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quarta-feira, 4 de julho de 2018

A DIVINA COMÉDIA (Paraíso) de Dante Alighieri

LIVRO 46

VER NOTA IMPORTANTE NO FINAL DO TEXTO

Depois do "Inferno" e "Purgatório" (*)

Quais as emoções teria algum mortal de se aproximar do céu, dos vários estágios de santidade?

Pois o relato do Autor revela sempre alta luminosidade dos espíritos que ofusca sempre sua visão mortal, um som musical enternecedor tudo inspirando exatamente a presença das santidades.

Afinal de contas, para chegar aos céus, beirando a Divindade máxima teria que revelar virtudes incomuns.

E é Beatriz, aquela sua amada e guia, de pureza angelical que conhecera em criança e preservara aquela imagem, o conduzia aos vários céus:

“Beatriz, capaz de ler meus pensamentos tão bem quanto os mesmos os conhecia, disse-me: “Teu espírito se deixa perder em raciocínio errado, pois julga-te ainda na Terra. Assim, não vês o que poderias estar vendo. Compreende que nem o raio desce tão veloz para a Terra quanto estas subindo ao Céu”.

Tratando-se a obra de Alighieri de “comédia”, os santos que conheceu na sua subida aos vários estágios dos nove céus, não revelaram o erro da crença no geocentrismo, teoria de que a Terra era estática e todos os astros e o sol giravam em torno dela.

Beatriz:

“O movimento universal, que mantém a Terra imóvel e faz girar ao seu redor os demais astros, daqui se endereça ao Universo inteiro”.

A teoria do geocentrismo foi formulada por Ptolomeu. O matemático Copérnico deu forma à teoria do heliocentrismo em 1543 que explicava que a Terra e os demais astros giravam em torno do Sol estático – que seria o centro do universo.

Nem o Sol é estático e ele se constitui pequena estrela no universo.

No geral, nos encontros de Dante com os santos nos vários estágios celestiais, havia forte influência católica.

Se pensada a obra hoje, ela seria considerada “feminista” tal a influência espiritual de Beatriz sobre o narrador e mesmo nos vários céus.















O Paraíso de Dante é composto de vários céus.

O 1º Céu, a Lua

O primeiro Céu é aquele que se concentra na Lua, por ser o astro mais próximo da Terra. E o mais distante do Empíreo (Céu).

Então, diz o narrador:

“Não tive a partir de então mais dúvida de que qualquer das partes dos céus é o mesmo Paraíso, e que, contudo, a graça divina não reside por igual em todas aquelas partes.”

Nem o Céu, então, seria igual para todos.

Nesse 1° Céu encontra Picarda Donati que lhe diz que num meigo sorriso:
“Seguimos aqui as leis da caridade, que Deus implica à Sua corte”.

E diz mais Picarda que é uma alma bem-aventurada, “apenas espero nesta esfera que é de todas a mais lenta”.

E que,

“A sorte que nos coube, que parece inferior, devemo-la uns ao mau cumprimento dos votos religiosos, outros ao esquecimento total de tais votos.”

 O 2º Céu, Mercúrio

Nesse Céu, o narrador se depara com Justiniano que diz ter sido eleito Cesar por inspiração do Espírito Santo e que expurgara “as leis que tinham de injusto e excessivo”.

E ele diz que,

“Nesta pequena estrela, muitos espíritos justos se esforçaram bastante no mundo para nele deixar honra e fama marcantes.”

Há, ainda, os esclarecimentos de Beatriz às dúvidas de Dante sobre a crucificação de Cristo.

Diz ela entre muitas reflexões, “eis que mais generoso mostrou-se Deus utilizando Seu sangue para redimir o homem do que só meramente lhe perdoasse”.

A redenção do homem tem a ver com o pecado de Adão, referindo-se à natureza humana que expulsa do Paraíso por sua culpa “pois afastou-se do caminho da verdade e da vida.”

O 3º Céu, Vênus

Informa a introdução desse céu que nele se encontram almas que embora suscetíveis ao amor físico, “foram agraciados com a salvação”.

Um dos espíritos que se apresenta ao narrador respondendo uma dúvida diz,

“O Bem que alegra este reino a que acabas de subir – Deus – faz com que a Sua obra, nestes corpos celestes manifestada, tornem-se virtudes aptas a influenciarem os mundos inferiores”.

