens do homem continuam sem respostas e, pior, na sua insanidade está devastando o planeta que mal conhece. A frase que selecionei para finalizar e esta:

 ► "Entrevejo, num futuro remoto, caminhos abertos a pesquisas muito mais importantes ainda. A psicologia será solidamente estabelecida sobre a base não bem definida por Mr. Herbert Spencer (**), isto é, sobre a aquisição  necessariamente progressiva de todas as faculdades e de todas as aptidões mentais, o que lançará uma nova luz sobre a origem do homem e sua história". 


CONCLUINDO

Na difícil leitura da obra concluo que poucos a conhecem e a mencionam por "ouvir dizer" de modo mais destacado em ambientes religiosos, emitindo conceitos equivocados.

REFERÊNCIAS

(*) Uma explicação "não científica" mas da "ciência oculta": "Ao invés de serem os progenitores das espécies superiores, os monos (designação aos macacos em geral) são os atrasados que ocupam os exemplos mais degenerados daquilo que foi antes forma humana. Em lugar de ser o homem que ascendeu dos antropoides, o contrário é que é verdade: os antropoides são uma degeneração do homem. A ciência materialista, que trata só da Forma, equivocou-se e tirou do assunto conclusões errôneas". (Max Heidel  - "Conceito Rosacruz do Cosmos")

(**) Wikipedia: Herbert Spencer foi um filósofo, biólogo e antropólogo inglês, bem como um dos representantes do liberalismo clássico. Spencer foi um profundo admirador da obra de Charles Darwin. É dele a expressão "sobrevivência do mais apto", e em sua obra procurou aplicar as leis da evolução a todos os níveis da atividade humana.

Tema correlato, acessar:

Sapiens - uma breve história da humanidade


sábado, 24 de agosto de 2024

OLGA de Fernando Morais

 LIVRO 126













O livro foi lançado em 1984 e filmado em 2004.

Por que demorei tanto a chegar até ele ou ele a mim? Pela minha rejeição a Luiz Carlos Prestes que, para mim, foi sempre um revolucionário amador a quem atribuo a participação direta ou indireta em dois golpes de estado: em 1937 ano em que Getúlio Vargas oficializou a ditadura do Estado Novo que vinha desde 1935 após a denominada intentona comunista, encabeçada por Prestes e, em 1964, naquele seu jogo de palavras, do tipo: "os comunistas não estavam no poder mas já estavam no governo"(*)

Prestes se tornou o "cavaleiro da esperança", após comandar a Coluna Prestes na metade dos anos 20 cujo objetivo inconvicto era depor o presidente Arthur Bernardes. Percorreu 25 mil quilômetros pelo território nacional, vencendo rusgas com as forças oficiais, mas que se encerrou melancolicamente na Bolívia.

O livro trata desses episódios históricos com precisão, mas o tema central trata da vida e morte de Olga Benário que fora colocada como par de Prestes com a intenção de promover no Brasil a revolução comunista.

 Prestes se encantara com a doutrina comunista e partira para Moscou em 1931.

Olga por sua vez era notória comunista na Alemanha, da Juventude comunista de seu pais, com um traçado heroico ao libertar da prisão, com cúmplices, seu namorado, Otto Braun também comunista convicto. Essa ação, sem detalhes no livro, deu-lhe muito prestígios nas hostes comunistas mesmo na União Soviética.

Com o par formado, com muitos percalços e dificuldades, o casal, clandestinamente, chega ao Brasil e com ele outros agentes com identidade falsa e não menos clandestinos para promover a revolução comunista no maior país da América Latina.

Inesperadamente, os jornais noticiaram uma revolta qualificada de comunista havida no Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Fora uma precipitação, porque se dera sem o controle de Prestes e seus agentes, incluindo a sua esposa Olga. 


Nos planos para a ação revolucionária, o grupo de Prestes se convenceu da dificuldade em contar com os trabalhadores para viabilizar a revolução.


Mesmo assim, o movimento foi tentado no Rio de Janeiro, que durou pouco, de 23 a 27 de novembro (de 1935) dominado pelas forças do governo.

 

Um detalhe importante: nesse mesmo ano de 1935 fora instituída a ANL - Aliança Nacional Libertadora cujos mandatários diziam que não tinha a organização natureza comunista, mas uma ideia que congregaria movimentos populares e suas aspirações, a classe média, trabalhadores. Isso me disse um dia Abguar Bastos, um dos fundadores. Mas seus núcleos espalhados, as milhares de adesões aos seus quadros não poderia evitar a infiltração comunista. O Autor coloca a ANL como aliada de Prestes na denominada intentona comunista fracassada.


