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domingo, 12 de maio de 2019

DEMIAN de Hermann Hesse

Livro 59



O Autor Hermann Hesse (1877-1962) nasceu na Alemanha mas em 1923 naturalizou-se suíço. Foi vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1946. 

DEMIAN é de 1929 ainda sob os efeitos devastadores da 1ª Guerra Mundial na Europa prevendo o Autor uma mudança no continente. Tanto que inseriu uma guerra iniciada pela Russia na qual seus personagens Sinclair e Demian vão para o campo de batalha. 

O que dizer de sua obra, Demian?

Que em momentos ela é instigante, meio sombria mas, sobretudo, reveladora. A história se baseia na marca de Caim, que assassinara seu irmão Abel.


Diz a Bíblia que, a despeito desse pecado mortal, fora Caim preservado, ao receio de que saindo pelo mundo, seria morto. Mas, disse Deus que qualquer um que matasse Caim, sete vezes seria castigado:


"E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse." (*)


Caim teve descendentes.


Então Hesse parte desse sinal para elaborar sua história reconhecendo que a alguns esse sinal é reconhecido.


Seriam aqueles que não ofereceriam a face esquerda depois de agredido na face direita? (**)


Mas, aqueles que detém esse sinal de Caim, não saem por aí matando pessoas os "Abeis" que encontram. 


O livro muito pouco fala de Jesus e num certo trecho me parece uma provocação ao o incluir e mencionar Nietzsche:  


"Ver-se-á que o que a natureza quer com o homem está gravado no indivíduo está gravado em ti e em mim. Já o estava em Jesus e em Nietzsche."


Para mim, em muitos dos seus trechos ininteligíveis Nietzsche não ostentava nada de vida interior, pelo contrário, falava na morte de Deus, crítico das religiões que faziam o homem caminhar tal qual mansos cordeiros e defendia o super-homem, aquele que se despoja dessas amarras e se supera:


"Eu anuncio-vos o super-homem! O super-homem é o sentido da terra..."

E permanecer fieis à terra e a não acreditar naqueles que vos falam de esperanças supra-terrestres". (***)

Os personagens, Sinclair e Damian se "formam" na tradição católica tanto que cursam o preparatório para a crisma, ato que ratifica "a graça do batismo".


À medida que os amigos vão amadurecendo eleva-se o estágio da meditação, das revelações dos sonhos no sono, noites chuvosas, ambiente sombrio, percepções extraídas de experiências do dia a dia. 


Damian sempre esteve presente na vida de Sinclair.


O livro é feminista.


O sexo para o narrador Sinclair que concentrava forte disposição à meditação e à interioridade não era um ato a ser evitado e o praticaria se encontrasse a mulher certa, mas até aquele momento ele não tivera nenhuma experiência.


Aqui eu extrapolo, para explanar sobre a abstenção sexual mantida até ali do personagem em busca de sua espiritualidade invoco este "indicativo" revelado em hostes místicas:


"Se a força sexual for usada do modo indicado (para procriação), a função sexual terá lugar muito  poucas vezes na vida, podendo portanto, praticamente, toda a força sexual ser empregada para fins espirituais. Não é o uso mas o abuso que produz todas as perturbações e interfere com a vida espiritual". (****)


Até porque, 


"Glorifica-se a Deus como Pai de toda a vida, ao mesmo tempo em que se oculta e se silencia a vida sexual, fonte e substrato da própria vida, declarando-se pecado e obra do Demônio" (Alex Demian)


Essas perturbações graves teriam ocorrido com o personagem Knauer que lutava por obter "energias interiores", mas era afetado de modo suicida pelo vigor sexual. Não se suicidou porque salvo por Sinclair que fora levado até ele por mero "acaso".


Não sei se Hesse esperaria poucos anos depois o advento do nazismo no seu país de nascimento. 


Sinclair era um menino que vivia feliz e confortável em sua casa, recebendo o carinho dos pais, os cuidados da mãe e a companhia das irmãs.