Diz, também, dos diferentes nascimentos e pessoas diferentes. Faz referência, entre outros a Esaú e Jacó irmãos consanguíneos tão diferente. Porque “os céus giram e enviam influxos aos mortais, sem cuidar de qual casa em que venha a baixar esta ou aquela essência”.

Em outro ponto, uma outra alma emitindo luzes, fulgor se justifica dizendo que o fato de terem amado quando na Terra, foram amores esquecidos, preenchidos pelo amor divino que lhes dispôs Deus.

E no final, referindo à “flor maldita” que seria a moeda florentina. Por ela os Evangelhos foram abandonados pelos papas e cardeais, que passaram a consultar e seguir a Decretais, conjunto de leis canônicas e jurídicas.

O 4º Céu, Sol

Neste Céu, pela influência do Sol, Dante destaca a radiante Beatriz que tornara-se resplandecente em altíssimo grau.

Ali aproximam-se almas diversas, inclusive de Salomão, irradiando altíssimo brilho, porque “tão alta foi sua mente, tão vasto e profundo o seu saber, “que certo quanto a verdade outro igual não se ergueu na Terra.”

Porém, Salomão mesmo não se manifesta.

Quem se aproxima é Santo Thomaz de Aquino que relata a Dante a história de São Francisco de Assis que “muito jovem entrou em conflito com o pai por amor daquela dama (a pobreza) à qual assim como a morte ninguém abre a porta com prazer.”

São Thomaz de Aquino também reflete sobre a sabedoria de Salomão: pedira ele a Deus essa sabedoria para discernir entre o que um rei digno deve praticar e o que não deve.

São Boaventura também se manifesta narrando a história de São Domingos. Servo de Cristo, que ama muitas vezes prostrado em terra desperto e silencioso, como a dizer: ‘Para isto fui destinado!”

O 5º Céu, Marte

Este é o céu do que lutaram em prol da Igreja.

Destaca-se a presença do trisavô de Dante que revela que lutara na guerra “contra o infiel que usurpa o vosso direito na Terra Santa, por culpa do pastor que a negligencia. Por aquela torpe gente fui tirado ao mundo, pelo martírio da morte subi ao Paraíso, encontrando a paz eterna”.

Cacciaguída, esse era o seu nome, informa ao narrador que o seu bisavô cumpria suas penas ainda no purgatório.

Estranha as mudanças nos costumes de Florença que “vivia em paz, casta, sóbria, cingida por antigos muros dentro dos quais fora erguido templo que mesmo hoje assinala a passagem das horas!"

Sobre Dante, vaticina que ele será exilado de Florença, sofrerá com essa ausência como já ouvira em sua passagem pelo inferno e purgatório.

Mas, diz o seu trisavô sobre seu exílio forçado de Florença por embates políticos:

“Porém, não deves invejar a teus conterrâneos, pois o teu renome há de ultrapassar em muito o tempo em que as perfídias daqueles receberão o merecido castigo”.

O 6º Céu, Júpiter

Nesse Céu habitam as almas dos príncipes bons. O símbolo da Justiça divina é a águia cujas asas são compostas por almas luminosas.

Um conceito importante transmitido pela águia se refere aos limites impostos aos extremos do mundo e nesse entendimento há coisas que são e que não são do “nosso conhecimento” e no Universos algo ao homem que permanece inexplicado, “pois não pode a vossa razão por sua natureza, entender Deus para além daquilo em que Ele próprio desejar”.

“Ó predestinação”. E vós mortais, hão de cuidar dos julgamentos, porque nem mesmo sabemos dos Seus eleitos.

A águia continuou:

“Jamais subiu a estes reinos quem não acreditasse em Cristo , nem antes nem depois que Ele fosse cravado ao lenho. Não obstante, há muitos que, embora bradando ‘Cristo! Cristo!’, quando levados a juízo serão mandados para lugares mais afastados do que muitos que não O conheciam”. 

O 7º Céu, Saturno

Nesse céu estão as almas que praticam a contemplação.

À medida que avançavam nas várias escalas o fulgor que Beatriz emitia em sua santidade poderia até mesmo causar males físicos no narrador, até mesmo se risse, “pois minha formosura conforme pudeste verificar, aumenta à medida que subimos os degraus dessa eterna escada.”

Dante dialoga com São Pedro Damião e aqui também há a preocupação com os mistérios da predestinação. Considera, pois, não ser possível entender na Terra aquilo que não se pode compreender nem no Céu”.