Todos os principais aliados de Prestes foram presos. Foram torturados de modo cruel a mando de Filinto Müller o todo poderoso agente getulista da repressão. O alemão Arthur Euert por causa dessas torturas, enlouqueceu.


Prestes e Olga se esconderam como puderam sendo procurados rua por rua, casa por casa no Rio de Janeiro até serem encontrados e presos.


Olga, alemã, judia e comunista foi entregue à Gestapo naqueles tempos em que o nazismo era festejado por aqui. 


No campo de concentração de Ravensbrück ela esteve presa em solitárias, nas condições mais precárias, sempre liderando as presas quando convivendo com elas no mesmo pavilhão.


Nesse campo de concentração havia "experiências científicas" sórdidas com prisioneiras.


O Autor não se referiu à comida servida às presas no campo de concentração.


Grávida de Prestes, deu a luz à Anita que lhe foi tirada após o período de amamentação mas a menina entregue à avó Leocádia, a valente mãe de Prestes.


Parece que a maternidade e o sofrimento na prisão, o choque de sua filha retirada de seus braços, seu isolamento, o controle rigoroso da Gestapo, mas sempre mantendo a esperança, despertou em Olga aquele sentimento muito humano da compreensão e do amor.  


Olga foi morta em 1942 na câmara de gás de Bernburg.


Prestes teve uma vida de equívocos.



► Gostei muito do livro pelo rigor histórico, pelas pesquisas e por descrever com riqueza o drama de Olga na prisão, de sua sogra e cunhada que assumiram a luta pela sua proteção e libertação. Prestes só saberia do destino trágico da esposa, em 1945, quando libertado.

Referências

(*) Relato da deputada Ivette Vargas ouvido numa entrevista de Luiz Carlos Prestes. 







terça-feira, 9 de julho de 2024

A ARTE DA GUERRA de Sun Tzu

 LIVRO 125











Este livro, de pequeno extensão, está comigo há bom tempo.

O livro transmite sabedorias de combate na guerra que são a antítese do taoismo e do confucionismo que são contemporâneos:

O taoismo (tao = caminho) é também uma proposição filosófica de Lao-Tse (século IV AC) que defende a simplicidade, humildade, a contemplação, a serenidade, a compaixão...

Na arte da guerra de Sun Tzu, sobre o Taoismo:

"O Tao é o caminho da clemência e da justiça. As "leis" são os regulamentos e as instituições. Aqueles que se distinguem na guerra são justos e clementes, e respeitadores das leis e das instituições. Tornam o seu governo invencível."

O confucionismo é um sistema filosófico ensinado por Confúcio que propõe a elevação do conhecimento e espiritualidade do homem.

Confúcio sempre tentou persuadir os soberanos para não promoverem lutas pelo poder, mas nunca ouvido. Suas ponderações sobre o pacifismo e éticas não eram levadas a sério, "perda de tempo". 

Na sua apresentação, pela própria editora, é revelado que a estratégia de conhecer o inimigo, suas virtudes e fraqueza, conhecer o terreno das batalhas é essencial para vencer a guerra.

O livro escrito há cerca de 500 AC inspirou, hoje, procedimentos da administração moderna tomando-se as estratégias do Autor nas guerras para aplicar nos negócios e vencer.

Mas, não há que se iludir. Seu teor é realmente a vitória na guerra e, para tanto, lá estão a violência e a crueldade. 

O comandante deve demonstrar os atributos de sabedoria, sinceridade, humanidade, coragem e exigência e com tais princípios deve dar instruções claras dos objetivos a atingir nos combates de tal modo que a disciplina rigorosa entre os combatentes seja observada. O combatente indisciplinado, por melhor que seja, poderá por seus atos ser decapitado. 

"A guerra é uma questão vital para o Estado. Por ser o campo onde se decidem a vida ou a morte, o caminho para a sobrevivência ou para a ruína..."

Tal os cuidados que o general conhecendo o campo de batalha, as condições das tropas inimigas, pode até mesmo não seguir as ordens do soberano.

"Ocasiões há em que as ordens do soberano não necessitam ser obedecidas".

Dai porque é necessário estudá-la com o máximo de cuidado de tal ordem a evitar uma guerra cujos efeitos signifiquem a derrota ou combates que fogem dos objetivos que haviam sido traçados antes que ela começasse.

E, ademais

"A vitória e o principal objetivo na guerra. Se tardar a ser alcançada, as armas embotam-se e o moral baixa. As tropas a ter que atacar cidades mostrar-se-ão exaustas".