Quando devia ter uns 10 anos de idade, com dois vizinhos quando se encontraram com Frank Kromer, um garoto com seus 13 anos, de família problemática, malvado, com tendência a submeter à sua  vontade os mais jovens.

Todos contava suas vantagens, aventuras e inverdades.

Então, para impressionar, Sinclair inventou na hora uma aventura que consistiu no roubo de um saco de maças de um vizinho.


Kromer fez com que jurasse que aquela aventura fora verdadeira.

A partir dai, Kromer passou a chantageá-lo ameaçando denunciá-lo ao dono das maças e aos seus pais se não lhe pagasse dois marcos.


A angústia de Sinclair chegou ao auge, furtando moedas para pagar a Kromer. 


E as exigências continuaram culminando com o pedido do chantagista em conhecer a sua irmã mais velha. Sinclair não entendeu os motivos embora desconfiasse, por ouvir dizer, que um homem e uma mulher poderiam praticar atos inconfessáveis.


Ele de nada sabia da prática sexual.


E nesse momento que se aproxima Alex Damian e praticamente adivinhando seus pensamentos e suas angústias. Confirma que a causa é Kromer.


Essas páginas são eletrizantes.


Damian, tinha nos olhos algo que ia além de sua pouca idade.


Havia comentários de que Damian podia se defender de um modo até mortal.


A partir daquele dia, nunca mais Kromer se aproximou de Sinclair que nunca soube o que fizera Damian para que isso ocorresse.


Sinclair volta à sua vida de paz com sua família e confessa o que fizera.


Começou, então, a amizade entre Sinclair e Damian. Demian vira em Sinclair o sinal de Caim.


Ao avançar nos estudos, passa a frequentar o liceu isolando-se, ignorado pelos colegas pelo seu comportamento reservado. Por influência de Afonso Beck, porém, passa a frequentar cafés e tavernas e se embebedar de vinho e divertir os colegas de farra pelo seu cinismo nessa sua nova vida.


Sinclair não se aproximava das garotas até que encontrou numa tarde de primavera, num parque, uma jovem que o impressionou profundamente. Chamou-a de Beatrice e, por causa de sua paixão, voltou ao seu estilo de vida reservado, afastando-se das companhias e do vinho, "aspirando a ser santo".


E tenta pintar o seu retrato, sem êxito, parte para um qualquer rosto que se apresentou diferente de Beatrice. Esse retrato guardou com cuidado até identificar a quem parecia o rosto: a Damian.


Mais tarde, reecontra Damian e o conduz a uma taverna e passa a beber vinho. Damian recusa a compartilhar a bebida e chama a atenção de Sinclair ao dizer: "Sempre é bom termos consciência de que dentro de nós há alguém que sabe tudo sabe..."


Numa aula ouve pela primeira vez explanações sobre a doutrina de "Abraxas",


"Contudo, outras hipóteses atribuem a Abraxas importância ainda maior, vendo nele uma divindade dotada da função simbólica de reunir em si o divino e o demoníaco."


Prosseguindo nessa sua vida solitária, interior, ouvindo de uma igreja, o som bem tocado de um órgão.


Depois de alguma dificuldade, se aproxima do organista Pistorius e com ele trocam reflexões sobre a espiritualidade até que se dá o rompimento. (1)


Já no final do livro, Sinclair conhece Eva, mãe de Damian, uma mulher bonita, de idade indefinida, que se torna, mãe, protetora e se torna sua paixão profunda.


Algo edipiano. Dela chega a receber um beijo na boca. 


Mas, não há referência no livro que Sinclair tenha conhecido o sexo.


Por fim Sinclair e Alex Damian são convocados para a guerra. Sinclair e ferido e se cura. Não Damian.


Mas, Demian, antes de "partir" sugere a Sinclair com o chame se precisar de alguma coisa, como se deu com o chantagista Kromer.


Damian era ou se tornou a consciência de Sinclair.


Um pequeno livro, 157 páginas com muito a dizer, a pensar e transmitir. Li muito livros que deveriam se encerrar 50 páginas antes. Demian poderia ter essas 50 páginas a mais.