Disse ele que se dedicou ao serviço divino, alimentando-se parcamente e de azeite, suportando alegremente o verão e o inverno em contemplação.

Hoje, diz ele, os pastores modernos sempre precisam ter servos por perto para ajudá-los tão gordo ficam, para se manterem de pé.

São Benedito também se aproxima e na sua preleção também estranha os novos tempos em que suas regras monásticas, inúteis, jazem no papel.

“Tornaram-se espeluncas os muros que serviam de abadia, e o capuz monástico, transformou-se em saco para farinha de má qualidade”.

O 8º Céu, Estrelas fixas

Neste Céu, Dante pode ver o esplendor de Cristo, chamado de “a bela flor” (A Rosa mística): “Vi essa viva estrela, maior em grandeza e luzimento, que todos as outras supera, no Céu e na Terra”.

Responde o narrador a São Pedro sobre a fé, “que é a substância do que se espera e argumento que, mesmo sem prova, leva à convicção”.

São Tiago o interroga sobre a esperança. Respondeu Dante, o narrador: “A esperança é o aguardar sem nenhuma dúvida, a glória futura, por efeito da graça divina e do mérito precedente”.

De São João Evangelista, o que entendia Dante sobre a caridade: “... a divina essência da caridade é por tal modo avantajada que todo e qualquer bem porventura existente fora dela não será senão reflexo pálido de sua virtude”.

Por fim, São Pedro mostra sua indignação contra os desvios da temporal, aqueles que usam vestes de pastores, mas são lobos vorazes que ocupando os currais. E proclama o santo: “Ó cólera divina, por que não te fizeste sentir ainda?”.

O Céu - Empíreo

As descrições do Céu são de irradiação de luzes intensas de difícil fixação pelos olhos humanos.

Beatriz é substituída por São Bernardo como guia de Dante.

Há o enaltecimento de Maria como figura gloriosa no Céu.

Os anjos também habitam o Empíreo.

Autorizado a encarar Deus com seus olhos mortais, ele diz que viu “unido pelo amor em um ser único tudo quanto contém o Universo”.

“Na profunda e clara essência de Deus, três círculos surgiram, parecendo de três cores distintas, mas de uma só conformação”. (Refere-se ao Mistério da Unidade e da Trindade Divina).

(*) Resenhas:



Esta resenha e comentários foram atualizados e republicados conforme o livro de Dante Alighieri num único texto, a saber: Inferno, Purgatório, Paraiso.


sábado, 16 de junho de 2018

AGOSTO de Rubem Fonseca

LIVRO 45

Este livro inspirou série de TV.



Escrito numa linguagem direta, a obra adota linha com poucos desvios na narrativa, isto é, o Autor não deu espaço a descrições, por exemplo, de locais dos eventos, se havia sol ou não. os detalhes da beleza de uma árvore. Aquela intervenção meio poética encontrada na maioria das obras.

Assim, a narrativa avança com facilidade mesclando ficção e realidade.

A ficção se refere às ações policiais, destacando-se os atos do comissário incorruptível Alberto Mattos que começa a investigar o assassinato brutal do empresário Paulo Machado Aguiar Gomes, cuja esposa apaixonara-se pelo empresário Pedro Lomagno.

Mattos tinha uma avançada úlcera estomacal com risco de agravamento pela eclosão de hemorragia. Sofria muito com a doença.

Lomagno era casado com antiga namorada do comissário, Alice, que o abandona passando a viver nos últimos tempos no apartamento de Alberto Mattos.

Mas, este, tinha Salete que o amava, mas sustentada por outro personagem. Com o tempo, Mattos começou a reconhecer que também gostava dela e a preferia e não Alice, que tinha alguns distúrbios mentais.

As pesquisas criminológicas concluíram que o assassino do empresário Aguiar Gomes seria um homem negro.

No começo o comissário pensou que o assassino fosse o guarda-costas de Getúlio Vargas, Gregório Fortunato (personagem real, histórico para dar mais autenticidade à ficção) mas depois percebeu o engano.

Alberto Mattos, considerando as condições precárias das celas em sua delegacia, libertava no seu turno os presos recolhidos no turno anterior.

Essas celas ficaram de tal modo lotadas, muito além de sua capacidade até que, num certo dia, já decidido a deixar de ser policial para voltar a advogar, libertou todos, mesmo os já condenados.