"A velocidade é a essência da guerra. Aproveita-te da falta de preparo do inimigo. Viaja por estradas onde não sejas esperado e ataca-o onde não está precavido".

Há conflitos nos dias atuais que parecem seguir a absoluta falta de critérios e, como tal, fazem vítimas que estão no território da guerra mas que pouco tem a ver com ela. São conflitos sem preparo e sem profunda reflexão.

"Não premieis a matança".

FRASES:

● Um homem impulsivo é fácil de enraivecer e ser levado ao seu fim. Quem facilmente se enfurece é irascível, obstinado e apressado. Não pondera as dificuldades.

● Quem está sempre preocupado com a defesa de sua reputação, não olha mais nada.

● Proíbam-se conversas acerca de agouros e feitos sobrenaturais. Limpem-se os planos de dúvidas e incertezas.

● Aparente inferioridade e provoque a arrogância do adversario.


"A ARTE DA GUERRA" E A CHINA

Há chineses pensadores que admitem que Mao Tsé-Tung foi o ditador do caos. Faleceu em 1976 e, a partir dai, a China começou a mudar de rumo em relação ao planeta.

Em 1979 Deng Xiaoping visita os Estados Unidos e não é possível avaliar o que pensara ao ver de perto a modernidade americana naqueles tempos, aquelas cidades suntuosas, o progresso técnico, a modernidade, a liberdade.

Na década de 80 a manchete: "A China abre-se para o mundo".

Os produtos chineses eram quinquilharias, de má qualidade, e quando se tratava da identificação "made in China" logo vinha à mente produto de má qualidade.

Propositado ou não, a China, nos termos do livro de Sun Tzu, a partir dai passou a identificar o terreno dos "adversários" e a o conhecer:

"Direi pois: "Conhece-te a ti e ao seu inimigo e, em cem batalhas que sejam, nunca correrás perigo".

E devagar, nesse mundo competitivo e desafiador, a China foi se superando e se impondo no mundo dominando tecnologia sofisticada e quebrando barreiras comerciais:

"Se a minha força for cinco vezes o do inimigo, assusta-o à frente, surpreendo-o na retaguarda, faço grande tumulto a leste e golpeio pelo oeste."

Com Xi Jimping, a China se identifica como um ditadura capitalista a ponto de conter entre seus cidadãos, milionários que usufruem dessa modalidade de governo.

E nesse progresso vertiginoso, há que tratar os aliados:

"Ofereço aos meus aliados em perspectiva coisas valiosas e sedas, e comprometo-os com acordos, que sigo rigorosamente, após o que, certamente, me auxiliarão".

Até aonde chegará a China? Será daqui a um tempo a maior economia do mundo superando os Estados Unidos?

O tempo dirá.


quinta-feira, 27 de junho de 2024

DOS DELITOS E DAS PENAS de Cesare (Bonesana) Beccaria

LIVRO 124

Explicação:

Eu estava em débito com essa livro porque fora ele recomendado por professor de Direito Penal da PUC de São Paulo há décadas quando acadêmico de Direito. Saldei meu débito, lendo-o agora, em 2023 depois de mais de 50 anos e 260 anos de sua publicação.

Este pequeno livro — não tão pequeno assim — foi escrito em 1764 quando o Autor contava apenas 27 anos. Beccaria nascera em 1738 falecendo em 1794 em Milão.

Na França fora traduzido por André Morellet em 1765/1766, economista e literato. A edição francesa recebeu elogios de filósofos renomados da França pelo modo como expôs Beccaria suas ideias que explicou assim:

"Minha única ocupação é cultivar em paz a filosofia, e contentar assim três sentimentos muito vivos em mim: o amor à reputação literária, o amor à liberdade e a compaixão pelas desgraças dos homens escravos de tantos erros",

[Escravos seriam os condenados submetidos a severos castigos e privação da liberdade pela condenação].

Então, ele preconizou que as nações se preocupassem em estabelecer um corpo de leis penais que impedissem a interpretação pelos juízes, que poderiam se exceder nas penas, levando injustamente o condenado às masmorras e aos suplícios.

A pena será justa se o grau de rigor e limite desviem os homens do crime. Deve haver uma proporção entre o delito e a pena.

As penas daqueles de "alta linhagem" devem ser as mesmas aplicadas ao "ultimo dos cidadãos". 

Um acusado só ficará detido no tempo necessário para a instrução do processo.