"MORAL DA HISTÓRIA": Se tomado o texto de livro quem, afinal, não tem o sinal de Caim? Quem dá a outra face para o agressor? Mas, no mundo sombrio de Sinclair e Demian há a busca intensa à interioridade. Sinclair e "iniciado" por Demian, sua verdadeira consciência e Eva, aquele elemento feminino que o homem não ignora. Aquela imagem edipiana de amor entre ela e Sinclair. Sinclair e Demian não tiveram experiências sexuais porque a busca da espiritualidade pode superar o desejo. E nessa busca Demian é a consciência do amigo.


Referências no texto:

(*) Gênesis, 04.15
(**) Mateus, 5.39
(***) Frederico Nietzsche, "Assim falava Zaratustra"
(****) Max Heindel, "Conceito Rosacruz do Cosmos"

(1) De todas as músicas interpretadas nesses dias há uma música citada possível de ser ouvida, soberba: "passacale de Buxtehude". Possível ouvir no "Youtube"




De Hermann Hesse resenhei o livro "Sidarta". Acessar: Sidarta comentado


quarta-feira, 1 de maio de 2019

O ATENEU de Raul Pompéia

Livro 58







O Livro foi publicado em 1888Não o tenho como de fácil leitura. É que Autores do século XIX, pelo que tenho visto ou lido, se valem de vocabulário e constituição de frases, mais compreendidas no seu tempo,

Então, por vezes, paro numa frase tentando captar o sentido e não raro passo por ela e vou em frente buscando o conteúdo da obra.

Uma dessas frases (parte): “...improvisou como Desmostenes, inundou a arena, ou degraus do trono, as ordens todas da arquibancada até a oitava, com a mais espantoso chorrilho de fecúndia que se tem feito correr na terra.”

Outra característica que chegou à exaustão, como se deu em “Memórias Póstumas de Braz Cubas” de Machado de Assis, são as referências no texto, citando autores da época ou clássicos, ou da mitologia, frases em latim o que obriga em muitas dessas citações buscar o sentido da frase ou da palavra.

Nedição que li, chegou a 168 notas. Não é pouco.

Sem ler antes a biografia do Autor, mas apenas descobrindo o conteúdo da obra, houve momentos muito maçantes a ponto de ameaçar seriamente a deixar o livro de lado e buscar outro com significado mais apropriado às minhas expectativas.

Mas, então, ao ler a biografia se descobre que o Autor praticou o suicídio com 32 anos de idade no Natal de 1895.

Ademais dos 10 aos 16 anos fora ele, o Autor, estudante de internato.

E a obra “O Ateneu” se refere aos tempos de internato do personagem narrador da história, Sérgio.

Há estudiosos que no livro atestam haver muito de biográfico do Autor.




Sérgio fora aluno interno no Ateneu por dois anos, matriculado aos 11 anos.

O livro começa a pontificar a vaidade do diretor, o professor Aristarco.

Discurso no qual o professor Venâncio o homenageia:

Acima de Aristarco – Deus! Deus tão somente; abaixo de Deus – Aristarco!”

Embora “comerciante” porque dono do internato, não era indiferente aos alunos. Há momentos em que ele apoia alguns em suas dificuldades. Não poucas vezes, os mais destacados são convidados a almoçarem em sua residência.

Não há meias palavras: o livro em momentos vários faz referência ao homossexualismo.

Mas, o colega Rabelo desde logo orientara Sérgio a ser forte, a ser homem; “os fracos perdem-se”.

Sérgio, é assediado pelo seu instrutor Sanches, aluno mais velho que o ajudava nas lições. Num certo momento desses contatos, Sanches passou a abraçar Sérgio pelos ombros e até o convidando que sentasse em seus joelhos.

Mas, Sérgio passou a ter asco do colega mais velho e dele se afastou.

Outra relação de íntima amizade se deu entre Sérgio e Bento Alves. Este se tornara “célebre” por deter um assassino – um jardineiro - que matara um desafeto dentro do colégio, por causa de disputa do amor da jovem Ângela, que trabalhava na escola.