É que as celas exalavam odor insuportável, mistura de suor, hálito e sujeira das celas.

Pelo modo como agia em suas investigações, indispôs-se com um banqueiro do jogo do bicho que, não aceitando a humilhação que a ele impusera o policial, contratou pistoleiro para assassiná-lo.

Voltou atrás por pressão de outros banqueiros do bicho, mas não conseguiu encontrar o pistoleiro.

Este chega ao apartamento do policial, mas é detido por ele e preso.

Depois, o pistoleiro seria assassinado por outro policial que não deixou vestígios do crime, somente a desconfiança de Mattos.

Mattos, na continuidade de suas investigações chegou ao senador Freitas, um homossexual exacerbado que poderia ser o mandante do crime do empresário Aguiar Gomes. Havia negociatas envolvendo o senador que o empresário sabia. Sabia demais.

Clemente, secretário do senador contrata um pistoleiro para “liquidar” o comissário.

Já não mais policial após libertar todos os presos, com o agravamento de sua úlcera, chamara Salete para levá-lo ao hospital. Nesses preparativos, batidas na porta do apartamento. Salete abre a porta e se depara com um homem negro, forte. 

Era o pistoleiro.

Antes que agisse, Mattos lhe entrega um anel com a letra F que retivera quando estivera na cena do crime do empresário Aguiar Gomes.

O pistoleiro Chicão reconhece como seu o anel de ouro e volta a colocar no dedo.

Não poupa nem o comissário e nem Salete, assassinando os dois.

Na ficção há muitos outros personagens e episódios interessantes. A leitura fácil, com capítulos bem divididos entre a ficção e a realidade, incentivam conhecer o desfecho da trama.

No trato da parte histórica, o agosto de 1954 ficou marcado pelo suicídio de Getúlio Vargas.

A origem do agravamento da crise política se dera com o atentado a Carlos Lacerda na rua Tonelero no dia 5 que recebeu um tiro no pé mas um outro fora fatal, atingindo o major-aviador Rubens Florentino Vaz. O militar fazia a segurança de Lacerda.

Lacerda, opositor ferrenho de Getúlio, pelo seu jornal, demolidor nos seus discursos não poderia continuar vivendo e criticando o presidente como fazia.

Com o atentando que resultou na morte de um militar as Forças Armadas que se mantinham acompanhando os eventos políticos, garantindo a ordem constitucional, assumiram o inquérito juntamente com a polícia.

Tudo levava a crer que o atentado partira do Catete, por ordem de Getúlio. Falava-se de um “mar de lama” no palácio.

Mas, as investigações levaram aos culpados. O plano fora estabelecido por Gregório Fortunato, fidelíssimo chefe da segurança de Getúlio que contratou alguns capengas. O 'pistoleiro', um marceneiro desempregado Alcino João Nascimento que disparou os tiros. O major Vaz foi alvejado porque avançara contra o pistoleiro, segurando a arma. E nessa ação, foi atingido por dois tivos. Envolvido, também, diretamente no atentado, um certo Climério de Almeida membro da guarda de segurança de Getúlio.

Todos foram presos e condenados.

Nesse meio tempo, porém, os militares às vezes um pouco indeciso resolveram que Getúlio deveria renunciar.

A solução fora o afastamento temporário de Getúlio, assumindo o vice Café Filho. Mas, se sabia que esse afastamento, na realidade, significava a deposição do presidente.

Getúlio dizia que só sairiam do Catete morto.

No dia 10 com um tiro no peito, praticou o suicídio.

Houve distúrbios populares, jornais depredados, vandalismos, a ação policial severa no Rio de Janeiro.

O Autor, no relato desses episódios, insere detalhes pouco explorados, como discursos a favor e contra Getúlio, tornando a leitura atraente. Afinal, aqueles episódios dos primeiros 15 dias de agosto de 1954 seriam peça de ficção bem engendrada, não fossem reais.


segunda-feira, 4 de junho de 2018

MOBY DICK de Herman Melville

Livro 44


Talvez nem sempre seja bom a releitura de livro de mais de 500 páginas como é o Moby Dick. Na edição que reli, a fonte é minúscula, gerando o desconforto de maior atenção ao texto e, assim sendo, o aumento do tédio em paginas e páginas que enfeitam a obra consagrada mas que não tem significado relevante ao enredo da história. Explico: há descrições de operações e trabalhos a bordo que são incompreensíveis. Não? Descreva como se dá um nó numa gravata... sem a gravata...


