As provas do delito só serão perfeitas se não trouxerem no seu âmago a dúvida do crime praticado. E para os abusos, o povo dirá: "Não somos escravos, mas protegidos pelas leis".

Ademais, "a moral política não pode proporcionar à sociedade nenhuma vantagem durável, se não for fundada sobre sentimentos indeléveis do coração do homem".

Claro que no seu tempo ainda sobre os horrores da inquisição há esse princípio ideal do "coração" mas se sabe que o planeta é repleto de diferenças e crueldades. (*)

Ele não aceita o julgamento tomando como base "o espírito das leis" e também rejeita delitos punidos de modo diferente em tempos diferentes pelo mesmo tribunal.

A graça dada pelo soberano a um criminoso pode soar como um aviso de impunidade geral?

Os cidadãos podem fazer tudo que não seja contrário à lei. Nulla poena sine lege.

Beccaria rejeita a tortura de modo veemente porque exige do acusado sob castigo físico que seja acusador de si mesmo e por essa violência, extrair uma "verdade" como se estivesse ela nos músculos do torturado.

Um homem honesto desarmado favorece o bandido armado. 

A pena de morte não é útil nem necessária. Ela se constitui uma 'guerra' contra o homem que a nação a impõe mas quem perde é a humanidade.

O suicídio só pode ser punido por Deus.

O verdadeiro tirano: é aquele que começa reinando sobre a opinião — quando é senhor dela comprime as almas corajosas, das quais tem tudo a temer...

CONCLUINDO:

Sempre digo que essas resenhas tentam trazer as linhas gerais da obra. Mas, o livro de Beccaria  tem mais, muito mais e, reconheça-se, que muito dos conceitos que ele defendeu há 260 anos estão consagrados em muitos códigos penais modernos, inclusive na legislação penal brasileira. De um modo ou outro ele se posicionou em "todos" os crimes mas com base na sua cultura de meados do século XVIII.

Beccaria, à frente do seu tempo, é um desses luminares que de vez em quando aportam no planeta.

Nota:

(*) No tocante à inquisição, em resposta a uma crítica, esclarece Beccaria que a ela não se referiu nem direta nem indiretamente. Mas, a leitura atenta do livro revela que há nas suas linhas e entrelinhas a condenação dos modos perversos adotados pela inquisição.


A MÁQUINA DO TEMPO de Herbert George Wells

 LIVRO 123

O Autor H. G. Wells tem obras diversas de ficção. 

Mas, não só. Ele é autor da obra "História Universal" em três volumes lançado na década de 30 do século passado.

A resenha da obra "A GUERRA DOS MUNDOS" foi efetuada. Esse livro serviu para o enredo de dois filmes .(*)

Esta obra sobre a "máquina do tempo" também foi filmada em 1960.



Cena com o ator Rod Taylor no "seu" laboratório




O livro é de 1895 e o relato parece até um tanto apressado (a edição que está comigo tem 146 páginas).

O próprio tradutor observa que a obra não expõe como a máquina do tempo se movimenta, qual combustível e como ela avança no tempo, no caso do livro, para o futuro.

Hoje há ficção com enredo muito mais científico, digamos, porque há o efeito Einstein cujos teorias foram expostas depois da obra de Wells.

As três dimensões: altura, largura e espessura. O tempo é a quarta dimensão?

Pois bem, o "Viajante no Tempo" (assim qualificado no livro) embarca para um futuro remoto, chega ao ano de 802.701 da "Era Cristã" e lá se depara com pequenos seres (humanos), bonitos, alegres que só se alimentavam de frutas. Eram os Elois.

O ambiente que encontrou era florido, clima quente. Os edifícios eram velhos e abandonados. O "Viajante no Tempo" se surpreende com uma espécie de esfinge grandiosa a qual não pôde explicar origem.

Ele vai se entrosando com esses seres que demonstravam "deficiência emocional" tanto que a pequena Weena num dado momento na iminência de se afogar é salva pelo "Viajante no Tempo" não demonstrando seus semelhantes qualquer reação nesse sentido. 

Essa pequena criatura passa a fazer companhia ao "Viajante no Tempo" e faz parte da aventura mesmo com as dificuldades de comunicação.

Então o "Viajante no Tempo" se depara com um poço profundo e percebe no fundo a uns 200 metros movimentação de seres monstruosos, os Morlocks.

Ele, então, desce nesse poço e constata que aquelas criatura viviam no subsolo. Eles se alimentavam da carne dos Elois.

Voltando-se e procurando sua máquina do tempo não a encontra no lugar no qual fora deixada pelo que conclui que fora ela escondida pelos Morlocks,

Mas, a máquina não poderia ser acionada porque mantinha com ele as alavancas de partida.