Então, Sérgio e Bento Alves se aproximaram muito a ponto deste remeter flores ao narrador.

Num momento dado, porém, Bento Alves parte para cima de Sérgio, dando-se uma briga sem explicações, mas a ilação que se pode fazer é que o agressor reconhecera tratar-se de “amor impossível”.

Ao ser questionado por Aristarco que explicasse a briga havida Sérgio, transtornado ao afirmar que fora atacado primeiro agride o diretor, ao que ele diz:

– Criança, feriste um velho.

E depois:

– Ah! Meu filho, ferir a um mestre e como ferir o próprio pai e os parricidas serão malditos.

Esse incidente não teve consequências.

Sérgio também manteve estreita amizade com Egberto, aluno aplicado, “bonito” mas com o tempo esse relacionamento esfriou.

Mas, nos seus momentos de solidão, Sérgio encontrava a paz e a fé na Santa Rosália cuja imagem ele tinha num cartão, numa figura. 


Eventualmente, ao longo do relato, Ângela reaparecia, sensual, provocando à distância os alunos.

Mas, a figura mais emblemática é Ema, esposa de Aristarco que se afeiçoou muito a Sérgio.

Quando ele doente, o nível de carinho se excedeu. Ela dele cuidava com um “filhinho” mas àqueles que interpretaram a obra, dizem que essa relação fora tal qual o conceito do “complexo de Édipo”.

Não para mim, porque havia reciprocidade, beirando o incesto se tal se aplica num caso desses.

A registrar que Sérgio se ressentia da falta de afeto da mãe que viajava pelo exterior.

[ autores que ligam essa Ema do “Ateneu” com aquela da obra “Madame Bovary” de Gustave Flaubert cuja personagem é, exatamente Ema Bovary que fora tragicamente infiel ao seu marido Carlos.](*)

Então, poderia haver uma ligação entre as duas “Emas” no que se refere à infidelidade.

Ainda se recuperando da doença Sérgio assiste a incêndio devastador do Ateneu que o destrói quase que inteiramente.
Aristarco derrotado recebe apoios, mas a escola está destruída.
E então:
Que vale a estátua se não somos nós?”
O que vale uma estátua, talvez pensasse Aristarco tão vaidoso.
Incêndio debelado se descobre que o incendiário fora Américo que desviara dutos de gás. Américo desaparece.
E desaparece Ema, a esposa de Aristarco.
O livro é constituído, também, de textos monótonos, explanações confusas, descrição de excursões, grandes festas e solenidades com detalhes que se perdem no inexpressivo.

Li até o fim mais por teimosia e menos pela arte.

MORAL DA HISTÓRIA: Num livro de menor expressão como é "O Ateneu", se sobressai a opressão do internato, o "bullying sexual vitimando os alunos menores, relatos de festas fastidiosas e excursões monótonas, culminando com punição ao diretor vaidoso ao ver seu estabelecimento sob fogo. A presença de Ema, esposa do diretor, adúltera, um pouco mãe, um pouco amante, numa relação incestuosa ou edipiana com o narrador Sérgio. Ela mais humilha o diretor vaidoso ao abandoná-lo. A religiosidade de Sérgio, a solidão, as amizades íntimas havidas com colegas que não avançaram além da...amizade. Esse o clima do Ateneu.

(*) “Madame Bovary”, acessar:

segunda-feira, 8 de abril de 2019

A VIDA MÍSTICA DE JESUS de H. Spencer Lewis

Livro 57


O Autor de "A Vida Mística de Jesus" fora “Imperator da Ordem Rosacruz - AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosacruz)”. (*)

Nos meus tempos de juventude estive engajado à AMORC e em termos de encaminhamentos e até autoajuda num nível de meditação e exercícios superiores, aquele período foi satisfatório.

No tocante ao livro, não é "fácil" sua leitura se considerarmos os evangelhos e a visão diferente do Autor em muitos episódios da vida de Jesus.