O livro emblemático de Herman Melville foi escrito em 1850. Teria sido inspirado em afundamento verdadeiro do navio Essex por uma baleia, em 1820.

O Autor trata da matança sistemática naqueles idos do final do século 19 e começo do século 20 de um ponto de vista “profissional” embora fossem os baleeiros chamados de carniceiros:

“Mas”, disse o Autor, “não obstante o mundo nos despreze a nós, caçadores de baleia, ele nos presta involuntariamente a maior homenagem: sim, uma adoração exagerada!, pois quase todos os círios, lamparinas e velas que ardem em volta do mundo ardem, como diante de tantos relicários, para nossa glória.”

Pois o óleo obtido de cada um desses animais do mar, em grande quantidade, impropriamente chamado de “espermacete” servia principalmente para iluminação, entre lamparinas e velas.

A descrição dos métodos de abate daqueles “peixes” que e o Autor chama de Leviatãs – nome dado a peixe mitológico feroz citado na Bíblia em Jó 41 -, é de emocionar de tão cruel que é.

Mas, o Autor, em muitos momentos se resigna, como neste trecho:

“Sem dúvida o homem que matou pela primeira vez um boi foi tido como assassino; talvez tenha sido enforcado; se houvesse sido julgado por bois, sem dúvida teria sofrido essa pena, por certo merecida, se qualquer assassino a merece. Ide ao mercado de carne num sábado à noite e vede as chusmas de bípedes vivos olhando as longas fileiras de quadrúpedes mortos. Tal espetáculo não acorda o canibal? Canibal? Quem não é canibal? Digo-vos que será mais tolerável o Dia do Juízo para o fidjiano (selvagens das Ilhas Fiji) que salgou um missionário magro na despensa, para prevenir-se da fome à vista, do que para ti, meu civilizado e esclarecido guloso, que prendes os gansos ao chão e regalas-te com seus fígados inchados em teu paté de foie gras”.

O Autor descreve cada tipo da "família" das baleias.

Faz, também, verdadeira dissecação do cachalote descrevendo a sua cabeça quando decepada, os olhos, a cauda, o esqueleto...

Então, desde o embarque de Ismael e seu amigo íntimo, o “canibal” Quiqueg, exímio arpoeiro, no navio Pequod o desfecho da história se dá a partir da pagina 500.

Moby Dick é o nome dado a um cachalote branco (seria albino?) muito grande que atacava baleeiras que o agrediam com arpões na tentativa de matá-lo para as vanglórias da vitória e obter o óleo precioso.

Os heróis da história são Ismael seu narrador, Quiqueg seu amigo íntimo, o capitão Acab - em busca de vingança porque o grande cachalote branco numa reação a ataque sofrido no passado, decepara sua perna – os imediatos Starbuck, Stubb e Flask.

Um episódio interessante do livro: Moby Dick fora, também, causa da perda de um braço do capitão do navio inglês "Samuel Enderby". Há o encontro desse navio com o Pequod e o capitão Acab se excita ao saber que Moby Dick continuava reinando nos mares.

O capitão Acab, mesmo nos desabafos ao imediato Starbuck reconhecia que sua vida se perdia num navio – as viagens de caça à baleia duravam três, quatro anos – situação piorada pelo seu espírito de vingança contra a grande baleia branca, o seu desejo de matá-la.

Starbuck apelava para que Acab abandonasse esse sentimento ruim e voltassem todos para casa felizes, no caso a cidade de Nantucket.

Num certo momento o cachalote branco reaparece.

E, então, começa a batalha.















Os arpões vão sendo atirados, atingindo o corpo da baleia que sangra – “...a baleia tem, como o homem, pulmões e sangue quente”. Ela reage, e vira os barcos que a atacam, destruindo-os e atingindo mortalmente alguns dos seus agressores.

Mesmo assim, continuamente ferido, o grande cachalote branco ataca o próprio Pequod que tomba de modo violento e afunda rapidamente.
Do naufrágio, só sobrevive o narrador Ismael que abraça um ataúde – construído para Quiqueg que esteve a beira da morte, doente – transformado em salva-vidas improvisado.