Nos embates havidos entre o "Viajante no Tempo" e os Morlocks  morre sem que tenham sido dados detalhes, a pequena Weena talvez abandonada na floresta.

Com uma alavanca de defesa obtida de um velho equipamento, o "Viajante no Tempo" se defende dos monstros e encontra sua máquina num prédio que conseguira adentrar.

Nesse momento, atacado pelos Morlocks o "Viajante no Tempo" consegue repor as alavancas de partida da máquina e sem maiores explicações técnicas, "volta para casa".

O relato da aventura para seus amigos foi recebido entre o ceticismo e a perplexidade. 

FRASE (ao constatar o "Viajante no Tempo" aquele mundo decadente):

"O mundo inteiro será inteligente, educado e cooperativo; as coisas caminharão cada vez mais rápidas em nosso esforço para subjugar a Natureza. No fim, iremos reajustar o equilíbrio da vida animal e vegetal, com sabedoria e cuidado, de uma maneira que satisfaça nossas necessidades  humanas." (Wells, 130 anos depois, se visse o planeta como está certamente que repensaria esse "otimismo").

(*) Acessar: A GUERRA DOS MUNDOS


sábado, 15 de junho de 2024

DOUTOR JIVAGO de Boris Pasternak

 LIVRO 122












Nesta resenha há desfechos que podem ser considerados "spoiler".

A edição que li, de "bolso" contém 750 páginas.

O livro foi lançado em 1957, possibilitando que o Autor recebesse o Prêmio Nobel em 1958 mas obrigado a recusar porque eram os tempos da União Soviética ditadura comunista fechada e porque a obra trazia momentos amargos da Revolução de 1917 não sendo para o regime uma referência enaltecedora.

Para lá da janela estava a Moscou muda, escura e faminta.”

A Revolução de 1917 extinguira com violência a dinastia russa do czar Nicolau II. (*)

Parece que o Autor avançou um pouco nos tempos mais sombrios dos tempos de Stalin para enfatizar as mudanças para pior da vida das pessoas comuns do povo — ninguém disse isso mas eu conclui assim.

O livro só foi publicado, como explica a contracapa porque os originais foram "contrabandeado" para a Itália e lá publicado em 1957.


A obra inspirou um filme de muita beleza, Dr. Jivago de 1965 estrelado pela linda atriz Julie Christie (Lara) e Omar Sharif (Jivago). A música "Tema de Lara", inspiradora, também fez muito sucesso e até hoje, ocasionalmente, se a ouve. 




 

Os atores principais do filme de 1966





O livro não tem muito a ver com o roteiro do filme nele baseado. Há o romance entre Jivago e Lara interrompido pelos fatores políticos mas o fim da história, no livro, é diferente.


A obra se esmera em descrições poéticas de cidades mesmo que abandonadas, de florestas e da neve intensa na Sibéria, uma dificuldade de viver sobre e sob ela.

Outra particularidade: mesmo com suas 750 páginas (na edição que está comigo) o livro é fácil de ler porque, a despeito de longos capítulos, o Autor os dividiu em textos curtos.

Aos personagens, o Autor usou o patronímico (sobrenome) e não o nome e usou mesmo o diminutivo do nome dos personagem.

As referências históricas são imprecisas na obra, mencionadas ocasionalmente sem referência clara das causas e efeitos.

Os principais personagens e a participação na história, são estes:

Iuri Andreevitch (Dr. Jivago)

Médico bastante preocupado com seus pacientes, a partir da Revolução de 1905, movimento pacífico de trabalhadores que reivindicavam ao czar  direitos pelo trabalho exaustivo, reforma agrária, tolerância religiosa, liberdade de manifestação.

Essa manifestação resultou num massacre pela guarda do czar, começando aí a desorganização da vida comum do povo russo, que eclodiria em 1917, com a revolução bolchevique comunista liderada por Lenin.

Jivago se casara com Tônia, tivera filhos e trabalhava normalmente no hospital mas se deslocava para outras cidades.

Às vésperas da Revolução de 1917 reencontra Larissa Fiodorovna (Lara) lindíssima que procurava pelo marido. Com ela teria, tempos depois, relacionamento amoroso intenso numa vida conturbada por dificuldades e apreensões pelos rumos que o país seguia.

Muitos os deslocamentos para vilarejos remotos. Nesses deslocamentos, Jivago foi sequestrado por guerrilheiros sob argumento de que deveria cuidar de um ferido do grupo. Mas, não seria libertado, permanecendo confinado por mais de dois anos até que, num dado momento, foge.