Pede o Autor, por isso, que "aqueles que, levados por uma sinceridade ortodoxa rejeitarem grande parte do que este livro contém, só posso dizer: "guarde, apenas, o que bem lhe parecer".

Toda a pesquisa, revela o Autor, fundara-se em viagens a Jerusalém, Galileia e revelações encontradas em documentos antigos a que teve acesso, registrados pela Grande Fraternidade Branca que tivera origem no Egito, nos tempos do faraó Aknaton - que impusera o deus único, reverenciando o sol - e também da Fraternidade dos Essênios, grupo místico  que prestava caridade aos necessitados, inclusive de cura mas internamente, na sua essência, se constituía numa escola de iniciação e ensinamentos.


O Autor se refere mesmo ao Tibete que poderia Jesus ter visitado se a sede da Grande Fraternidade Branca estivesse já lá instalada. Historicamente a constituição do Tibete se dera nos tempos do nascimento de Jesus. A capital Lhassa, histórica, de onde teria recebido Jesus manuscritos de um templo budista existente na cidade só seria fundada séculos depois do seu nascimento. 

Porém, no livro "Mistérios e Magias do Tibete" o Lama Kazi, entre os ensinamentos que ministrava à Autora Chiang Sing diz: "Esse sexto raio cósmico (dourado) é regido pelo bem-amado Mestre Ascensionado Jesus Cristo que - segundo provam nossos livros santos - foi iniciado nos templos tibetanos".
Nesse livro há também referências à Grande Fraternidade Branca (**)


Ensinamentos budistas fizeram parte da instrução de Jesus, quando ainda jovem e chamado de José.

Mas, a sua instrução mística se dera fundamentalmente na Índia, na cidade de Jaganate, atual Puri, que fora o centro do "budismo puro". Seus estudos, inclusive com o aprendizado de línguas, também na Índia, se deram em Benares.

Diz um dos artigos de fé essênios que Deus é essência e que "o ego humano provém de Deus e é uno como Deus. Por conseguinte é eterno e imortal." 

O Autor qualifica Jesus como o maior dos mestres, o avatar que nenhum outro superou em divindade, espiritualidade e conhecimento.



















Naqueles tempos, antes da vinda de Jesus, os judeus tinha influência, até porque no seu meio havia os banqueiros e comerciantes mas muitos e a maioria iletrada se ressentiam da opressão de Roma, eles que eram "o povo escolhido de Deus".

A religião era o judaísmo. 

Então esperavam um libertador, um messias.

Afinal, Moisés os libertara do jugo egípcio.

Os pais de Jesus viviam na Galileia pelo que rejeita o Autor que seja Ele, nazareno. 

Isso porque nos tempos de Jesus, na Galileia, não havia nenhuma cidade denominada Nazaré que só surgiria posteriormente.

Quanto aos "nazarenos" defende o Autor, que eram assim chamados pelos judeus todos os estrangeiros que não professavam sua religião que poderiam pertencer a uma seita secreta. 

Rejeita também a ligação dele como descendente da casa de David. Jesus jamais fizera essa ligação como seu descendente.

Os pais de Maria foram Joaquim - sumo sacerdote da Grande Fraternidade Branca - e Ana que ao engravidar, estabelecera-se que se fosse uma menina seria considerada uma futura vestal.

Aos doze anos, dando mostras de que poderia gerar, os Sumo Sacerdotes da Fraternidade convocaram viúvos que poderiam desposar Maria.

José foi o escolhido, até porque era membro da comunidade essênia.

Protestou pela sua idade.

Voltou ao trabalho na construção de uma casa, era marceneiro e pedreiro, e depois de seis meses, quando retornou, Maria estava grávida. José se desesperou, mas, à noite ouviu do Mestre:

"Nada receies, porque o que ela concebeu, do Espírito Santo é, e terá um filho e as Hostes Celestiais o chamarão Jesus porque nele estará o Espírito Santo, por obra da palavra de Deus."

Mas, José para fugir de más interpretações resolveu viajar e nas proximidades do dia do parto, se refugiara com a mulher numa caverna.