Na última página do livro, que trata do “Autor e sua obra”, tem esta ‘preciosidade’: “Poucos foram capazes de entender a riqueza do seu conteúdo (a busca da perfeição humana, o eterno embate do bem contra o mal, este simbolizado na monstruosa baleia branca.)”

Está claro que o autor dessas linhas fez a baleia o Moby Dick “eterno mal” mesmo sendo atacada sem dó, até por vingança, ódio, como descreve o livro.

Ora, o narrador se reconhece “carniceiro” embora ofereça com o óleo da baleia para velas e lamparinas...


E no evento morte após inúmeros ferimentos de arpões a tragédia relatada  no livro, afetando seus momentos de vida e paz:


“Como quando o cachalote ferido, que desenrolou da tina centenas de braças de arpoeira, depois de um profundo mergulho flutua de novo e mostra a corda frouxa e torcida erguendo-se a boiar e espiralando-se rumo á tona, assim Starbuck viu longos rolos do cordão umbilical de Madame Leviatã, com o qual o filhotinho ainda parecia amarrado à mãe. Não raro, nas rápidas vicissitudes da caça, esse cordão natural, com a extremidade materna solta, enrola-se na arpoeira de cânhamo, de modo que o filhote é assim capturado.”
(...)
No que se refere às tetas na fase da amamentação, “preciosas numa fêmea que aleite, são cortadas pela lança do caçador, o sangue e o leite que correm da mãe mancham à porfia o mar, por quinas de metros. O leite é muito doce e forte, tem sido provado pelo homem, iria bem com morangos.” 


Mas, não parece correta essa interpretação. 

Talvez porque Melville chamasse as baleias de “Leviatã” que na Bíblia seria um monstro de cujo “nariz procede fumo, como duma panela fervente, ou duma grande caldeira”.  O seu hálito faria acender os carvões e da sua boca sai chama.” (Jó 41.20-21).

É demais para uma linda baleia fazendo malabarismo com seus chafarizes e sons de pacificação em alto mar.

sábado, 28 de abril de 2018

AS CIÊNCIAS SECRETAS DE HITLER de Nigel Pennick

Livro 43














Não se trata de um livro comentado ou referência para explicar o nazismo do ponto de vista das “ciências secretas.”

Concentra, porém, muitas informações sobre as práticas ocultistas e crenças ditas místicas adotadas pelo nazismo, tendo como principal adepto Heinrich Himmler, destacado comandante nazista.

Com a SS (“Tropa de Proteção”) que comandou, caminhou por campos considerados sagrados, mas não do ponto de vista religioso, mas pagão.

Por exemplo, a ruinas de Stonehenge, um monumento megalítico misterioso, pré-histórico, situado nas proximidades de Londres se alinharia em linha reta com outros monumentos e templos considerados “sagrados”. 

Seriam as linhas geomânticas. E a crença nas forças telúricas.

Então Himmeler tomou posse do castelo de Wewelsburg e ali praticava rituais de espirituais, de magia negra  e na Catedral de Quedlinburg “até a queda do Terceiro Reich”, ele “ia todos os anos, à meia-noite, até aquela cripta (que fizera construir) para meditar silenciosamente em comunhão com o antigo monarca saxão” no caso Henrique, o Passarinheiro que “reconstruíra a Alemanha” sem faltar homenagens à esposa até mesmo à esposa dele, a rainha Mathilde. Fora esse monarca, segundo Himmler, o fundador do Primeiro Reich, havia 1000 anos antes.

No que se refere às referências ocultistas, tudo que se coadunasse com a "raça superior", ariana, era aproveitado.

Então, havia referências desde os ensinamentos de Helena Blavatsky, fundadora da Sociedade Teosófica e mesmo de Aleister Crowley. Este último, aspecto não explanado pelo autor, é considerado um ocultista da magia negra. Há uma lenda que numa de suas cerimônias ocultistas (atrair seu anjo da guarda), teria atraído espíritos malignos que influenciariam o que de pior houve na vida da Terra.

Libertino, ele dizia: "faça o que quiser".

Muitos desses místicos se instruíram em conventos tibetanos que no passado praticavam um tipo de magia branca ou negra considerada inimaginável. Sobre o Tibete, indico Mistérios e Magias do Tibete” a resenha nº 10 desta série.

Quanto à inquestionável presença de Hitler à pergunta dos motivos da crença na Alemanha e no Führer: “Porque acreditamos em Deus, acreditamos na Alemanha que ele criou neste mundo e no Führer, Adolf Hitler que por Ele nos enviou”.