Chega ao Vilarejo (Iuriatin) em andrajos, cabeludo e barbudo como um mendigo. Mas, é reconhecido e recebe apoio, indo morar num cômodo abandonado como tantos outros.

Com pendores literários, redigindo textos e poesias, mas deprimido pela situação em que vivia distante da família e da amada Lara, nesse período de solidão, quase em fuga pela situação política grave da Revolução transmitindo a sensação de insegurança, de ameça velada que afetava mesmo as pessoas simples que abandonavam suas casas e fugissem sem muita clareza do quê.

Dava-se por ordem oficial, o confisco de grãos e alimentos pelo que havia dificuldades de obter comida, obrigando até clandestinamente, a plantação de hortas.

Lá pelo ano de 1929 Iuri distante de sua família e de Larissa se une a Marina, telegrafista, com quem teve duas filhas, vivendo precariamente, embora apoiado ou protegido pelo irmão Ievgraf que demonstrava influência no noel regime bolchevique.

A morte de Jivago deu-se de modo inesperado nesse tempo.

Marina entrou em desespero.

Lara discretamente acompanhada do irmão de Iuri, Ievgraf estiveram presentes homenageando o morto que amavam

Larissa Fiodorovna (Lara)

Jovem muito bonita, aplicada nos estudos, inteligente, sofre violação sexual, é o que deixa entrever o livro, por Komarovski, advogado, personagem influente no meio social e político.

Num baile, em Moscou, tal o seu ódio por ele, Lara tenta o matar com um tiro mas erra, ferindo apenas sua mão de outrem. E foi nessa dia que Iuri voltou a ter contato com ela.

Mas, Komarovski decidiu abafar o escândalo, preservando sua reputação e cuidando de Lara que poderia até mesmo ser condenada à prisão.

A “proteção” de Komarovski Lara perdura em boa parte da obra.

Ela tinha um pretendente apaixonado, Pavel Antipov (na obra chamado pelo diminutivo Pachenka ou Pacha).

Lara confessara a Pacha que fora violada mas o amor que tinha por ela não impediu que se casassem.

Não demora muito, Pacha resolve ingressar no movimento revolucionário como voluntário, abandona a família para desespero de Lara.

Em 1917 Pacha (também chamado Strelnikov!) desempenhava posto de comando na Revolução bolchevique (da maioria):

Este novo (anseio) era a revolução, mas não aquela idealizada nas universidades em 1905, mas esta, atual, presente, nascida da guerra sanguinária, dirigida por peritos nessa tempestade, os bolcheviques”.

Mas, ele resolve se afastar da Revolução porque fora denunciado por alguma ação não divulgada e estava em vias de prisão ou punição mais severa.

Nessa preocupação em se esconder, encontra Iuri, falam de Larissa fazem planos de partida mas numa manhã, estirado na neve é encontrado morto. Se suicidara.

Embora Iuri (Dr. Jivago) se correspondesse com Lara tal a paixão, eles não chegaram a se reencontrar.

O destino de Tônia a esposa de Iuri não é revelado, mas a filha Tânia, envolvida nos trabalhos de campo como roupeira, é reconhecida pelo tio Ievgraf -— “que cuidará dela”.

Porque Tânia fora uma criança abandonada e seu tio ao conhecê-la diria:

Não a abandonarei assim. Só tenho que acertar alguns detalhes. E, então, quem sabe, ainda vou me constituir como seu tio e darei a você um titulo de sobrinha de general. E ainda farei estudar em uma universidade. Onde você quiser.”


Nas páginas finais do livro, uma série de poemas que o Autor atribui a autoria a Iuri Jivago.

A vida é um instante fugaz,

Não passa da dissolução

do que nós somos nos demais

como perene doação.

FRASES

Marxismo é ciência? Discutir isso com uma pessoa que mal conheço seria no mínimo imprudente. Mas tudo bem. O marxismo não possui autodomínio para ser considerado uma ciência.

● Então chegou  mentira à terra russa. A maior desgraça, a raiz da maldade futura, a perda da fé no valor da opinião própria.

A mulher traz sozinha ao mundo seus filhos, sozinha transporta-se para um segundo plano da existência onde tudo é mais tranquilo e onde se pode colocar o berço, sem medo. Ela, sozinha em sua resignação, alimenta e cria os filhos.

Oh, como é doce existir! Como é doce viver no mundo e amar a vida! Oh, como sempre se deseja dizer obrigado à própria vida, à própria existência, e dizer isso para elas frente a frente.