A essa caverna vieram os Magos perguntando do "Grande Rei", ao que José respondeu:

"Vou a Judeia com o Filho de Deus, não o Rei, porque seu Reino não é deste mundo, mas sim dos corações humanos."

Ao saberem os Magos das ameaças de Herodes, preocupado com o nascimento de um grande rei, avisaram a José e Maria, oferecendo-lhes ouro, incenso e mirra. 

E José e Maria seguiram a viagem por outro caminho.

Então Jesus não nasceu numa manjedoura como preconizaram os "primeiros Santos Padres da Igreja". Aquela gruta do nascimento era um local preservado pelos essênios.

A estrela anunciando o nascimento de um Avatar foi observada por certo tempo antes do nascimento e os Magos, Iniciados,  compreenderam o seu significado, saindo, então, em busca do recém-nascido, que seria considerado, o Mestre dos Mestres. 

Naqueles tempos os judeus tinham poder por terem em seu meio, banqueiros e comerciante, mas muitos – e a maioria iletrada – se ressentiam da opressão de Roma, eles que eram um “povo escolhido por Deus.”

Então, esperavam um libertador, um Messias. Não fora Moisés quem os libertara do jugo egípcio?

Os pais de Jesus eram gentios, isto é, não judeus e não descendentes, como ele próprio, como afirmam as escrituras, da “Casa de Davi”. Afirma o Autor que não há na Bíblia qualquer afirmação de Jesus sobre essa ascendência.

E a sempre questionada data de nascimento de Jesus…
No Evangelho de Mateus, ele nascera no tempo de Herodes. Em Lucas nos tempos em que Cirênio governava a Síria…

Mas, o reinado de Herodes terminou em 4 AC e Cirênio foi governador da Síria entre 4 anos mais 1 AC e posteriormente até 6 anos DC.

Haveria nessas datas um diferença de cerca de cinco anos a frente da data aceita do nascimento de Jesus e o mês seria abril ou maio.

O 25 de dezembro foi adotado como data simbólica do nascimento porque nessa data nasceram figuras históricas destacadas. Mencionando um exemplo: “Osíris, filho da santa virgem e deusa Nut, nasceu em 25 de dezembro e nesse mesmo dia celebravam os gregos o nascimento de Hércules. Também Baco e Adônis nasceram em 25 de dezembro.”

Então era data marcada pelo nascimento de outros Avatares.

A Bíblia nada informa sobre os primeiros anos da vida de Jesus.

A despeito de ser um personalidade divina, a maior de todas, ele precisaria receber educação “para que pudesse empregar a palavra...” e transmitir as mensagens que deixaria para o mundo, uma espécie de “divisor de águas”, sem prazo para serem superadas ou esquecidas.

Essa instrução foi ministrada no Grande Colégio e escola superior, mantidos pelos nazarenos e essênios situados no monte Carmelo: “A crônica de Seu ingresso na escola de Carmelo revela que Ele para lá fora com o nome de José, filho de Maria e José, e reencarnação de Zoroastro, o Filho de Deus.”.

Nesses tempos de estudo sua sabedoria já com pouca idade surpreendia os sábios eruditos judeus. E também foi adquirindo Jesus, o poder de cura.

Ao passar por todas as provas e mantida a fé inabalável, na condição de Grande Mestre passou a ser chamado de Jesus. Mais tarde, numa solenidade da qual participaram os Mestres Supremos da Fraternidade Branca fora ele proclamado o Cristo, o Salvador tendo início a missão de Redenção.

Relata o Autor a cena seguinte durante o batismo de Jesus, por João:

“Quando Jesus se levantou (das águas), e antes que João pudesse falar, um vivo fulgor desceu dos céus, envolvendo Jesus e nele permanecendo como aura grandiosa, ofuscante, de iridescente iluminação. João recuou, mais por medo do brilho intenso do que por espanto, e a multidão ficou aterrorizada, muda, fascinada pela visão que tinha ante seus olhos.”