E ele, como agia com os poderes mágicos?

O exército alemão, num erro metereológico fatal, invadiu a Rússia com roupas absolutamente incompatíveis com o frio intenso naqueles dias de inverno rigoroso, não previsto. Quando informado que seus soldados morriam de frio dissera simplesmente "quanto ao frio, eu cuido disso".

Pensava que aqueles supostos "poderes mágicos" pudessem alterar o clima. 

Começou aí a perder a guerra de modo irreversível.


Muitos desses estudos ocultistas "saíram de moda" perderam adeptos nestes tempos de comunicação instantânea. Nas antigas catedrais da idade média havia os mistérios de figuras nelas inseridas, uma forma de transmitir mensagens ocultas...



A origem da suástica remonta a um passado remoto. Desde esses tempos remotos era um símbolo de “boa fortuna” ou “tudo está bem”.

Era um símbolo sagrado do Oriente. "Nos templos tibetanos é comum encontrarmos esse símbolo gravado nos portais ou nas pedras da maioria dos mosteiros".

O que o nazismo fez foi tomar a figura da suástica positiva mas a inclinou 45 graus, "tornando-a um símbolo maléfico" (*) 

Proviria de uma cruz cujos braços foram esticados e retorcidos, aparecendo a suástica, que simbolizaria, segundo um estudioso do símbolo, os “quatro grandes construtores do universo”.

E a origem da raça ariana?


Uma versão aceita é aquela em que seus ascendentes seriam sobreviventes da destruída Atlântica que rumaram para as terras da Índia e lá, instituíram as castas na sociedade reconstruída. Depois teriam se deslocado para o Irã.


Não é essa a única versão.

Com a divisão de castas da sociedade indu teria gerado o sentido da raça superior dos nazistas e, nesse caso, os judeus seriam a raça inferior a ser exterminada.

Para esse objetivo devidamente assumido, os vencedores da concorrência apresentaram “um crematório de alta capacidade que poderia queimar 2000 corpos a cada 12 horas". Usava, como combustível gordura humana.

E havia outras fórmulas de extermínio, como as câmaras de gás. E a barbárie institucionalizada.

Para reunir a herança ancestral alemã, havia a organização Deutsche Ahnenerbe que tinha por objetivo como explica o livro:
Investigar a extensão territorial e espiritual da raça nórdica indo-germânica; estudos das tradições populares alemãs e contar com os denominados "amigos do povo" para auxiliar nesse trabalho.

Mas, nem tudo se resumia a essas tradições. Pois foi dirigido à organização, o pedido de crânios humanos - dos judeus é claro - para os devidos estudos. Para isso, a SS poderia remediar essa carência capturando judeus. "Um médico removeria então a cabeço do corpo, despachando-a, numa lata especialmente desenhada para tal, à Universidade de Estraburgo". 
 As latas logo começaram a chegar...

Para garantia da raça pura a SS entendia que em cemitérios selecionados havia a concentração de espíritos dos mortos ali sepultados. A revista da SS encorajava os seus membros a “procriar reencarnações de antigos heróis germanos através de relações sexuais” nesses antigos cemitérios alemães.  

Mas, a SS de Himmeler para alcançar seus ideais de raça pura, aceitou em seus quadros indivíduos não necessariamente nazistas assumidos, incluindo representantes de países derrotadas pelas forças de Hitler. O que estava reservado a esses "estranhos" quando o 3º Reich se consolidasse?

 O texto do livro é denso o que não prejudica o seu conteúdo que é extenso, mas senti um certo superficialismo. 



 (*) "Mistérios e Magias do Tibet" de Chiang Sing.


quinta-feira, 5 de abril de 2018

OTELO, O MOURO DE VENEZA de William Shakespeare

Livro 42

O que mais dizer dessa tragédia humana de Shakespeare tantas e tantas vezes encenadas nos teatros do mundo. No cinema entre outros fico com a versão de Orson Welles, diretor e ator naquele preto e branco sombrio, de 1952.

















A peça foi escrita lá pelos começos dos anos 1600.

A versão que tenho em mãos é de 1956 (2ª edição) e foi traduzida por Onestaldo de Pennafort a pedido da companhia teatral Tonia-Celli-Altran que a encenou a partir de março daquele ano, no Rio de Janeiro.