A floresta livre do homem, embeleza-se em liberdade, como prisioneiros libertados do encarceramento.

O reino das plantas é fácil de ser imaginado como o vizinho mais próximo do reino da morte. Lá, na vegetação da terra, entre as árvores dos cemitérios, entre os rebentos das flores saídos dos canteiros talvez estejam concentrados os segredos da transformação e dos enigmas da vida, que tanto nos atormentam. Maria Madalena, não reconhecendo imediatamente Jesus, saído do túmulo, confundiu-o com o jardineiro.

O livro é bom, fácil de ler.

► A tradutora foi Zoia Prestes, filha mais nova do notório comunista Luis Carlos Prestes que viveu na Rússia por 15 anos. Mas, isso é uma outra história.

 ► Mais informações sobre o regime comunista da União Soviética e o domínio político violento que prevaleceu acessando:


RUMO À ESTAÇÃO FINLÂNDIA

STALIN NOVA BIOGRAFIA DE UM DITADOR
















quarta-feira, 1 de maio de 2024

O DIÁLOGO POSSÍVEL de Francisco Bosco

LIVRO 121




EXPLICAÇÃO NECESSÁRIA 

Estas impressões não objetivam fazer uma crítica desarrazoada do livro até porque nem de longe teria capacidade de escrever um volume desse porte, com centenas de citações e bibliografias.

Mas, são essas referências que confundem: elas se misturam com a eventual opinião do Autor e, em muitos textos, não se identifica bem o que é do Autor ou do referenciado.

Há trechos do livro em que a citação de um obra de apoio vai ao detalhe de verdadeira resenha.

O Autor é eclético: ele se refere a Nistzsche - aquele filósofo anti-solidariedade - a Homero - deste valendo-se de um episódio da Odisseia: Proteu e Eidoteia - que na verdade não consegui achar o sentido com o texto do capítulo.

O capítulo 5 tem o título de "A hera dos direitos". Que hera é essa, a da mitologia, a planta trepadeira ou a ERA mal grafada?

Finalmente, o título: "O Diálogo Possível" e o subtítulo: "Por uma reconstrução do debate público brasileiro".

Não atinei com a proposta de um diálogo possível, poque o Autor não apresentou  suas conclusões, suas recomendações para o diálogo destacado no título do livro.

Havia, quanto a uma efetiva proposta de "diálogo possível", a expectativa das páginas finais do "Epílogo" mas nesse fecho, o Autor se referiu à terceira via que nada tinha com o grosso do texto do seu livro. Então, "... este livro não é uma defesa da terceira via, tal como a expressão vem sendo empregada no Brasil..."

ALGUNS COMENTÁRIOS A PROPÓSITO DE POSIÇÕES DO AUTOR:

Pobreza e desigualdades

Faz o Autor longa análise sobre essas diferenças que são um características do Planeta, nos vários continentes.

Tenho que esse problema praticamente insolúvel, pode até ser situado no âmbito metafísico, porque este é o planeta das diferenças, da riqueza e dos esquecidos.

A pobreza não é, pois, vítima da sociedade, mas precisa ser ajudada para diminuir a tragédia que tantas vezes ela revela. Então, não há como incluir o filósofo Nistzsche nessa proposição de ajuda.

E sobre isso tenho me perguntado: quais países não há tais diferenças? Nos países escandinavos? Na Finlândia?

Sabe-se que esses países são de alto desenvolvimento humano e a ação do Estado na busca do bem-estar de seus cidadãos.

Mas, olhemos para  África, para as Américas e mesmo para o resto da Europa... Onde a igualdade?

Diz o Autor que nos governos Lula houve o combate à pobreza mas o resultado nunca foi significativo, mas foi tentado.

Pelo que entendi, o Autor conta com uma reforma tributária para diminuir essas desigualdades...

Preconceito racial 

O Autor explana muito sobre ser o Brasil um país mestiço. 

Eu não tenho dúvidas de que é embora haja a predominância branca.

No tocante ao preconceito racial aos negros e mesmo aos mulatos, tenho que será difícil superar esse preconceito tão prejudicial, tão negasto.

Ele faz parte da maldade humano porque este não é um Planeta santo, não é o paraíso.

E há a imagem da escravidão, do castigo bárbaro infligido aos escravos, estes chamados de "elemento servil". 

Para minorar esse preconceito, a educação antirracial deve começar no berço num longo processo de ensino sobre a tolerância humana entre iguais.

E não será fácil porque há os registros históricos da escravidão.