A crucificação não fora obra dos judeus mas por ordem de Roma. E fora ele apontado aos soldados romanos por Judas, já que ele e seus apóstolos, vestiam-se de branco.

Pilatos vacilou muito em ordenar a crucificação de Jesus e tentou adiar o castigo. 

Mas, ao ser crucificado, chegou ordem provinda de Tibério que instruía Pilatos a revogar a ordem e adiar todo o processo até que Cireneu fizesse investigação mais completa. Enquanto isso, Jesus deveria ser colocado em liberdade.

Por causa disso, os membros de Jesus não chegaram a ser quebrados.

Fora retirado da cruz muito ferido na madrugada por José de Arimatéia e outros essênios sob forte chuva.

Foi cuidado pela comunidade essênia embora Jesus tenha usado todos os seus poderes para recuperar a energia e a consciência de seu corpo.

Não houvera, então, a ressuscitação corporal e a subida aos céus.

Depois de recuperado voltou a instruir seus apóstolos até se afastar definitivamente da vida pública, permanecendo num dos aposentos do monte Carmelo.













Poderá ter vivido até aos 70 anos.

Para o Autor, a cruz se tornou um símbolo que traduz as experiências a serem enfrentadas pelos homens e a rosa vermelha no seu centro desabrochando à medida que a alma evolui no sentido da divindade.

Resultado de imagem para a cruz dos rosacruzes


 (*) O livro está disponível no mercado livreiro.
(**) Sobre "Mistérios e Magias do Tibet", acessar livro 10, no link abaixo:







segunda-feira, 18 de março de 2019

RAZÃO E SENSIBILIDADE de Jane Austen

Livro 56


A Autora Jane Austen nasceu em 1775 na Inglaterra; não teve vida fácil porque, teve desilusão amorosa e morreu cedo, aos 41 anos por “complicações pulmonares”. É assim que exprime o livreto que acompanhou o livro, cuja edição é de 2002.


A indagação que se tem feito sobre a Autora é o seu talento de escritora, mesmo sendo “tímida e reservada, filha de um clérigo protestante do interior da Inglaterra viria a produzir livros tão sofisticados, como uma mulher de temperamento doce...”

Razão e Sensibilidade” foi publicada em 1812. (*)

Sim, é um livro de fácil leitura, com 360 páginas, “discursivo”, textos longos, cuja exposição dos eventos e caracteres dos personagens revela o modo (parcial) de vida dos ingleses no seu dia a dia, numa busca intensa de ocupação, de diversão incluindo a música, busca de amizades, de convivência.
































Quando me refiro a “ocupação”, não vi nada explícito sobre “trabalho”. 

O enredo, então, segue a linha de que todos têm alguma renda herdada e vivem uns com mais recursos que outros.

No primeiro volume os personagens principais, são a sra. Dashwood casada com Henry Dashwood e suas filhas Elinor (a mais velha), Marianne e a menina Margaret.

Henry era pai de um filho do primeiro casamento, John.

Henry falece e deixa a fortuna para o filho John, incluindo a magnífica propriedade em Norland Park.

A esposa de John, demonstrando personalidade forte e avara, dominadora, o convence a não transferir à madrasta e suas filhas, suas segundas irmãs os valores adicionais que recomendara seu pai antes do falecimento.

Ele e esposa Fanny eram apegados ao dinheiro.

Depois de um tempo, madrasta e filhas deixam a magnífica residência e se mudam para um chalé distante cerca de seis quilômetros dali em Devonshire.

Essa mudança faz com que Elinor fique distante do seu possível pretendente que amava, Edward, sujeito comedido, sóbrio – cujo amor era correspondido, pelo que demonstrava.

Marianne conhece Willoughby após um acidente, sendo levada em braços até sua casa.

Ela tinha um outro pretendente, o coronel Brandon, apaixonado. Tivera desilusão amorosa antes – a mulher que amava se casara com o seu irmão - e que era considerado “velho” com seus 35 anos.

Nesse momento ele sai de cena, sem muitas explicações ao receber uma carta. Mas, o motivo fora acudir sua sobrinha abandonada.