Há algo que não poderia deixar de mencionar sejam as observações ditas preconceituosas. Corro o risco.

Otelo era negro, mas segundo o Doge (líder da república veneziana então), ao se dirigir ao pai desesperado de Desdêmona que fugira para se casar com o Mouro:

- Se o emblema da virtude é a alvura, eu asseguro, senhor, que o vosso genro é mais branco que escuro.

Quando já envenenado pela falsa traição de Desdêmona, Otelo chega a admitir que a esposa poderia voar ao sabor da aventura, “em busca de outros céus... Talvez por eu ser negro”. 

Ninguém nunca disse que eu saiba, até porque não creio que houvesse racismo nos anos 1.600, mas nada impede que da peça Shakespeariana extraia da afirmação “por eu ser negro” a causa dos ciúmes cego do Mouro.

Esse timbre, o da cor negra de Otelo se repetirá no decorrer da obra universal de Shakespeare.

De Emília, já no fim da tragédia: “Ela (Desdêmona) era um anjo tão certo como sois um diabo negro!”

Iago, o vilão, o falso, odiava Otelo porque fora preterido na ascensão para seu “Lugar-tenente” que preferira o Mouro Miguel Cassio.

E também: ”O Mouro eu o detesto. É voz corrente por aí que ele fez as minhas vezes dentro dos meus lençóis. Se é verdade não sei.”

Rodrigo, rico veneziano, tinha desejos sexuais ao pensar em Desdêmona sendo influenciado no pior dos atos por Iago.

Ambos alertam o pai de Desdêmona, Brabâncio, de que fora ela desonrado pelo Mouro de Veneza e vivia em sua alcova.

Desesperado, Brabâncio avança contra o Otelo e então descobre que sua filha com ele se casara, o amava muito, encantada com as aventuras que dele ouvira em suas batalhas e sendo mesmo submetido à escravidão.

Otelo correspondia ao amor de Desdêmona.

Brabâncio, surpreso, aceita o casamento de sua filha do modo como se deu, porque fugira do refúgio do pai mas observa:

- Abre teus olhos Mouro, e sê bem cauteloso: se ela enganou o pai, pode enganar o esposo.

Iago ajeita um entrevero noturno entre Rodrigo e Cassio, após fazer com que ele bebesse mais vinho do que o normal. Nesse entrevero sem pedir se envolve Montano que sai ferido.

Otelo que governava Chipre pelas suas vitórias, destitui Cassio de suas funções de Lugar – tenente.

Desdêmona tinha um carinho especial por Cássio, aquela amizade “que Deus permite” porque em nada afetava sua fidelidade ao Mouro, insiste que o marido o reintegre ao posto.

Começa aí as intrigas de Iago, muito querido pelo Mouro que acreditava nele. Nesse processo lento vai despertando a dúvida da fidelidade de Desdêmona que teria Cássio como amante.

Começam as "lições" de falsidade, desonestidade e, no tocante ao Mouro, a revelação de sua fraqueza interior! 

Num dado momento, Desdêmona perde o lenço, primeiro presente de Otelo considerado por ele muito precioso.

Emília, acha o lenço e pretende copiá-lo por causa de sua beleza. Mas, Iago a obriga a o entregar para em seguida deixá-lo nos aposentos de Cássio.

Os ciúmes de Otelo chegam ao extremo. Ele agride a esposa causando espanto a todos porque sempre demonstrara serenidade mesmo nos momentos mais críticos.

E Iago continua a infernizar a mente do Mouro a ponto de decidir estrangular a esposa.

E assim faz, sendo ofendido por Emília, aia de Desdêmona, que revelara todas as mentiras de Iago. Revelou que achara o lenço e que Iago dela o subtraíra para engendrar seu plano de falsidades.

Iago a esfaqueia. Antes de morrer Emília grita:

“- Ela era casta, Mouro! E te amava, cruel. Não quero ir para o Céu, se não falo a verdade. Por falar a verdade estou morrendo...”

Acuado em seus aposentos, já destituído de sua autoridade, Otelo se esfaqueia:

- Dei-te um beijo ao matar-te e ora desejo, ao me matar, morrer dando-lhe um beijo.
(Cai sobre o corpo de Desdêmona e morre).



Iago por seus crimes seria submetido aos mais duros castigos, espécie de tortura, "que seja a mais cruel".