TRECHOS E COMENTÁRIOS

(Textos com aspas são do Autor; sem aspas são baseados no livro, mas sem responsabilidade do Autor)

Do livro, extraí pontos que achei darão algum sentido ao que defendeu o Autor:

 Posicionamento do Autor o qual não tenho como preocupante: 

"O grande desafio político em muito países hoje, o Brasil entre eles, é voltar a encontrar um termo de equilíbrio capaz de conciliar liberalismo e democracia". 

Qual o desequilíbrio constatado entre o liberalismo e a democracia?

Não se constata esse desequilíbrio pela definição simples de liberalismo que, no meu modo de ver está intimamente ligado à democracia:

Liberalismo é uma corrente política e moral garantindo a liberdade individual aí incluída a das minorias, de imprensa, liberdade econômica, a livre iniciativa, obrigando cidadãos governados e governantes ao cumprimento igualitário das leis. 

⁕ "A polarização político-afetiva é, portanto, o modo em que os sujeitos gozam com o ódio do adversário e com os laços de identificação grupal..." / E nessa linha, assim se engendrou "o populismo sádico do bolsonarismo?"

⁕ Com a vitória de Lula em 2002 o PSDB foi caricaturado pelo PT e pela esquerda em geral. Daí veio o segundo mandato de Dilma um excesso (a opinião é minha), deu no que deu. O PT odiado por parcelas elevadas da população, os atos da lava jato, a prisão de Lula e, nesse quadro, surgiu Bolsonaro.

⁕ Na lava jato um procurador proclamara que o sítio de Atibaia era de Lula, "porque a roupa da mulher era muito brega. Decoração horrorosa..." Delton Dallagnol, aquele do powerpoint vergonhoso, se referia  a Lula como "9" (nine). Foi por aí que a lava jato "fez água". O Autor faz dura crítica ao juiz Moro por aceitar o convite de Bolsonaro para o Ministério da Justiça, porque fora exatamente ele, Bolsonaro, o principal beneficiado da lava jato, com a prisão de Lula. 

⁕ Bolsonaro se notabilizou pelos ataques "às instituições fundamentais do liberalismo — o Supremo Tribunal Federal a imprensa o Parlamento — (...)" governo formado por uma mentalidade religiosa, preconceituosa, antiglobalista, permitindo concluir ter um caráter de conservadores iliberais.  

⁕ As ditas igrejas neopentecostais enriqueceram, o dono de uma delas é também dono de uma rede de TV, professam a filosofia da prosperidade (pague o dizimo e a riqueza virá); alguns desses autodenominados pastores fazem discurso de ódio em prol de Bolsonaro, tratado como "eleito divino" por eles.

⁕ Para a direita, "havia uma ameaça real de o país se tornar comunista" que remontara ao golpe contra João Goulart. A ditadura pós 64 não foi branda como querem alguns contando o número "baixo" de mortos e desaparecidos. A direita, mesmo golpista, dá a entender que é a guardiã da liberdade.

⁕ E o "centrão" conservador? "O espírito do centrão seria doravante o guardião da governabilidade". A que preço?

⁕ "Eu, entretanto, estou entre os que consideram correto comparar stalinismo e nazismo pelo denominador comum do totalitarismo".

Stalin foi ditador perverso matando de fome ou em nome de expurgos para garantia do regime milhões de russos. (*)

⁕ "Para Montesquieu , "a liberdade é o direito de fazer tudo o que é permitido pelas leis. Para Rousseau, "liberdade significa obediência à lei que nós prescrevemos". Esse nós introduz a exigência da soberania popular na experiência política moderna".

⁕ Uma proposta do Autor para negociação dos conflitos religiosos?

"O conflito entre religiosos e todos os demais cidadãos que defendem políticas públicas liberais (que previnam a homofobia e garantam os direitos das minorias, por exemplo) não parece ter solução nos termos em que se encontra. O que chamo de solução seria um processo politico de negociação com o objetivo de encontrar propostas capazes de acolher os interesses de ambos os lados".

A questão toda nem é tanto esses conflitos religiosos mas as negociações entre o Executivo e o Congresso perdulário, com a bancada evangélica, da bala, do centrão, a grande maioria pensando em seus interesses eleitorais. Nesse campo nada é fácil, máxime para um governo de esquerda que comete erros ideológicos primários, mas não graves, até agora.

O livro tem 349 páginas (não incluídas as das citações e bibliografia). 

Como disse, o Autor não apresentou proposição sobre o "diálogo possível"


Referência:

(*) Acessar: STALIN NOVA BIOGRAFIA