Também, sem muitas explicações Willoughby, informa constrangido que precisaria se ausentar para desempenhar algumas missões ordenadas por sua tia e viaja sem dizer quando voltaria

Marianne chora muito, por dias, e o espera.

Elinor é informada por Lucy que Edward era seu noivo havia quatro anos. Ela tem profunda decepção mas se contém.

Há então, nessas primeiras 130 páginas, muitas reuniões, jantares, jogos de baralho e os homens eram todos gentis e muito comportados.

O sentido desse primeiro volume era a “necessidade” de casamento às heroínas.

No segundo volume (do mesmo livro) destacam-se além de Elinor e Marianne, os personagens: a sra. Jennings, suas filhas sras. Middetlon e Palmer. Sir John era genro da sra. Jennings e alugara o chalé à viúva Dashwood e suas filhas.

E também Lucy, prima da sra. Jennings suposta noiva de Edward Ferrans.

A sra. Jennings convida as irmãs Elinor e Marianne a a acompanharem por algumas semanas em sua casa em Londres.

Marianne fica por demais ansiosa porque poderia reencontrar Willoughby. Manda-lhe bilhetes quando já em Londres, sem que ele responda.

Numa noite de festas, ela o vê com outra mulher e estranha muito. Pede explicação que não vem até que Willoughby lhe manda uma carta dizendo que se casaria com outra mulher, aquela que o acompanhara naquela noite.

Ela fica desnorteada, doente, chorando muito, afastando-se de todos. Todos que sabem do ocorrido lamentam a sorte da linda Marianne que se torna impaciente com todos.

O coronel Brandon, pretendente de Marianne conta a verdade sobre Willoughby que seria um aproveitador e mau caráter. Ele seduzira sua sobrinha Eliza e a abandonara grávida.

John ressalta a beleza de Elinor pretendendo que Brandon se interessasse por ela e não por Marianne, muito jovem.

Lucy, noiva de Edward, de todos os modos tenta a amizade de Elinor que, por delicadeza, a trata bem.

Os dias vão se passando repleto de intrigas, mexericos, desfeitas até que numa recepção, a mãe de Edward trata Lucy muito bem mostrando-se indiferente em relação a Elinor.

Elinor passa a admitir, então, que a aproximação entre Edward e Lucy pode se fortalecer.

No 3º volume (do mesmo livro)

Mas, a irmã de Edward, Fanny, ao saber pela irmã de Lucy, Anne, do noivado, tem uma reação inesperada e de repúdio. A mãe de Edward o deserta e transfere ao seu irmão mais moço os direitos que lhe pertenceria por ser o filho mais velho, dando-lhe a título de renda mil libras e praticamente nada ao outro.

Edward afasta-se da família, mantém o noivado com Lucy e resolve seguir vida religiosa ligando-se a algum presbitério.

Marianne em Londres, adquire forte gripe, muito doente, corre sério risco de morte mas se recupera.

Enquanto doente Marianne, recolhida em seu quarto, Willoughby vai à residência da sra. Jennings que estava ausente e emocionado revela a Elinor o amor “eterno” à sua irmã.

Dando valor às relações sociais e ao dinheiro, por imposição de sua tia que o perdoaria de tudo, se se casasse com outra mulher, rica, assim agira com muito sofrimento. Arrependido pelos abusos que praticara à sobrinha do coronel Brandon, atos de um libertino conforme classificara a sra. Dashwood (mãe de Marianne e Elinor).

Então, um dia, Edward vai ao chalé onde moravam as Dashwood, explica que Lucy se casara com seu irmão Robert que dera um “golpe” na sua mãe, sra. Ferrars, que lhe garantira renda antes de se casar.

Por fim, Elinor se casa com Edward, tem início o noivado do velho Brandon, agora com 37 anos com a linda Marianne, agora com 17 anos.

Todos os casais com o casamento vivem felizes para sempre.


(*) A história foi filmada em 1996 sob direção de Ang Lee, com elenco de astros.